Acesse os artigos apresentados pelo seu dispositivo favorito.

Artigos ENANGRAD JÚNIOR

Tenha acesso a todos os artigos apresentados no evento


Administração Pública, Governo e Terceiro Setor



COMPORTAMENTO PREVIDENCIÁRIO DOS EMPRESARIADO VIÇOSENSE SEGUNDO SEUS CONTADORES

Resumo:
O objetivo deste estudo é conhecer e descrever o comportamento previdenciário dos empresários a partir dos contadores de Viçosa, identificando categorias que envolvem investimentos futuros, especialmente a previdência social. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, sendo a analise de dados realizada por meio de análise de conteúdo categorial com grade aberta. Os resultados mostram que os empresários apresentam certas preocupações com a permanência dos negócios no mercado e os maiores investimentos são em imóveis, o que caracteriza o efeito manada. A previdência social se torna prioridade quando o empresário começa a atingir uma maior idade e se aproxima da aposentadoria.

Autores:
Maysa alves correa silva - Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor Orientador:
Bruno Tavares

Clique para ler o PDF
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: O PAPEL DO ADMINISTRADOR NAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAL

Resumo:
Este artigo buscou responder a questão: Qual papel do administrador em uma ONG e OSCIP, como apresentar uma boa gestão diante das mudanças no perfil administrativo nas organizações não governamentais? As organizações precisam de gestão eficiente e administração de recursos financeiros a fim de atingir a qualidade e confiabilidade nos serviços prestados, para tanto o administrador precisa ter conhecimento, habilidade e aptidão – CHA, ter perfil inovador para solucionar os problemas que possam surgir. Para fundamentar e responder a problemática, a pesquisa foi realizada devido levantamento bibliográfico com os autores: Cabral (2007), Chiavenato (2003), Chiavenato (2004), Gonçalves (1996), Oliveira (2015), Resende (2008) e Tenório (2009) . Esses autores apresentam a importância das organizações, bem como a Administração de seus recursos e prática de Gestão. Como também as exigências legais para qualificação, crescimento e benefícios para sociedade. O estudo também contou com pesquisas científicas baseadas também nos autores: Barbosa (2003), Ferrarezi (2002), Franco (2000), Rocha (2003), Vargas (2014), Veiga (2015) e Visconti (2000). Apontaram índices de crescimento e perspectiva de mercado nas atividades que envolvem os serviços prestados pelos órgãos não Governamentais. O objetivo foi apresentar os desafios enfrentados pelas ONGs, para manter-se em atividade e como o administrador poderá atuar em uma gestão com perfil diferenciado. O resultado indica que as ONGs vêm crescendo e ganhando seu espaço, mas para isso é necessário que haja maior fiscalização, cumprimento de normas e gestão adequada.

Autores:
Domenica araujo ramos - CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO - UNIFAI

Professor Orientador:
Edineide Maria de Oliveira

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DAS POLITICAS PUBLICAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, NO ESTUDO O MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER/SC

Resumo:
Diante da visível potencialidade de desenvolvimento que pode alcançada através do turismo para crescimento de regiões, esse estudo usou como objeto de análise o município de Lauro Müller, que faz divisa com as cidades de Bom Jardim da Serra, Treviso, Urussanga e Orleans, cortada pela rodovia SC- 390 e costeada pela Serra do Rio do Rastro. Assim o estudo objetivou identificar as ações desenvolvidas pelas políticas públicas no município em prol do desenvolvimento do turismo. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. Predominantemente qualitativa. A pesquisa foi realiza através de entrevista estrutura com nove instituições ligadas ao turismo da cidade de Lauro Muller/SC. Os resultados apontaram que para as instituições a cidade possui boa perspectiva quanto ao desenvolvimento turístico, mas não veem apoio público e comunicação entre o setor público e privado. Algumas destas instituições estão iniciando suas atividades, outras tem ações isoladas, que contribuem para o desenvolvimento turístico da cidade. E tem uma perspectiva positiva quanto ao futuro do turismo, mas estão conscientes qual algumas medidas devem ser imediatas.

Autores:
Leandro stangherlin - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professor Orientador:
Izabel Souza

Clique para ler o PDF
DIAGNÓSTICO DOS HOMICÍDIOS EM VIÇOSA-MG

Resumo:
Resumo: Objetivou-se descrever e analisar os homicídios ocorridos em Viçosa-MG entre os anos 2000 à 2015, buscando compreender quais são os fatores da criminalidade elencados por Soares (2008) e Procópio (2014) que estão correlacionados ao aumento dessa violência no município. Empregou-se a abordagem quantitativa, estatística descritiva e pesquisa bibliográfica. Constatou-se uma correlação entre as variáveis selecionadas; o número de trabalhadores no setor formal foi crescente no período e demonstrou correlação positiva com a criminalidade homicida. Assim, apesar de significante do ponto de vista estatístico, as variáveis aliadas as taxas de assassinatos não mostraram-se relevantes, pois apresentaram números ainda inferiores a valores considerados importantes. Palavras-chave: Homicídios. Criminalidade. Economia.

Autores:
Evandro batista siqueira - Universidade Federal de Viçosa
Rodolfo silveira vilela nunes - Universidade Federal de Viçosa

Professor Orientador:
Kamila Gabriela Jacob

Clique para ler o PDF
ELEMENTOS DE ACCOUNTABILITY NAS LEIS MUNICIPAIS QUE REGEM OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS

Resumo:
A partir da Constituição de 1988 a previdência passou a ser separada em dois regimes: Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), destinado aos servidores públicos de cargo efetivo, e o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), direcionado aos trabalhadores do setor privado. Cada município passou a poder instituir seu próprio RPPS, adotando legislação própria. Visando o controle da gestão dos governantes, foi intuído valores como transparência, responsabilização e prestação de contas, princípios básicos da accountability. Desde então, 212 municípios mineiros já adotaram o RPPS, 32 destes localizados na Zona da Mata, foco desta pesquisa, abrangendo aproximadamente 228.341 pessoas. Diante disto, o objetivo desse trabalho foi identificar elementos que compõem a accountability (informação transparente, participação, controle e sanção) nas leis municipais que regem os RPPS. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e documental, tendo a análise de conteúdo como método para análise. Após o processamento dos dados, foi identificado que, na maioria das vezes, o elemento “Participação Social” estava relacionado ao Conselho Municipal de Previdência, mas não havendo participação aberta a todos os membros da sociedade, limitando a ação da accountability societal e vertical, principalmente no que tange ao elemento “Sanção”. A baixa accountability societal e vertical, aliada a alta accountability horizontal, por conta da grande quantidade de transferência ativa de informações na relação horizontal estado-estado, a partir dos elementos “Informação Transparente” e “Controle”, demonstraram que a sociedade é praticamente desconsiderada nas legislações, justamente por estas não serem elaboradas e votadas pela sociedade, mas sim, pelos seus representantes indiretos.

Autores:
João victor de almeida silva - Universidade Federal de Viçosa

Professor Orientador:
Thiago de Melo da Costa Teixeira

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DA GESTÃO DE INDICADORES DE SATISFAÇÃO EM UMA CONCESSÃO AEROPORTUÁRIA: O AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS

Resumo:
A preocupação em se obter respostas quanto à aplicação do modelo de concessões no setor aeroportuário, como forma de prestar um melhor serviço público é marcada por dúvidas sobre seus resultados. Assim, visando obter respostas sobre como o modelo de PPP contribui para a evolução dos índices de satisfação dos passageiros em um aeroporto brasileiro de grande porte, buscou-se analisar os resultados obtidos nas pesquisas permanentes trimestrais de satisfação de usuários, sendo escolhido o Aeroporto Internacional de Guarulhos como objeto de pesquisa. Tal opção decorre de ter sido essa uma das primeiras estruturas aeroportuárias nacionais a adotar o modelo de PPP, além de ser o maior aeroporto do país. Metodologicamente, a análise incluiu as pesquisas oficiais relativas ao aeroporto de Guarulhos, compreendendo o período de 2013-2017. Como principais achados, identificaram-se como pontos de evolução positivos aqueles relativos ao tempo de espera em check-in, bem como em relação à emigração e a imigração; enquanto pontos insatisfatórios destacaram-se o valor pago nas instalações de alimentação e nos estacionamentos. Enquanto limitações do estudo aponta-se que o mesmo explorou a realidade de um único aeroporto, a partir de dados secundários; tais limitações podem ser superadas com estudos futuros que explorem a visão de usuários e gestores, neste e em outros aeroportos brasileiros.

Autores:
Dennis willan lima de oliveira - UFBA

Professor Orientador:
Denise Ribeiro de Almeida

Clique para ler o PDF
LIMITES E POSSIBILIDADES DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL: O CASO DAS ENTIDADES DE TERCEIRO SETOR DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA

Resumo:
O capitalismo não gerou as mesmas oportunidades para todos: encontrar meios para manutenção da renda do trabalhador e melhoria na sua capacidade de vida é um desafio para todos os governos e sociedade em geral. Com a descentralização do Estado, cada vez mais as entidades do terceiro setor passaram a ser peça chave para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas. Contudo, com o comprometimento cada vez maior do Orçamento Público, é de suma importância que as entidades consigam mecanismos inovadores que promovam seu profissionalismo e sua sustentabilidade financeira. Entre as alternativas possíveis, temos o “Empreendedorismo Social, que em suma, visa adequar procedimentos e ideias do empreendedorismo privado, ligado ao mundo dos negócios, agora aplicado às entidades sociais. Através de pesquisa de campo junto as entidades sociais que recebem recursos públicos do município de Bragança Paulista, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar os desafios e potencialidades das práticas do empreendedorismo social nas entidades sociais no município de Bragança Paulista – SP. Observa-se a dificuldade em manter financeiramente as entidades, com alta dependência de recursos proveniente do Poder Público, devido principalmente aos altos custos, além da dificuldade em remunerar profissionais como outras pessoas jurídicas. Apesar das dificuldades, as entidades estão conseguindo se manter ativas e realizando um trabalho de qualidade para a sociedade bragantina. Palavras-chave: políticas públicas; empreendedorismo; terceiro setor.

Autores:
Sara lustosa abrahão leiria - Universidade São Francisco

Professor Orientador:
TADEU VAZ PINTO PEREIRA

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS POR ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO CONTEXTO DAS CIDADES INTELIGENTES

Resumo:
O crescimento das cidades têm sido a tônica em trabalhos acadêmicos acerca da gestão pública, onde se argumenta, tendo o embasamento no conceito de smart cities, a respeito de uma relação positiva entre o crescimento das cidades e o aumento na complexidade e desafios de gestão para autoridades governamentais, inclusive no campo da segurança pública, que é o lócus teórico macro deste trabalho. Este trabalho tem por questão de pesquisa entender como se caracterizam as publicações dos órgãos de segurança pública em redes sociais e como os cidadãos interagem mediante tais publicações. Define-se por objetivo a análise da publicação de informações nas redes sociais por órgãos de segurança pública no contexto das cidades inteligentes. Delimita-se como objeto de análise o 3º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (3ºBPM) e suas postagens em sua página no Facebook. É ainda analisada a interação dos cidadãos com o 3ºBPM por intermédio destas postagens. Para tanto, é feito o uso da técnica de Open Coding de Strauss e Corbin (2002) tanto para a realização da coleta de dados como para a análise de dados donde emergiram categorias formais e materiais. Foi descoberto que o conteúdo mais publicado foi ocorrências policiais, todavia foi o que gerou em média o menor engajamento, tendo como contrapartida publicações da categoria “serviços à população” que geraram o maior engajamento. Os resultados também mostraram que o 3ºBPM segue a maior parte das diretrizes de uso de redes sociais, preconizadas pela literatura, devendo atentar, contudo para interações diretas com o público.

Autores:
Arthur facin de bortoli - UTFPR

Professor Orientador:
Gilson Ditzel Santos

Clique para ler o PDF
LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)

Resumo:
O conceito de liderança pública levanta muitas questões teóricas, incluindo a diferença de liderança em todos os setores; o perene debate público/privado; o questionamento de como a liderança opera em diferentes níveis de hierarquias administrativas; e os valores apropriados que devem ser incorporados pelos líderes públicos e pela liderança em contextos de jurisdição cruzada. Neste contexto, este artigo, fruto de um trabalho de conclusão de curso, estudou o perfil de lideranças em instituições públicas, tendo a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, como pano de fundo para a realização do estudo. O objetivo foi identificar as características, as motivações e as dinâmicas da atuação do líder e dos liderados, ponderando aspectos normativos e culturais do contexto da liderança. Por meio de pesquisa qualitativa, delineada pelo estudo de caso único, e usando pesquisa documental e entrevistas, observou-se que os gestores públicos, principalmente àqueles que estão em posição de liderança, são demandados a executar ações e posturas capazes de costurar adaptação, adequação e inovação no desenvolvimento de suas funções. Constatou-se ainda, que os cargos de liderança, em sua maior, não são atrativos; ora por não agregar vantagem financeira, ora por ser visto culturalmente como uma “obrigação” imposta pelo sistema de rodízio para os cargos de liderança departamental

Autores:
Regilene vieira inácio - Universidade de Araraquara

Professor Orientador:
Ricardo Augusto Bonotto Barboza

Clique para ler o PDF
O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO DA OBRA DO CORREDOR LESTE-OESTE

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar se a gestão dos projetos de mobilidade urbana está em conformidade com as diretrizes de planejamento e execução de projetos. Com base nessa proposta, realizou-se uma pesquisa teórica com análise bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e consultores da área. Através da pesquisa foi possível compreender os fatores que influenciam na execução de projetos e analisar as particularidades da administração pública. Em síntese, esta pesquisa relata que o setor público tem se esforçado para implementar um gerenciamento de projetos eficiente, porém ainda existem falhas que precisam ser trabalhadas para se obter um resultado condizente com seu planejamento.

Autores:
Diana azevedo - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII
Gisele de andrade pereira - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII
Jaqueline da luz souza - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII
Luciene chaves de oliveira silva - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII

Professor Orientador:
MARCELO LOYOLA FRAGA

Clique para ler o PDF
VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM BANCO DE ALIMENTOS EM UM LAR DE IDOSOS NO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS.

Resumo:
Em todos os Setores da economia, existe a constante preocupação de reduzir custos e de se fazer investimentos de maneira correta, de modo a não perder recursos. Este artigo tem o objetivo de identificar os investimentos necessários, os custos e a economia gerada na instituição de longa permanência para idosos caso seja implantado o Banco de Alimentos, ou seja, se tal investimento é viável. A pesquisa pode ser classificada como exploratória de natureza quantitativa. Os dados foram levantados através de entrevistas a três varejistas de Horti-Fruti da cidade, de visitas in loco na instituição, e foram analisados de forma quantitativa. O resultado do estudo mostra através das ferramentas de análise VPL; Payback descontado e TIR que mesmo sem parcerias, o investimento é capaz de gerar economias significativas. A importância do presente trabalho se dá pelo fato de que o Terceiro Setor sofre ainda mais que os outros com as constantes exigências externas, e a falta de recursos para acatá-las, por isso, deve avaliar tecnicamente seus investimentos. Palavras-chave: Banco de Alimentos. Viabilidade. Terceiro Setor.

Autores:
Denise santos de oliveira - FAPAM-FACULDADE DE PARÁ DE MINAS

Professor Orientador:
ANNEVIA PALHARES VIEIRA DINIZ OLIVEIRA

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS PROFESSORES-GESTORES: UM ESTUDO COM COORDENADORES DE CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Resumo:
Tornando-se gestor, o professor assume novas competências desejadas e esperadas, além de contribuir com competências pessoais que são indispensáveis no desenvolvimento de suas ações frente à coordenação de um curso. A presente pesquisa buscou identificar e analisar as competências gerenciais de coordenadores de cursos de um Campus da Universidade Federal da Paraíba. Baseada no modelo apresentado por Pereira e Silva (2011) das competências gerenciais em IFES, apresentam quatro dimensões de competências gerenciais: cognitivas, funcionais, comportamentais e políticas. A fundamentação teórica apresenta as competências gerenciais, os gestores universitários, o professor-gestor e as dimensões das competências. A pesquisa foi qualitativa, de natureza descritiva. Trata-se de um estudo de caso considerando suas caraterísticas particulares na combinação individual e coletiva dos conteúdos coletados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em dois momentos da pesquisa, utilizando a análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). Os resultados permitiram identificar a competência gerencial cognitiva como a mais significativa nas atividades, por ser uma dimensão que apresenta categorias amplas de conhecimento tanto pessoal como profissional, e da instituição. Sendo perceptíveis ainda nos resultados pontos de ligações existentes entre as dimensões por meio das categorias de análises, apontando a comunicação como a categoria de competência que perpassam as demais competências.

Autores:
Raquel do nascimento silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Francivaldo dos santos nascimento - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor Orientador:
FRANCIVALDO DOS SANTOS NASCIMENTO

Clique para ler o PDF
FATORES ESTRATÉGICOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO

Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar os fatores determinantes para captação de recursos em organizações sem fins lucrativos aplicando os quatro fatores estratégicos propostos por Trussel e Parsons, são eles: Eficiência, Estabilidade Financeira, Disponibilização de Informações e a Reputação das Organizações do Terceiro Setor. O procedimento técnico utilizado foi um estudo de caso com seis organizações sem fins lucrativos localizados na Região Metropolitana de Belém – PA. O resultado obtido pela pesquisa valida a ideia dos autores mencionados quanto aos fatores determinantes, visto que as seis organizações estudadas são aptas a captar recursos. Pode-se concluir que as organizações que consegue gerenciar suas ações de maneira eficiente e que transformam seus resultados em dados organizados para divulgação das informações, conseguem obter boa reputação perante os doadores e podem adquirir estabilidade financeira com a mobilização dos recursos adquiridos.

Autores:
Ketleen mayana da silva rocha - Universidade Federal do Pará
OtÁvio luiz de castro romano junior - Universidade Federal do Pará

Professor Orientador:
Prof Dr. Bruno Rafael Dias de Lucena

Clique para ler o PDF
REEFUGIADOS E UNIVERSIDADE – UMA RELAÇÃO VIRTUOSA?

Resumo:
Com base em uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica e documental, o texto discute a crise migratória que se agudiza nos últimos dez anos. Aprofunda a questão dos refugiados no Brasil, detalha sobretudo a política de integração que vem sendo desenvolvida pelas universidades brasileiras, com a chancela da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o apoio do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE). Assim sendo, o artigo reunirá dados e informações que quando interpretados permitirão se compreender a diferença existente entre migrantes e refugiados, as consequências de nivelar estas categorias; as diferentes motivações do refúgio; as principais razões que motivam o crescimento do número de refugiados no mundo em geral e no Brasil em particular; a regulação do refúgio; quando e como o Brasil se insere no tema, qual é a participação das universidades brasileiras no processo de integração dos refugiados no País, detalhando a Cátedra Sérgio Vieira de Melo (CSVM).

Autores:
Lucas aguiar souto xavier - Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

Professor Orientador:
Dra. Manolita Correia Lima

Clique para ler o PDF
A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS PARA UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

Resumo:
RESUMO A administração pública municipal passa por um período de transição do modelo de gestão burocrático para gerencial. Cabe aos municípios administrar seu patrimônio de maneira responsável pautados nos princípios constitucionais norteadores da gestão pública, representados pela sigla LIMPE (legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência). Nesse sentido o presente artigo tem como objetivo evidenciar a importância dos controles internos municipais para uma administração pública gerencial. Este estudo foi dedicado a uma análise precisa das principais características de um sistema de controle interno de três municípios da mesorregião do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba no estado de Minas gerais. Toda a relevância de um sistema de controle interno municipal está embasada na constante necessidade de revolucionar a administração pública no sentido de buscar excelência e transparência no fomento de políticas públicas e oferecimento de serviços mais eficazes e de acordo com os anseios populacionais. Palavras chave: Controle interno- Resultados- Transparência- Excelência.

Autores:
Felipe diogo duarte - Centro Universitário do Planalto de Araxá-Uniaraxá

Professor Orientador:
Waldecy Carvalho de Lima

Clique para ler o PDF
DIMENSÕES DA INOVAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A ASSOCIAÇÃO ESTAÇÃO DA LUZ

Resumo:
A inovação social é um conceito já bastante abordado quando se trata sobre estudar os tipos de inovação, porém, muito ainda preciso ser visto sobre as suas características e práticas. Dessa forma, Tardif e Harrisson (2005) desenvolveram um modelo que aborda cinco dimensões (Transformações, Caráter Inovador, Inovação, Atores e Processos) das inovações sociais e que podem ser aplicadas para analisa-las. O objetivo principal dessa pesquisa é explorar como podem ser identificadas as dimensões da inovação social, à luz do modelo de Tardif e Harrisson (2005), na Associação Estação da Luz. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva. A coleta de dados ocorreu em campo e mediante entrevista semiestruturada, análise documental e observação direta. Pode ser observado no decorrer do estudo que a Associação foi gerada por atores organizacionais, mesmo sendo do tipo social, e que desde a sua fundação consegue impactar de forma positiva todos os atores envolvidos. Trazendo cultura, esporte, lazer e educação, juntamente com o método Sathya Sai, para uma comunidade carente desses aspectos, a Estação da Luz proporciona uma chance de alcançar uma nova realidade para os seus beneficiários. Porém, ela não se encaixa como uma inovação social sob a ótica da teoria abordada, pois não apresenta características importantes para essa classificação, principalmente no que diz respeito à dimensão Caráter Inovador, como a constituição de novos arranjos institucionais e uma nova forma de regulação social.

Autores:
Julia mitsue vieira cruz kumasaka - Universidade Federal do Ceará

Professor Orientador:
Sandra Maria dos Santos

Clique para ler o PDF
QUEM DEVE MAIS? UMA ANÁLISE DO ENDIVIDAMENTO ESTADUAL BRASILEIRO À LUZ DA CONTABILIDADE PÚBLICA

Resumo:
O presente trabalho faz parte de um projeto de pesquisa maior que tem como objetivo analisar características do endividamento dos entes subnacionais brasileiros na perspectiva da contabilidade pública. Sendo assim, diferente da habitual ênfase no cumprimento dos parâmetros de endividamento determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, este estudo tem seu foco na ótica patrimonial dos entes públicos. Tendo vistas a analisar a saúde financeira dos estados, trata da questão da homogeneidade e da heterogeneidade da estrutura de dívida, aponta sua relevância, seus determinantes e a discussão teórica em torno do tema. Os resultados preliminares dessa pesquisa são apresentados neste trabalho, o qual analisou os demonstrativos contábeis dos estados brasileiros nos últimos três anos, cujos dados estão disponíveis no Sistema de Informações Contáveis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI; 2014; 2015; 2016). Os resultados apontam que, ao analisar os balanços dos estados brasileiros, identificam-se diferentes perfis de endividamento, os quais se refletem nas decisões do ente público.

Autores:
Lucas da corte silva - EBAPE-FGV
Mariana do amaral moraes - EBAPE-FGV
Pedro osório magaldi netto - EBAPE-FGV

Professor Orientador:
Bernardo Gelber Fajardo

Clique para ler o PDF
A CONTABILIDADE PÚBLICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O CONTROLE DA GESTÃO E A APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

Resumo:
RESUMO As Prefeituras Municipais possuem fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento local, pelas suas perspectivas econômica, financeira e social, sendo importante conhecer e acompanhar as ações da gestão para melhor controle. Neste contexto buscamos indicar quais ações seriam implementadas para proporcionar o adequado conhecimento dos dados e informações da gestão, sob os aspectos, orçamentário, financeiro e patrimonial. Para isso realizou-se uma análise comparativa entre a revisão da literatura e o estudo de caso. A natureza desta pesquisa será aplicada, qualitativa, descritiva e com procedimentos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Utilizou-se, livros, legislações e artigos da base de dados scielo, para subsidiar a análise dos conteúdos no período de janeiro a abril de 2018. Tanto a contabilidade, a prestação de contas e a transparência são ferramentas e instrumentos indispensáveis para o acompanhamento da gestão das Prefeituras Municipais. A necessidade de informações transparentes, relevantes, confiáveis, tem tido cada vez repercussão nas mídias contemporâneas. Este estudo será útil para pesquisadores, que buscam diversas linhas de pesquisa, em face dos resultados encontrados e desenvolver novas pesquisas. Palavras Chaves: Contabilidade; Prestação de Contas; Transparência.

Autores:
Renata santana carlos - Universidade Estacio de Sa

Professor Orientador:
Fabrício Ramos Penedo

Clique para ler o PDF

Empreendedorismo, Startups e Inovação



Pipeline de Projetos Inovadores e seus Gates no estudo de caso dos Grandes Desafios do 100 Open Startups

Resumo:
De acordo com Clark e Wheelwright (1993), uma pipeline ou funil da inovação são ferramentas usadas para selecionar projetos inovadores através processos divididos em fases. Nesse estudo, objetiva-se validar os gates (fases de avaliação) dos Grandes Desafios do 100 Open Startups. Foi aplicado uma metodologia de pesquisa quantitativa e através do material já coletado pela associação sem fins lucrativos “Wenovate”, empresa do terceiro setor responsável pelo concurso. Analisou-se os dados dos gates de avaliação do desafio que envolve as startups através da análise de correspondência múltipla, na qual se fez necessário utilizar o software SPSS para verificar se o modelo matemático condiz com as avaliações feitas pelos avaliadores do concurso. Como resultado deste estudo, alcançou-se o índice de 73% entre as empresas não selecionadas e 78% nas empresas selecionadas pelos avaliadores do concurso. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento sobre inovação aberta no Brasil, de forma que ao conectar empreendedores, investidores e grandes empresas o resultado dessa experiência se torna relevante pois os Grandes Desafios do 100 Open Startups é um dos poucos programas de empreendedorismo e inovação no Brasil em operação contínua nos últimos dez anos.

Autores:
Gabriel tridente palma - FEI

Professor Orientador:
Dra. Patricia Matsuda

Clique para ler o PDF
A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MERCADO SEGURADOR: REVISÃO DA LITERATURA

Resumo:
O crescimento do tema inteligência artificial é inquestionável e aliar esses conhecimentos junto ao mercado segurador vem sendo o grande desafio de especialistas e estudiosos deste ramo nos últimos anos. O objetivo deste artigo foi revisar a bibliografia em 5 bases de dados (Springer, Direct/Elsevier, Research Gate, Wiley e Scielo) sobre Inteligência Artificial e a sua utilização no mercado segurador além de descrever as novas propostas dos artigos, quando existentes, verificando a origem dos artigos, seus autores e quais países e revistas possuem maior relevância neste cenário. Identificamos nas bases de dados milhares de artigos, mas poucos artigos foram considerados relevantes, nos termos dos filtros utilizados. Nenhum país e nenhum autor foi considerado referência nessa área, assim como não há revista protagonista em relação à publicação de artigos sobre este tema. Concluímos que a quantidade de artigos científicos publicados é mínima se levarmos em consideração a quantidade de informes publicados por empresas de consultoria e que não é possível no atual estágio da literatura acadêmica sobre o tema definir qual área do mercado segurador será mais impactada com a utilização da inteligência artificial. Palavras-chave: Inteligência artificial. Seguros. Revisão da Literatura.

Autores:
Bruno ferreira taino - Escola Nacional de Seguros

Professor Orientador:
Dalton Tria Cusciano

Clique para ler o PDF
ESPÍRITO EMPREENDEDOR NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES EM CENÁRIOS DE OPORTUNIDADES DINÂMICAS

Resumo:
Com as oportunidades e postos de trabalho se restringindo no mercado, fruto dos mais variados problemas socioeconômicos e da crise econômica e política atual, os jovens e adultos passam a compreender novas possibilidades de realização pessoal e profissional, surgindo, assim, uma alternativa de inserção no mercado de trabalho, viabilizada pela abertura do próprio negócio. O estudo tem o objetivo de investigar a propensão ao empreendedorismo dos concludentes do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Floriano (PI), assim como descrever a compreensão dos sujeitos sobre o tema e se há um viés no perfil dos sujeitos para o campo. A pesquisa teve abordagem quantitativa, de natureza descritiva e explicativa, cuja técnica adotada foi o survey. A análise de dados foi feita por meio de inferências estatísticas, cuja conclusão foi de que a maioria dos alunos entrevistados (246) possui propensão à iniciativa empreendedora, não obstante inexistir nas unidades escolares que serviram de espaço para a pesquisa qualquer menção à temática empreendedorismo. A definição de que há uma propensão ao empreendedorismo deveu-se à análise comparativa das características presentes nos entrevistados em relação à literatura vigente, a qual relaciona uma série de fatores para identificar alguém com perfil empreendedor. Pela vocação da cidade que serviu de cenário para a pesquisa, cujos segmentos estão concentrados no comércio e no serviço, propugna-se que o viés empreendedor dos estudantes pode estar alinhado com as expectativas que a cidade proporciona para os pequenos negócios, haja vista a escassez de trabalho formal.

Autores:
Joara miranda da silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
Leoneide pereira de oliveira - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Professor Orientador:
JAIRO DE CARVALHO GUIMARÃES

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS ACELERADORAS DE STARTUP NA HEURÍSTICA DE TOMADA DE DECISÃO DOS EMPREENDEDORES

Resumo:
De acordo com Pauwels et al. (2015), as aceleradoras definem um novo modelo de incubadoras adaptadas para as startups em fase de escalabilidade, tendo um papel determinante no desenvolvimento das primeiras etapas do negócio. Sarasvathy (2001) pontua que existem duas estruturas lógicas usuais na atividade empreendedora; as lógicas causal e a effectual. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar, a partir do estudo de casos com entrevistas com representantes de empresas, até que ponto as aceleradoras realmente auxiliam na heurística de tomada de decisão dos empreendedores de startups tendo como base a metodologia Effectuation. Para isso, buscou-se verificar inicialmente se as empreses estudadas adequavam-se a teoria da estrutura das aceleradoras definida por Pauwels et al. (2015) para então compreender até que ponto o processo de aceleração de cada aceleradora entrevistada adota os pilares da teoria Effectuation definidos por Sarasvathy (2001) durante o processo de aceleração. Identificando-se de que maneira os conceitos base da teoria são transmitidos para as empresas aceleradas, buscou-se compreender se o processo auxilia na heurística da tomada de decisão dos empreendedores a partir da adoção da abordagem que define o melhor mindset para se desenvolver empresas emergentes.

Autores:
Giovanni moreira terra silva - Centro Universitário da FEI
Patrícia mari matsuda - Centro Universitário da FEI

Professor Orientador:
Patrícia Mari Matsuda

Clique para ler o PDF
Empreendedorismo Feminino, Gestão do tempo e qualidade de vida: estudo com microempreendedoras do Distrito Federal

Resumo:
O microempreendedorismo feminino tem ganhado destaque na economia do país, e nesse sentido percebe-se que é essencial uma boa gestão do tempo para o alcance dos objetivos organizacionais. O objetivo geral do estudo foi analisar a gestão do tempo das microempreendedoras e seus impactos na qualidade de vida. O estudo de caso foi realizado com uma amostra por conveniência composta por 60 microempreendedoras do Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio da Tríade do Tempo (importante, urgente e circunstancial). Quanto aos resultados da tríade, os dados apontaram maior propensão à redução da produtividade, estresse e doenças ocasionadas pela valorização das atividades urgentes do que as importantes. Nota-se que um padrão mental sobre a gestão do tempo é primordial como estratégia para o gerenciamento do tempo das microempreendedoras, e a partir da valorização da esfera da importância e diminuição das demais, há um equilíbrio tanto na vida profissional como na vida particular. Palavras Chave: empreendedorismo feminino; gestão do tempo; qualidade de vida.

Autores:
Deyse pereira de souza - Faculdade Projeção Sobradinho

Professor Orientador:
Veruska Albuquerque Pacheco

Clique para ler o PDF
ESTUDO DE CASO DE UMA BORN GLOBAL CEARENSE

Resumo:
O surgimento de empresas com perfil Born Global no Brasil nos últimos anos tem despertado o interesse de pesquisadores, gestores e empreendedores. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a trajetória de uma empresa cearense caracterizada como Born Global. De modo específico, buscou-se compreender o que motiva a organização a atuar internacionalmente, identificar os fatores que contribuem para a expansão internacional de empresas de países emergentes e pontuar as características específicas da empresa em análise. Sendo assim, foi realizado um estudo de caso na empresa IVIA, especializada em soluções de tecnologia da informação. O estudo contribuiu para ampliar o nível de compreensão dos aspectos que potencializam a internacionalização de empresas, assim como confirmou aspectos teóricos que caracterizam organizações Born Global. Palavras-chave: Born Global; Empreendedorismo; Estratégia de Internacionalização.

Autores:
Halison césar duarte da costa - Unichristus

Professor Orientador:
Elnivan Moreira de Souza

Clique para ler o PDF
EMPREENDEDORISMO COMO OPORTUNIDADE DE CARREIRA: UMA ANÁLISE NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO MINEIRO

Resumo:
O trabalho objetivou a validação de que o empreendedorismo como carreira pode se mostrar relevante para outras formações, para além da graduação em Administração. Essa temática emerge, cada vez de maior relevância, haja vista as mudanças nos cenários empregatícios e nos formatos do trabalho. Com tal intuito, investigou o quanto pode-se motivar alunos do curso de Engenharia Ambiental para o empreendedorismo como uma possibilidade importante para a carreira dos universitários. Para tanto, foram realizadas duas pesquisas estruturadas que identificou, previamente o conhecimento dos alunos sobre a temática e, em seguida, o grau de motivação em construir uma carreira empreendedora, após dinâmicas desenvolvidas a partir de ferramentas de ideação e validação. Participaram das pesquisas 24 alunos que responderam os questionários em dois dias (antes da primeira dinâmica e após as dinâmicas de empreendedorismo). Os resultados evidenciam informações sobre a importância da disseminação da temática empreendedorismo nos cursos universitários e sugerem que a motivação é um fator externo que pode ser trabalhado no ambiente acadêmico como incentivo nas construções das carreiras do discente.

Autores:
Silvia lima gonÇalves - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM

Professor Orientador:
LUCIANA BRANCO PENNA

Clique para ler o PDF
O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO COMO FUNDAMENTO DE MEDIDA DA MATURIDADE DE GESTÃO DE STARTUPS PELO COBIT: UM ENCONTRO POSSÍVEL?

Resumo:
Maturidade empresarial está diretamente ligada ao conhecimento adquirido ao longo do tempo e como esse conhecimento se transforma em resultados efetivos. Neste sentido, a maturidade de uma organização está ligada aos seus processos e a como eles são planejados, realizados, controlados e gerenciados. Neste trabalho será apresentado o estudo de caso desenvolvido na startup Navegg, empresa tecnológica, localizada em Curitiba - Paraná. Startups são consideradas empresas pouco estruturadas e formalizadas, motivo pelo qual este trabalho tem como objetivo analisar o grau de maturidade na gestão de uma startup voltada para o ramo de marketing digital, como ela se originou, suas relações de trabalho e a sua existência como uma empresa de audiência online e publicidade. Foram analisadas quais as ferramentas de gestão utilizadas, qual foi o ponto inicial que a levou a atingir o seu espaço dentro do mercado e como a excelência no modelo de gestão foi desenvolvido dentro da empresa. O estudo foi realizado por meio de pesquisas de campo, bem como pesquisas qualitativas e entrevistas. A empresa em estudo possui grande potencial de crescimento devido à sua gestão flexível, que a leva a atingir resultados significativos. Portanto, a análise do grau de maturidade identificou os pontos fracos e fortes, verificando o desenvolvimento de sua estrutura de negócios, que futuramente poderá ser utilizada para eventuais estudos de casos acadêmicos.

Autores:
Suzane dos santos do nascimento - UNIBRASIL

Professor Orientador:
CLAUDIO MARLUS SKORA

Clique para ler o PDF
MUDANÇA PARA GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPE´s) EM RONDON DO PARÁ.

Resumo:
O presente trabalho, tem como objetivo levantar e analisar os aspectos culturais que na visão dos gestores das micros e pequenas empresas do município de Rondon do Pará limitam e/ou facilitam a mudança como um processo evolutivo de suas organizações. Pois, identificar qual o significado que os gestores destas empresas empregam para as mudanças organizacionais torna-se crucial para entender as suas especificidades, e problemas enfrentados pela organização, e assim auxiliá-los no processo evolutivo de seus negócios. Esse trabalho teve uma abordagem de pesquisa subjetiva, interpretativa, em perspectiva qualitativa. Para o alcance do objetivo proposto foram realizadas entrevistas episódicas com dez micro e pequenas empresas do município. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados apontam que traços da cultura brasileira como, a aversão a incerteza e o jeitinho brasileiro vem influenciando as atitudes e decisões destes gestores, inclusive, para existência ou não da mudança dentro das organizações. Identificou-se ainda que a mudança assume vários significados para estas empresas, alguns entrevistados entendem a mudança como algo necessário, outros adotam uma postura reativa a mudança, outros entendem a mudança como algo que deve ser planejado e contínuo, ao passo que a maioria dos entrevistados evidenciam a mudança como algo positivo para as suas organizações assumindo uma motivação natural para a mudança.

Autores:
Tainá nogueira de oliveira dos santos - UNIFESSPA

Professor Orientador:
Rogério Ruas Machado

Clique para ler o PDF
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS - O CASO DE UM DIRETOR EXECUTIVO DE UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CHÁS DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PARANÁ

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo identificar as habilidades e competências empreendedoras presentes no diretor executivo de uma indústria e comércio de chás no município de Guarapuava - PR. Para isso, realizou-se uma coleta de dados por meio de um questionário composto por 17 perguntas fechadas e 2 abertas, caracterizando a pesquisa como de caráter qualitativo. Após análise, fez-se a divisão dos resultados em três seções, sendo que, na primeira seção do questionário visou à identificação das características empreendedoras antes de iniciar o empreendimento. Na segunda seção, o objetivo foi observar a maneira que a empresa atualmente é gerenciada e por fim, a terceira seção teve a finalidade de identificar o que o empreendedor espera para o futuro e sucessão do negócio.

Autores:
Josiane poczynek - Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Professor Orientador:
Cleverson Fernando Salache

Clique para ler o PDF
EMPREENDEDORISMO FEMININO: A BUSCA DE ESPAÇO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Resumo:
O empreendedorismo tem crescido em todo o mundo e a mulher empreendedora tem buscado seu espaço no mundo dos negócios. Durante o desenvolvimento do seu empreendimento, assim como no mercado de trabalho, sofre dificuldades e preconceitos. A inserção da mulher no mercado de trabalho ainda encontra-se em pauta visto que ela ainda sofre preconceito de gênero em diversos sentidos como salário menor, menos oportunidades, dentre outros. O objetivo deste trabalho foi identificar quais são as dificuldades e preconceitos que sofrem quando optam por empreender através de uma revisão bibliográfica, observando os problemas encontrados. Com a realização do trabalho, observa-se que o empreendedorismo feminino está cada vez mais forte no mercado de trabalho, buscando condições e oportunidade iguais aos homens, galgando posições cada vez mais relevantes e contribuindo com o crescimento econômico no país. Sendo assim, pode-se dizer que não se trata de uma comparação entre sexos e sim o que o empreendedorismo feminino traz para o cenário empresarial, algumas características natas das mulheres acabam impactando positivamente no dia a dia dos negócios.

Autores:
Ana caroline martins - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Maris de Cássia Ribeiro Vendrame

Clique para ler o PDF
A Revolução dos Bancos Digitais no Brasil

Resumo:
Esse artigo tem como objetivo entender o surgimento e o vertiginoso crescimento dos bancos digitais no Brasil. Aqui busca-se clarificar quais foram as condições de mercado e a estratégia executada pelas startups que permitiram tal expressão dessas empresas. Esse objetivo é realizado através do estudo da trajetória dos bancos digitais Inter e Nubank, e sua comparação com os bancos tradicionais Bradesco e Itaú, para melhor contextualização das inovações dos novos bancos.

Autores:
Victor hugo pereira leal machado - FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista
Vagner henn - FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista
Rodrigo martins pinho simões - FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista
João manoel soares de mendonça reis - FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista
Kaique lucas medeiros munhoz - FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista

Professor Orientador:
Cláudio Carvajal

Clique para ler o PDF
O EMPREENDEDORISMO DIGITAL: E-COMMERCE COMO PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO E EXPANSÃO NO MERCADO ECONÔMICO.

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo verificar a maneira como o e-commerce está servindo de ferramenta para ajudar os empreendedores e empresas em geral independentes do porte a vencer esse cenário econômico na qual o Brasil enfrenta. Bem como o empreendedor digital deve estar sempre atualizado às mudanças do mercado globalizado para agregar valor à inovação tecnológica. Com a modernidade e o fácil acesso a internet, praticamente qualquer um pode abrir seu próprio negócio e começar a vender pela internet com mais simplicidade do que abrir um espaço físico, na qual o investimento é alto e o risco que se adquire é imprescindível. Os consumidores estão cada vez mais inclinados para fazer suas compras online pela facilidade de informação e pesquisa para obter uma comparação de preço. O fácil acesso à tecnologia tem demonstrado interesse por parte dos empreendedores nas oportunidades que a internet vem oferecendo, conhecido como mercados virtuais que, no entanto, alterou vários processos de comercialização e cadeias de suprimentos. Com essas mudanças, foram impulsionados pela tecnologia da informação (TI) resultando numa eficiência econômica ainda maior, em todos os acontecimentos do dia a dia, até nos mais comuns, escondem-se oportunidades de melhoria. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada em livros, revista, sites. Palavras-chave: Empreendedorismo. E-commerce. Inovação.

Autores:
Ágatha da silva costa - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Máris de Cássia Ribeiro Vendrame

Clique para ler o PDF
Economia Circular: Em busca do Modelo Compartilhado

Resumo:
As atividades produtivas do dia a dia produzem impactos ambientais, principalmente se houver grande extração de matéria-prima e produção de grandes quantidades de resíduos e rejeitos. A economia circular entra em ação propondo o fechamento dos processos produtivos lineares com reinserção dos resíduos novamente aos ciclos produtivos. Esse artigo busca demonstrar como é vantajoso adotar politicas de economia circulares e principalmente compartilhada, pois apesar a economia compartilhada ser um fenômeno recente, a sua difusão tem sido cada vez maior. Muitas empresas da economia compartilhada já se tornaram modelos de negócio bem‐sucedidos e sustentáveis, o que deixa em evidencia o grande potencial de desenvolvimento econômico desse fenômeno, levando a empresa, a evitar desperdícios e conquistar lucros.

Autores:
Karolina caldereiro gimenez - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Máris de Cássia Ribeiro Vendrame

Clique para ler o PDF
AGRICULTURA FAMILIAR E A AGROINDUSTRIA

Resumo:
Nos dias de hoje o empreendedorismo no agronegócio é muito importante para o desenvolvimento do Brasil , e de famílias de pequenos produtores e grandes produtores de nosso pais .Neste trabalho foram apontados vários assuntos relacionados ao agronegócio no Brasil que por sua vez vem crescendo de uma maneira considerável devido ao aumento populacional e ao aumento na exportação de produtos produzidos no brasil , isto tem contribuído de uma porção gigantesca com o PIB e tem gerado muitos empregos mas é preciso ter uma boa gestão da parte dos produtores agropecuários para que não se percam durante seu desenvolvimento tecnológico em que vivemos .Falamos também sobre os insumos usados no Brasil e também nos EUA , sobre dados de gastos anuais e rentabilidade dos dois países fazendo uma comparação entre eles ,o Brasil por sua vez é um forte concorrente nesta área do agronegócio com os demais países do mundo e tem perspectivas de aumentarem ainda mais sua produtividade .

Autores:
Ronaldo marcelino da silva - unisalesiano lins

Professor Orientador:
Máris de Cássia Ribeiro Vendrame

Clique para ler o PDF
DIMENSÕES DA GESTÃO DA INOVAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO SEGMENTO DE FOODTRUCK.

Resumo:
Embora constituído de uma atividade antiga e popular em países desenvolvidos, o tema foodtruck ainda é pouco abordado em estudos acadêmicos, possibilitando pressupor que uma abordagem alicerçada na gestão da inovação possa fomentar não só o interesse dos investidores, como também servir de norteador de estudos que demonstrem a importância desta atividade. Para isso, tendo como objetivo a verificação da aplicabilidade das dez dimensões da gestão da inovação no segmento estudado, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa junto à seis proprietários de foodtrucks. Os dados coletados foram processados com a utilização da técnica de análise de conteúdo, a partir de um sistema categorial. Notoriamente, a partir de evidências teóricas, a pesquisa permitiu ter novas perspectivas na atuação do modelo de negócio foodtruck, tendo os resultados deste estudo relevância estratégica para a comunidade empresarial do setor que poderá fazer uso dos mesmos na adoção de medidas de inovação no desenvolvimento de seus negócios, de modo a ampliar o conhecimento e a se reinventar diante das dificuldades.

Autores:
Cibelle kelly bertaco - Faculdade Senac Porto Alegre

Professor Orientador:
MARISE MAINIERI DE UGALDE

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DE MOTIVAÇÕES EMPREENDEDORAS DE ESTUDANTES DE IES

Resumo:
Este trabalho procurou estudar o perfil dos alunos concluintes dos Cursos Superiores de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Instituição de Ensino FECAP em relação a Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas escrita por David McClelland. É uma pesquisa de campo, exploratória, com tratamento quantitativo e qualitativo. Foram aplicados 142 questionários na Instituição nos cursos relacionados a gestão de negócios. O questionário permitiu caracterizar o perfil dos respondentes, juntamente com assertivas para a avaliação de perfil e necessidades empreendedoras. O problema estudado foi saber que entre as Necessidades Socialmente Adquiridas, afiliação; poder; realização qual necessidade é predominante nos estudantes da FECAP e, se há diferenças no perfil dos três cursos da amostra, levando-se em consideração experiências de vidas, perfil empreendedor e fatores de ambientes externos. Os resultados obtidos indicam que o perfil e as necessidades entre os grupos diferem em termos de concordância ou discordância. A necessidade de realização predomina nos estudantes entrevistados e assim, o perfil empreendedor se dá por meio de autorrealização, novos desafios, desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa permitiu apresentar um retrato da percepção dos alunos acerca do pensamento motivacional empreendedor refletido por eles. Os resultados obtidos afirmam que os alunos buscam autodesenvolvimento ao contrário de poder e relações pessoais. A continuidade da análise dos dados, bem como a aplicação da pesquisa para outros cursos e sua institucionalização em bases permanentes. Os pesquisadores sugerem a continuidade da análise dos dados, bem como a aplicação da pesquisa para outros cursos e instituições de ensino.

Autores:
Felipe belloni urtado - FECAP
Luca seeder iacona - FECAP
Yuri arcas galindo figueiredo - FECAP
Matheus lima spinosa - FECAP

Professor Orientador:
Johnny Silva Mendes

Clique para ler o PDF
FERRAMENTAS APLICADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FOOD TRUCKS E RESTAURANTES TRADICIONAIS

Resumo:
O empreendedorismo vem experimentanto um constante crescimento em escala global desde a década de 1980. Mudanças nas relações de trabalho, novos modelos de negócios, comportamento organizacional, visões inovadoras de novos projetos e concretização de sonhos, são apenas alguns dos fatores que explicam o fenômeno. O consumidor valoriza cada vez mais experiências gastrônomicas tanto em restaurantes tradicionais quanto em espaços móveis, dessa forma muitos empreendedores escolhem o setor alimentício para desenvolver novos negócios, como Food Trucks, em busca de retorno e independência financeira. O planejamento e o controle contábil estão presentes na estrutura organizacional da empresa para que ocorra conhecimento do mercado e da prória companhia. Dessa forma, o problema de pesquisa propõe comparar quais as ferramentas financeiras utilizadas pelos empreendedores de food trucks e gestores de restaurantes tradicionais na cidade de São Paulo, como o objetivo de analisar quais fatores diferenciam o perfil dos dois gestores. Este estudo aborda um comparativo de negócios entre as ferramentas financeiras utilizadas, por meio de uma amostra de 30 estabelecimentos do setor alimentício, sendo 15 empreendedores de food trucks e 15 empreendedores de restaurantes tradicionais. A metodologia escolhida foi de pesquisa exploratória, levantamento de informações e coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários com os empreendedores à frente dos estabelecimentos. Em resposta à pesquisa realizada, foi possível diagnosticar as ferramentas financeiras mais utilizadas pelos empreendedores. Os resultados revelam que os empresários utilizam das ferramentas financeiras, mas com pouco aprofundamento, além de utilizarem da administração informal para a tomada de decisões.

Autores:
Felipe belloni urtado - FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Professor Orientador:
Marcus Alexandre Ishikawa Salusse

Clique para ler o PDF
CRIPTOMOEDAS E BLOCKCHAIN – OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Resumo:
As instituições financeiras vem a cada ano se reinventando, para estarem de acordo com as novas tendências do mercado. Baseado neste contexto, esta pesquisa tem o intuito de demonstrar uma hipótese de possível utilização dos serviços de Blockchain ou transações com Criptomoedas.

Autores:
Nicolas carlos gomes - FIAP

Professor Orientador:
Cláudio Carvajal

Clique para ler o PDF
Uma análise do seguro peer to peer no Brasil sob a perspectiva do fator cultural da desonestidade

Resumo:
O seguro peer to peer possui uma abordagem diferenciada para lidar com uma das questões mais desafiadoras no contexto do mercado de seguros: o risco moral. O desenvolvimento tecnológico experimentado a partir dos desdobramentos da quarta revolução industrial viabilizou a criação de modelos de negócios que aproximam as pessoas com interesses similares e propõem um modelo teórico baseado na Teoria dos Jogos para minimização do risco de ocorrência de fraudes, estabelecendo uma premiação aos grupos de segurados que apresentem bom comportamento em relação ao risco. No entanto, as características de funcionamento particulares desta modalidade fazem com que o seu funcionamento efetivo dependa necessariamente da responsabilização individual e honestidade das pessoas que componham os grupos. Dessa forma, buscou-se por meio deste trabalho validar os resultados obtidos por Ariely (2005), com o intuito de esclarecer a existência de tendência ao comportamento desonesto. No entanto, de modo geral, o modelo peer to peer em si demonstra capacidade de limitar o alcance deste comportamento ao ativar um mecanismo interno de `combate` ao comportamento desonesto.

Autores:
Antonio ferreira do nascimento junior - Escola Superior Nacional de Seguros

Professor Orientador:
Dalton Cusciano

Clique para ler o PDF

Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração



Gamificação como ferramenta do processo Ensino- Aprendizagem: Um quase- experimento em uma disciplina de um curso de Ensino Superior.

Resumo:
A falta de motivação acadêmica no ensino superior é uma das dimensões de um problema maior, a evasão na educação superior brasileira. Uma das ferramentas recentemente mencionadas na literatura acadêmica, apontada como forma de lidar com a falta de motivação acadêmica é a gamificação. Nesse sentido, esse artigo teve como objetivo estudar o impacto da gamificação no processo ensino-aprendizagem, especificamente, na motivação dos acadêmicos envolvidos nesse processo. Para isso, foi realizado um pré-experimento com 4 turmas de graduação de uma disciplina específica de um curso de administração presencial, que envolveu utilização de insígnias como forma de gamificação. E foram mensurados, com base na Escala de Mensuração Acadêmica (EMA), a motivação extrínseca, a motivação intrínseca e a não motivação, antes e depois da gamificação. A análise dos dados demonstrou não ter havido modificação nas motivações intrínsecas e extrínsecas dos acadêmicos, apesar de sugerirem uma diminuição na não motivação, após a utilização da gamificação.

Autores:
Airton zento kimura - Universidade Estadual de Maringá

Professor Orientador:
Márcio Noveli

Clique para ler o PDF
PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE UMA IFES

Resumo:
Nos últimos anos, diversas linhas de estudos têm abordado a temática de gerenciamento de resultados na literatura contábil. No entanto, notou-se que há uma grande escassez de pesquisas, principalmente quando tratam deste conteúdo considerando a percepção de discentes, docentes e até mesmo profissionais da área contábil, favorecendo a realização deste trabalho. Com base nisso, o objetivo deste estudo foi apreender se as práticas de gerenciamento de resultados aplicadas em entidades são conhecidas e percebidas por alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino (IFES). Para tanto, metodologicamente, utilizou-se de uma Survey para a obtenção das informações, donde foi aplicado um questionário semiestruturado aos discentes, baseado na literatura com ênfase, sobretudo, no trabalho de Bruns e Merchant (1990). Os resultados encontrados evidenciaram que há precariedade de conhecimentos por parte dos alunos quanto as prática de gerenciamento de resultados. Notoriamente, destacou-se, pelos resultados, que somente 51,96% dos discentes já ouviram algo relacionado. Além disso, percebeu-se que em situações expostas de casos sobre o gerenciamento de resultados para a amostra, os alunos apontaram que possuem dúvidas sobre o que é ético ou questionável, com limitados entendimentos sobre a discricionariedade existente na Contabilidade. Com base nos achados, esta pesquisa pôde contribuir para as instituições públicas e privadas de ensino, de modo que analisem os conteúdos explanados em sala de aula, favorecendo futuramente a formação de profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho, e realizando suas atividades baseadas na ética e na não manipulação intencional de resultados.

Autores:
Maycon henrique marques - UFV - Campus de Rio Paranaíba

Professor Orientador:
Antônio Carlos Brunozi Júnior

Clique para ler o PDF
A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Resumo:
O objetivo deste estudo consiste em analisar o processo de internacionalização do ensino superior, aprofundando-se na mobilidade estudantil, com estudo de caso na PUC Goiás. Discute-se a importância do processo de internacionalização, tanto para as Instituições como para os estudantes no Brasil e em Goiás. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com análise qualitativa a partir dos últimos 5 anos e aplicação de questionário aos 107 alunos que realizaram intercâmbio pela PUC Goiás e dos últimos 10 alunos que vieram do exterior, além da entrevista com o assessor de Relações Internacionais. Os resultados revelam fator de crescimento pessoal por meio da vivência multicultural, a importância da internacionalização e seus amplos benefícios. Para o país emissor, a possibilidade de ter profissionais mais qualificados e integrados com o mundo e quanto ao país receptor, a possibilidade de influência, aumentando assim a cooperação. Ressalta-se a relevância desse tema para os benefícios obtidos pelos alunos como o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, desenvolvimento de habilidades, inteligência emocional, capacidade de adaptação, domínio de outros idiomas, criação de novas perspectivas, vivência de outras culturas, possibilitando assim uma maior resiliência a um ambiente multicultural.

Autores:
Isabela aragão maia - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Orientador:
Tereza Cristina Pinheiro de Lima

Clique para ler o PDF
ANALOGIAS COM A LITERATURA EM O SOL É PARA TODOS, HARPER LEE, E O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS DE GESTÃO

Resumo:
Em um cenário contemporâneo, as organizações necessitam de profissionais com habilidades técnicas e de integração, além da capacidade de abstração de conceitos para resolução de problemas. A literatura é um meio agradável e rico para estudar a natureza humana e suas relações. Este artigo pretende explorar como o uso da arte, através da obra literária O sol é para todos, Harper Lee, é capaz de fornecer elementos cognitivos para a aquisição de soft skills de gestão. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada será qualitativa, a partir do uso de analogias com Atticus Finch, personagem reto, ético, admirado socialmente e que pode representar uma fonte de inspiração a partir da abstração do conceito de aptidões e comportamentos sistematizados na teoria administrativa. De forma lúdica, a representação do personagem atua de modo a complementar à apreensão teórica da administração e pode auxiliar na reflexão e o desenvolvimento de soft skills de gestão. Palavras-chave: Literatura, Gestão, Soft skill.

Autores:
Patrick dos santos pereira - Universidade Candido Mendes

Professor Orientador:
NATALIA BOUSQUET BATISTA

Clique para ler o PDF
METODOLOGIAS ATIVAS: INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROFISSIONAL

Resumo:
Metodologias Ativas são meios que propõe um protagonismo discente e incentivam a interação entre os agentes envolvidos no processo educacional, trazendo visão inovadora na formação competitiva social e profissional. A hipótese de que as Metodologias Ativas são uma ferramenta prática para avaliação do desempenho acadêmico, capazes de gerar maior responsabilidade com os processos de ensinar e aprender, este artigo tem como objetivos apresentar a evolução, o conceito e as técnicas que envolvem a aplicação das Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem; relatar o estudo de caso de aplicação das Metodologias Ativas no Projeto Integrado de Práticas Administrativas em Recursos Humanos e observar por meio de pesquisa quantitativa e de forma direta como os resultados alcançados pelos alunos interferem na postura e ganho de aprendizagem e desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes exigidas na atual formação social e profissional. A metodologia utilizada para execução do projeto envolve a pesquisa bibliográfica que fundamenta teoricamente o estudo de caso apresentado. Os resultados alcançados foram a comprovação das afirmativas levantadas na pesquisa teórica de que o uso das Metodologias Ativas proporciona de fato um melhor desenvolvimento a todos os agentes envolvidos no processo educacional. Este estudo colabora com dados relevantes às discussões sobre a necessidade real de inovação no ensino superior para a formação docente e discente. A maior contribuição nesse processo de desenvolvimento é o alcance da atuação diferenciada e competitiva por parte dos alunos, futuros profissionais no mercado de trabalho, e das Instituições de Ensino Superior no setor educacional.

Autores:
Priscila cristina gonçalves - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Campinas, Campus São José

Professor Orientador:
Giovanna Maria Domingues Pires

Clique para ler o PDF
Contribuições da Empresa Júnior que influenciam na atuação do Administrador no mercado de trabalho

Resumo:
Este artigo possui como objetivo analisar as contribuições da Empresa Júnior (EJ) que influenciam na atuação do Administrador no mercado de trabalho, levando em consideração a percepção dos pós-juniores que participaram do Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Piauí, entre 2012 a 2017. A fundamentação teórica é baseada na análise de autores acerca do ensino de Administração no Brasil e a empregabilidade prática desse ensino como ferramenta de aprendizado. A pesquisa caracteriza-se como explicativa, do tipo qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa de campo, através da aplicação de questionários, aplicados a pós-juniores que participaram de alguma das seguintes EJs durante o período estipulado: Visconde de Mauá, em Teresina; Executivos Juniors, em Teresina; EJAAC; em Parnaíba; Trópicos Empresa Júnior, em Picos; MAE Jr, em Floriano. Dessa forma, conclui-se que a participação na Empresa Júnior influencia de forma positiva, nos diversos aspectos da atuação profissional do Administrador, tal como, já possuir experiência prática na área profissional de atuação do Administrador antes de ser inserido no mercado de trabalho, como também, contribuiu sendo facilitadora durante a graduação.

Autores:
Marcelo oliveira mota - Universidade Federal do Piaui - UFPI

Professor Orientador:
Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes

Clique para ler o PDF
PARTICIPAR DO MOVIMENTO DE EMPRESAS JUNIORES: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA.

Resumo:
Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, há 11 mil jovens inseridos no Movimento das Empresas Juniores (MEJ) espalhados em mais de 280 universidades brasileiras, compondo 1200 entidades (BRASIL JÚNIOR,2016). Este estudo buscou compreender como a participação de estudantes de Administração no MEJ pode ser entendida como um método de aprendizagem cooperativa. Para isso, foi realizada uma entrevista estruturada com dez empresários juniores da Empresa Júnior da Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal (UFVCOACH). Com o estudo ficou evidente que eles conseguem ter um desenvolvimento que faz com que se agregue uma aprendizagem cooperativa em conjunto com o curso de Administração. Novas pesquisas foram sugeridas com outros sujeitos, inclusive participantes de empresas júniores de outras regiões do país. Palavras chaves: Empresa Júnior, Aprendizagem cooperativa, Administração.

Autores:
Ana carolina silva ferreira - UFV
Leticia barbosa santos morais - UFV

Professor Orientador:
Adriana Ventola Marra

Clique para ler o PDF
UMA APROXIMAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS REQUERIDAS E EXIGIDAS NO EXAME DE CERTIFICAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Resumo:
RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo aproximar competências profissionais requeridas para a atuação profissional com as exigidas no exame de certificação da profissão contábil, no ano de 2017. Realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e analisados por meio da análise de conteúdo. Encontrou-se 106 (22%) marcações correlacionadas com o conteúdo das competências do eixo organizacional, 337 (70%) com o conteúdo das competências do eixo técnico profissional, 40 (8%) com o conteúdo das competências do eixo relacionais. No eixo das competências organizacionais, destacam-se as competências “resolução de problemas”, “visão sistêmica”. No eixo das competências relacionais, destacam-se as competências “comunicação oral e escrita”; “flexibilidade” e “administração de conflitos”. No eixo das competências técnico-profissionais constatou-se um índice elevado e de igual proporção nas competências “credibilidade e confiança”, “competência técnica”, e “aplicação de conhecimento”. Ressalta-se o fato de neste eixo não ser possível identificar conteúdo relacionado com as competências “trabalho em equipe” e “relacionamento interpessoal”. Contatou-se que a aferição do conhecimento voltou-se para um perfil de profissional contábil que tenha “competência técnica”, “credibilidade e confiança”, “domínio da “comunicação oral e escrita”, “visão sistêmica”, capacidade para a “aplicação de conhecimento”, de “resolução de problemas” de “planejamento”, que seja “flexível” e saiba “administrar conflitos”. Conclui-se que nas provas de certificação da profissão contábil no ano de 2017 prevaleceram as competências do eixo técnico-profissional e um percentual ainda baixo das competências dos eixos social e organizacional. Palavras-chave: Educação contábil. Perfil de competências profissionais. Exame de certificação.

Autores:
Jucilene santana silveira - FECAP
Daniela cristiane morita gomes - FECAP
Andressa moretti kamimura - FECAP
Mario fernandes - FECAP

Professor Orientador:
Vilma Geni Slomski

Clique para ler o PDF
A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Resumo:
O texto expõe os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi explicitar a percepção de alunos e professores do curso de graduação em Administração acerca da disciplina de Metodologia Científica. Teoricamente esta pesquisa ampara-se nas bases conceituais a respeito das visões deformadas acerca do ensino-aprendizagem da ciência propostas por Pérez et al. (2001). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa integralmente qualitativa, com o uso de duas técnicas de entrevista: elemento-estímulo e entrevista narrativa, como roteiro estruturado, aplicada junto a três docentes que lecionam a disciplina e junto a onze discentes no uso de grupo focal. Os principais resultados indicam que para os discentes a disciplina de Metodologia Científica continua a ser pensada e discursada como uma disciplina que focaliza regras e normas, não contribuindo diretamente em benefício das práticas organizacionais. Para os docentes revela-se como uma disciplina indispensável na formação de futuros gestores, empreendedores, docentes e pesquisadores. Entretanto, à parte as disparidades observadas, ressalta-se que tanto para os docentes como para os discentes encontrou-se os mesmos equívocos concernentes ao nível de graduação de ambos.

Autores:
Francisco breno gomes ribeiro - Centro Universitário Christus

Professor Orientador:
Elnivan Moreira de Souza

Clique para ler o PDF
INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Resumo:
RESUMO O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a Psicodinâmica do Trabalho (PDT) docente no contexto de greves em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de elemento-estímulo e tópicos-guia. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre trabalho docente; ii) Representações sobre discente; iii) Dificuldades; iv) [Opiniões sobre] greve; v) Entre sobrecarga psíquica & prazer; vi) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando às dificuldades das instituições em que trabalham, às preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento. Palavras-chave: Docente. Greve. Psicodinâmica do trabalho.

Autores:
Andressa aguiar araújo - Universidade Estadual do Ceará

Professor Orientador:
Ana Cristina Batista dos Santos

Clique para ler o PDF

Estratégia



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: APLICABILIDADE A UMA PEQUENA EMPRESA DE RASTREAMENTO VEICULAR LOCALIZADA EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.

Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo explorar as diretrizes do planejamento estratégico em roteiro aplicado a uma Pequena Empresa de rastreamento veicular. Em tal exploração, utilizou-se como metodologia o estudo qualitativo em pesquisa de campo onde foi investigada a empresa no que se refere ao macro e microambiente, o que compôs as análises Swot, demonstrou forças competitivas e o ambiente de negócios. Mediante as análises propostas, viu-se que a empresa vem enfrentando desafios devido a atual conjuntura econômica no Brasil, aliada ao ambiente competitivo e as deficiências internas da organização. Os resultados elencados permitirão ao gestor desenvolver estratégias para direcionar sua organização na busca por novos patamares utilizando sua atual capacidade produtiva. Obteve-se que o desenvolvimento das diretrizes do planejamento estratégico junto à organização permite a construção de um modelo adequado ao setor de rastreamento veicular.

Autores:
Sandra pereira silva - Lael Varella Educação e Cultura - FAMINAS-BH

Professor Orientador:
Antonio Marcos de Souza

Clique para ler o PDF
A INOVAÇÃO EM REDES DE EMPRESAS COM DIFERENTES ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA

Resumo:
Resumo: Diferentes estudos já encontraram como resultados que as redes de empresas facilitam a inovação nas suas empresas integrantes. No entanto, pouco se sabe em fatores que direcionam essas inovações, como o modo de governança. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é identificar quais são a inovações que ocorrem em redes com estrutura de governança focada em empresas líderes em comparação com a estrutura de governança baseada em OAR (Organização Administrativa da Rede). Foi conduzido um estudo de caráter qualitativo com empresários pertencentes a redes que possuíam uma dessas duas estruturas distintas de governança. Foram selecionadas 6 redes, sendo 3 redes para cada modo de governança analisado. No total, foram 12 empresários entrevistados: 6 cujo modo de governança da sua rede é baseado em empresas líderes e um ente administrativo, e 6 cuja rede a qual pertenciam possuía o modo de governança baseado em uma OAR. Como principais resultados, pode-se verificar a maior diversidade de inovação em redes com modo de governança baseado em OARs. Inovações em produto e mercado se apresentaram mais explicitas nas redes com essa estrutura de governança.

Autores:
Antonio carlos freitas filho - Universidade Federal de Santa Maria

Professor Orientador:
Leander Luiz Klein

Clique para ler o PDF
Análise dos Modelos de Negócio nas Plataformas de E-Hailing: Similaridades e Diferenças

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo explorar a proposição de valor ao cliente presente no modelo de negócios das três grandes plataformas de e-hailing atuantes no mercado brasileiro: Uber, Cabify e 99. Exclusivamente nas modalidades de corridas individuais em carros particulares. Por meio de análise qualitativa de publicações acadêmicas e revistas, bem como dos sítios eletrônicos das empresas, foram identificados os modelos de agregação de valor de cada plataforma. Já a percepção dos consumidores foi realizada por meio de análise quantitativa de respostas obtidas em questionário eletrônico, respondido por 301 usuários. Ao fim dessa triangulação, identificou-se o proposto pelas organizações convergindo com a percepção dos clientes. Ainda que haja diferença entre as proposições de valor presentes nos modelos de negócios das três empresas, tais características não são marcantes o suficiente a fim de propiciar a geração de mercados específicos para a atuação de cada uma delas, e nem a fidelização dos consumidores a uma plataforma específica.

Autores:
Rachel costa monteiro - Fundação Getulio Vargas

Professor Orientador:
Carla Danielle Monteiro Soares

Clique para ler o PDF
A PRODUÇÃO COMO UM FATOR GERADOR DE VANTAGEM COMPETITIVA

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo a descrever a atuação da produção como parte da estratégia de uma empresa do setor alimentício do noroeste do Paraná, e mostrar a influência da produção na geração de vantagem competitiva. A fundação teórica buscou levantar os conceitos de estratégia, estratégia competitiva, vantagem competitiva e gestão da produção. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e foi composta pelo modelo de análise de conteúdo, coletado através de entrevista e observação não participante na empresa. De acordo com a teoria estratégica e a do modelo dos quatro estágios da função produção, foi possível fazer a conclusão de que a produção é tida como principal setor dentro da organização e está totalmente ligada as estratégias competitivas adotadas pela empresa, quanto a classificação no modelo dos quatro estágio, a empresa está em transição do estágio 2 para o estágio 3, ou seja, a empresa que está com total controle do seu ambiente interno é capaz de fazer comparações com o as suas concorrente e está em busca o melhor lugar no mercado.

Autores:
Andressa mioto batista - Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

Professor Orientador:
Julio Ernesto Colla

Clique para ler o PDF
Liderar para ter bons resultados: técnicas gerenciais e a cultura organizacional

Resumo:
Cada vez mais a administração tem o enfoque e aprimoramento na gestão como diferencial competitivo. Em um mundo globalizado em que a concorrência é acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, as empresas necessitam de colaboradores dispostos a darem o melhor de si para alçar os objetivos da empresa. Para que isso ocorra, há uma peça fundamental que liga essas duas pontes, objetivo da empresa e colaborador, é o líder. Sabendo disso, o objetivo desse trabalho é mostrar que a liderança é um dos principais fatores para alcançar resultado, contando com auxílios de ferramentas no processo de gerenciamento, cultura organizacional e enfoque no colaborador como peça fundamental para a organização. Para tanto é necessário conhecer quais ferramentas se encaixam melhor no seu modelo de gestão, para que assim possa aprimorá-la. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de artigos e livros científicos de vários autores. No desenvolver desse trabalho, foi possível perceber que são muitas as técnicas gerenciais que os líderes podem utilizar para melhor gerir a equipe e gerar resultado, cabendo a ele escolher melhor se encaixa na sua gestão.

Autores:
Viviane de jesus rosa - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Eduardo Teraoka Tofoli

Clique para ler o PDF
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESARIAL NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

Resumo:
A ética é parte fundamental para o sucesso profissional, pois é com ela que alcançamos a credibilidade desejada no ramo corporativo. Diante disso, a ética não é uma coisa que se aprende em uma classe profissional, e sim social. A postura ética, portanto, é de suma importância para vida profissional e manter as atitudes éticas faz com que os colaboradores alcancem a eficiência através da obediência à legislação e diretrizes da organização. Além disso, manter uma postura ética organizacional poderá levar o colaborador a conquistar seus sonhos, pois terá uma vida pautada em cumprir as regras fielmente. Teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre ética profissional e explicar a importância de manter a ética no ambiente de serviço. Para realizar o artigo foi utilizadas pesquisas diversas fontes sobre o assunto, ler sobre e entendê-lo melhor e pesquisas em sites e na biblioteca na Universidade.

Autores:
Ana lucia da silva pereira - unisalesiano

Professor Orientador:
Eduardo Teraoka Tofoli

Clique para ler o PDF
MELHORIAS NO LAYOUT E NOS MÉTODOS E PROCESSOS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA EMPRESA PAULINA SALGADOS

Resumo:
Processo produtivo é uma das áreas mais importantes das empresas de fabricação visto que é nela onde toda matéria prima que entra (input), é transformada, e sai com uma nova forma (output), ou melhor dizendo, como um novo produto. O presente artigo tem como objetivo buscar a melhoria da produtividade por meio do rearranjo do layout, dos métodos e dos processos produtivos da empresa Paulina Salgados. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva utilizando uma pesquisa semi-estruturada. Notou-se que, por ser administrada de forma empírica, os processos produtivos, o arranjo físico, os métodos e os processos não permitem o aproveitamento pleno da capacidade produtiva da empresa. Sendo assim, a produtividade da Paulina Salgados pode ser melhorada através de ações propostas que vão desde pequenas alterações nos métodos de produção até a alteração do layout da empresa. O resultado esperado com a implantação das ações propostas é o aumento da produtividade, redução dos custos e aperfeiçoamento dos processos.

Autores:
Almir de marafigo - Uniasselvi
Claudinei de jesus neumann - Uniasselvi
Eliezer salvador - Uniaseslvi
Jhony carlos dietrich - Uniasselvi

Professor Orientador:
Adriana Giovanela

Clique para ler o PDF
Análise de Viabilidade de um Empreendimento do Setor Moveleiro com Foco em Pallets Sustentáveis através de um Planejamento Estratégico

Resumo:
No mundo competitivo empresarial, a estratégia organizacional é a arte de planejar e executar planos de ações a fim de alcançar objetivos e metas determinadas que permitem a superação dos concorrentes. O Planejamento Estratégico é visto como fator importante para a gestão das organizações, todavia, o administrador do negócio a ser implementado necessita da compreensão dos fatores internos e externos a respeito deste tema. Neste artigo, foi usada uma versão estendida da Matriz SWOT para a realização do Planejamento Estratégico. Com efeito, após análises dos fatores internos e externos, chegou-se a um Índice de Favorabilidade do negócio igual a 68,35%, o que resultou na visão estratégica que influenciaram na recomendação de planos de ações.

Autores:
Míryan geisyan soares da rocha - Universidade Federal de Alagoas

Professor Orientador:
Thiago Bruno Melo de Sales

Clique para ler o PDF
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAER SOB A ÓTICA DA ESCOLA DE UPPSALA

Resumo:
A internacionalização é fator fundamental para que as empresas alcancem níveis cada vez maiores de competitividade perante seus concorrentes. Há diversas opções de estratégias de entrada nos mercados internacionais, como a exportação, licenciamento, joint venture, filiais e etc. A escola de Uppsala é uma corrente de pensamento que propõe a internacionalização como um processo de aprendizagem, na qual as empresas se desenvolvem em um mercado investindo recursos gradualmente através de quatro estágios: atividades de exportação irregulares, atividades de exportação por meio de representantes, escritório de vendas e produção local (JOHANSON; WIEDERSHEIM-PAUL, 1975). A empresa escolhida para estudo foi a Embraer, pois trata-se de uma empresa de grande relevância para a economia brasileira e um caso de internacionalização de sucesso. Constatou-se que no geral a Embraer seguiu o proposto por Uppsala, pois iniciou seu contato com outros países através da exportação, sendo suas primeiras aeronaves vendidas para o Uruguai em 1975. Outros países que a empresa passou a se relacionar também confirmam a teoria, visto que ocorreu de maneira incremental, como a internacionalização para o mercado americano, francês e chinês. Há uma divergência em relação ao proposto por Uppsala na internacionalização para Portugal, visto que esse país possui, segundo a teoria, uma menor distância psíquica, e, no entanto, a Embraer apenas entrou nesse mercado após haver se relacionado com países como China e Singapura, que possuem uma maior distância psíquica.

Autores:
Larissa da cunha modolo - Universidade Estadual de Campinas

Professor Orientador:
Prof. Dr. Bruno Brandão Fischer

Clique para ler o PDF

Estudos Organizacionais



A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINOLÂNDIA-SP.

Resumo:
A pesquisa proposta neste artigo visou identificar a importância do capital intelectual no desenvolvimento e na consolidação das empresas que comercializam artigos de vestuário no município de Divinolândia-SP. O capital intelectual é um ativo intangível que contempla os conhecimentos, habilidades e experiências das pessoas no âmbito organizacional, no qual se desenvolvem competências que agregam valores à organização e às pessoas que as constituem. Para tal foram utilizados os tipos de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, e as técnicas de captação de dados observação e entrevista. A realização deste trabalho justificou-se pela possibilidade de identificar e apresentar os benefícios da utilização do conhecimento para a sociedade, as empresas, e o município em que a pesquisa foi realizada, demonstrando que é essencial compreender que a informação e o conhecimento são recursos para transformar o mercado e o indivíduo, e responsáveis pela sobrevivência, consolidação e distinção de uma empesa frente às demais. Como resultados obteve-se a identificação de como o conhecimento é mensurado e considerado pelos gestores das empresas objetos de estudo, e da existência de estratégias utilizadas para monitorar o capital intelectual, a fim de utilizá-lo para o desenvolvimento e consolidação das mesmas.

Autores:
Anieli aparecida cunico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - campus Poços de Caldas

Professor Orientador:
Marialva Mota Ribeiro

Clique para ler o PDF
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS POLICIAIS MILITARES DE FRANCISCO SÁ – MG

Resumo:
Há evidências de que a maneira como o ser humano compreende/percebe sua vida no trabalho (satisfeito/insatisfeito), pode acarretar o seu desempenho no trabalho quanto a sua vida pessoal física e mental. A qualidade de vida no trabalho representa para as organizações uma melhoria na sua imagem perante a sociedade tanto interna quanto externa, podendo contribuir com aumento na produtividade e na qualidade dos serviços prestados pela organização, dentre outros, além de ser sempre um grande diferencial naquela empresa que busca a eficiência empresarial assim como também o desenvolvimento do trabalhador. Dessa forma constitui-se como objetivo geral deste estudo analisar o nível de Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos policiais militares do Batalhão da cidade de Francisco Sá – MG. A pesquisa é descritiva de caráter quali-quantitativo, com estudo de caso, cuja intenção é conhecer a profundidade de uma realidade definida, procurando respostas para perguntas ainda não respondidas. O estudo teve como resultado que na percepção dos policiais militares os mesmos se consideram satisfeitos em relação a sua Qualidade de Vida no Trabalho.

Autores:
Francisca mariana pereira de oliveira - FACULDADES SANTO AGOSTINHO

Professor Orientador:
ROBERTO RODNEY FERREIRA JUNIOR

Clique para ler o PDF
CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HELENA PRATES.

Resumo:
O estudo do clima organizacional tem como principal finalidade identificar os fatores que influenciam na produtividade dos funcionários e desempenho dos mesmos, possibilitando através de sua pesquisa verificar os pontos positivos e negativos dentro da organização. Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância do estudo do clima organizacional na Escola Estadual Professora Helena Prates, identificando fatores intervenientes do clima organizacional; tal como a necessidade de assinalar através deste estudo o estimula ao crescimento pessoal, profissional e melhoria do ambiente de trabalho. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e qualitativa com estudo de caso. Foi utilizada pesquisa através de levantamento de opinião, via questionário composto por 40 questões e aplicada para 47 professores da instituição. Para análise estatística dos dados, foi utilizada a planilha eletrônica Excel para a elaboração de tabelas e gráficos. O estudo nos permitiu determinar fatores que interferem no clima organizacional da instituição e traçar um perfil dos professores, estes predominantemente do sexo feminino (70,2%), com idade média de 31 a 45 anos, casados (48,8%), com escolaridade de Graduação/ Especialidade; trabalham em até 02 instituições de ensino (53,2%) e (76,6%) são dedicados apenas a profissão de docente. Os estudos revelaram que os profissionais se sentem parcialmente satisfeitos com o clima organizacional da instituição, onde 38% sentem que o seu trabalho é extremamente valorizado pela instituição. Mesmo com alguns fatores intervenientes negativos, pode-se concluir que a grande parte dos professores são motivados não pelo salário e sim pela força de vontade de educar os seus alunos.

Autores:
Josiane rodrigues pereira - FACULDADES SANTO AGOSTINHO

Professor Orientador:
ROBERTO RODNEY FERREIRA JUNIOR

Clique para ler o PDF
OBESIDADE E A DISCRIMINAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Resumo:
A área Gerenciamento dos recursos humanos das organizações ganha notoriedade no que diz respeito à contratação e retenção de pessoas talentosas no trabalho alinhando competências técnicas e comportamentais aos objetivos e resultados das empresas. Neste sentido, as competências individuais são mais importantes do que a aparência física, fator este que muitas vezes é motivo de eliminação do candidato no processo de seleção. Assim, a pesquisa buscou identificar a percepção dos profissionais sobre o quanto a obesidade afeta o desempenho profissional dos colaboradores. A metodologia utilizada foi um survey aplicado a alunos de uma universidade da cidade de Guarulhos – São Paulo e profissionais da área de Recursos Humanos apresentando um questionário com alguns cargos que exigem ensino superior e os cargos que não exigem ensino superior solicitando avaliar ―Em que grau a obesidade afeta a atividade desses profissionais‖. Foram coletadas 140 respostas no período de junho a agosto de 2017. Concluiu-se que para o grupo das profissões que exigem nível superior, os cargos Contador (47,86%) e Analista de Tecnologia da Informação (44,29%) obtiveram o maior índice de respostas positivas em que a obesidade não interfere no desempenho das atividades e o menor índice de tolerância foi para os cargos Instrutor de Treinamento com 24,29% seguido do Médico do trabalho com 30,71%. Para as funções que não exigem nível superior o maior índice de tolerância foi para o Operador de Telemarketing (51,43%) e a menor tolerância foi para Auxiliar de Limpeza e Assistente de manutenção de máquinas com 20% para ambos.

Autores:
JÚnior eduardo capusesera gomes - Centro Universitário Eniac

Professor Orientador:
Ma. Silvia Regina Guberovic

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DE UM MODELO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO AMÉRICA PLANOS DE SAÚDE

Resumo:
O presente trabalho faz uma abordagem sobre a estrutura organizacional através da análise do modelo organizacional das seis caixas de Weisbord (1976), a partir de um estudo de caso na empresa América Planos de Saúde. Metodologicamente, utiliza-se a pesquisa bibliográfica sobre o referido modelo e seus indicadores: objetivos, estrutura, relacionamento, recompensa, liderança e mecanismos úteis. Utiliza-se também, uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aos funcionários de como este modelo pode influenciar na estrutura organizacional da empresa. Os resultados do estudo de caso mostram a necessidade de uma atenção maior quanto às decisões dos objetivos das unidades de trabalho, quanto à divulgação do desenho da estrutura, quanto à resolução de conflitos e ao incentivo as tarefas. Apesar de estas intervenções serem necessárias no presente momento, o modelo organizacional das seis caixas de Weisbord mostra que no geral a organização está bem estruturada e está atingindo seus resultados e objetivos propostos.

Autores:
Jefferson alves da silva - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Tereza cristina pinheiro de lima - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Renato mendes silva - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Professor Orientador:
Dra. Tereza Cristina Pinheiro de Lima

Clique para ler o PDF
MULHERES PRETAS LÉSBICAS NO MERCADO DE TRABALHO EM SALVADOR: UM OLHAR INTERSECCIONAL

Resumo:
Historicamente a mulher sempre esteve presente no mundo do trabalho. Este artigo se propõe a caracterizar os desafios enfrentados pelas mulheres pretas lésbicas no mercado de trabalho em Salvador, sob um olhar interseccional, levando em consideração os mercadores sociais que as afetam. A pesquisa dialoga sobre pontos tais como: a discursão sobre diversidade organizacional como um aspecto estratégico, mas tenta mostrar um pouco da enorme lacuna, entre os discursos e as praticas organizacionais. Para isso utilizamos como metodologia de análise, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre Lefevre.

Autores:
Juliana de castro braz - Universidade do Estado da Bahia

Professor Orientador:
Tânia Moura Benevides

Clique para ler o PDF
O MERCADO LIVRE DE ENERGIA ESTUDO PARA A GESTÃO DA REDE DE SUPERMERCADOS SANTA CATARINA

Resumo:
A pesquisa teve como intuito estudar o Mercado Livre de Energia (ACL) na rede de Supermercados Santa Catarina. O objetivo do estudo foi verificar como ocorreu à migração desse insumo no setor supermercadista. Contando com um grupo de 19 lojas e 1 Centro de Distribuição entre o litoral catarinense e o vale do Rio Tijucas, o Supermercados Santa Catarina comercializa mais de 20 mil itens para um público de 840 mil clientes por mês. Quanto à metodologia se propõe uma pesquisa de caráter qualitativa, exploratória e com estudo de caso, ou seja, na referida rede atacadista, a qual teve seu nome substituído de modo a se resguardar perante os resultados apresentados. O esboço coletou os dados por meio de roteiro de entrevista e levantamentos na empresa, tratados pela análise de conteúdo. A migração para o mercado livre de energia ocorreu após os gestores analisarem a possibilidade de vantagens sobre o referido recurso à empresa, o ambiente onde o consumidor passa a ter a liberdade de escolher suas próprias fontes geradoras de energia, e de negociar preços. A redução da fatura é um dos principais motivos que levaram a empresa ao ACL. Apesar das dificuldades encontradas, a migração para o ACL colaborou para melhorar a tomada de decisões econômicas, papel da controladoria, sobre o recurso energia na empresa estudada.

Autores:
Juliana andressa negri - Faculdade Avantis
Aloisio grunow - Faculdade Avantis
Edemir manoel dos santos - Faculdade Avantis
Tania cristina chiarello - Faculdade Avantis
Adriana da silva - Faculdade Avantis

Professor Orientador:
Tânia Moura Benevides

Clique para ler o PDF
MÉTODOS DO PROGRAMA 5S E SEUS BENEFÍCIOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES DO RAMO HOSPITALAR.

Resumo:
A aplicação do programa 5s dentro das empresas tem grande importância no desempenho dos funcionários e no funcionamento da organização. No momento que a empresa realiza a implantação do programa 5s, o ambiente se torna mais propício para a execução do trabalho. A empresa investe em um conjunto de métodos que visam a eficiência, a segurança, conforto dos funcionários, ordem e maior produtividade, evitando assim problemas internos. Com tanto avanço tecnológico, as empresas passaram comportar mais funcionários, por isto a preocupação não é somente a lucratividade, mas também com o bem-estar de todos os envolvidos, que trabalham de modo que a empresa cresça aos longos dos anos. Sabendo disso, o objetivo desse trabalho foi demonstrar não somente os benefícios que o programa 5s apresenta, mas a forma de aplicação dentro de hospitais, sendo eles públicos ou particulares. Para atingir esse objetivo foi realizado uma pesquisa bibliográfica através de livros e artigos de vários autores. Com a realização da pesquisa foi possível analisar que o programa 5s quando aplicado no ramo hospitalar o ambiente se torna mais organizado e limpo, o rápido atendimento evita filas de espera e o estresse do pacientes e cada caso apresentado será encaminhado para a área correta para as consultas, finalizando assim, o atendimento de forma rápida e eficaz.

Autores:
Isabela regina carvalho da silva - UNISALESIANO LINS
Eduardo teraoka tofoli - UNISALESIANO

Professor Orientador:
Eduardo Teraoka Tofoli

Clique para ler o PDF
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA FEI

Resumo:
Constata-se que a comunicação empresarial vem sendo um relevante fator para o progresso e competitividade das organizações como um meio de transmitir seus objetivos e alinhá-los com as expectativas dos públicos internos. Logo, este estudo de caráter exploratório surge com o propósito de compreender as percepções de estudantes – diversos cursos – do Centro Universitário da FEI relacionados aos processos de comunicação empresarial nas organizações das quais eles desempenham suas atividades profissionais, para isso foi utilizado como ferramenta de pesquisa um focus group realizado no mês de outubro de 2017. Os resultados obtidos indicam que apesar de compreenderem que a comunicação empresarial possui fundamental importância para a sustentabilidade das organizações e para o bom desempenho dos colaboradores, os estudantes não se sentem responsáveis pelo processo tornando-o por vezes falho e/ou incompleto. Palavras-chaves: Comunicação organizacional; Estudantes; Vantagem competitiva.

Autores:
Francisca iêda de oliveira medeiros - Centro Universitário da FEI

Professor Orientador:
Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva

Clique para ler o PDF
SOCIABILIDADES NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE SIMBÓLICA EM DUAS COOPERATIVAS DE SEPARADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA REGIÃO SUDESTE

Resumo:
Este artigo, produzido a partir de um dos projetos realizados por estudantes do Programa de Educação Tutorial de uma universidade brasileira, tem por objetivo desvendar os significados das formas de organização espacial do trabalho da cooperativa na visão de separadores de materiais recicláveis, relacionando-os às formas de sociabilidade manifestas nas organizações. Foram estudadas duas associações, por meio de uma pesquisa de estratégia qualitativa, com o uso das técnicas de observação sistemática cujos registros foram realizados via protocolo de observação e tratados via análise de conteúdo. As observações ocorreram durante os meses de março e abril de 2018. Os achados apontam para quatro núcleos de significados centrais: um espaço dividido, um espaço personalizado, um espaço de conflito e um espaço de produção. Para além das categorias tradicionais já previstas na literatura em relação ao espaço dividido, que obedece a uma lógica ambígua e simultânea de organização e desorganização, e em relação ao espaço de produção, têm-se as categorias do espaço personalizado e do espaço de conflito, que revelam sobremaneira aspectos subjetivos da organização do espaço relacionados às sociabilidades ocorridas. Por fim, mostram-se como as categorias se encontram profundamente imbricadas, de maneira que os significados relacionados ao espaço encontram-se sobrepostos, em uma rica dinâmica que evidencia as complexidades da vida organizacional nas associações estudadas. Palavras-chave: espaço organizacional, sociabilidade, simbolismo organizacional

Autores:
Marcus vinicius gomes - Universidade Federal do Espírito Santo
Henrique gava serrano - Universidade Federal do Espírito Santo
Ester dos santos cerqueira - Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Orientador:
Letícia Dias Fantinel

Clique para ler o PDF
PROPOSIÇÃO DE UM PLANO SUCESSÓRIO PARA EMPRESA CONESUL – EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS

Resumo:
A empresa familiar pode ser conceituada como uma organização formada por membros da mesma família frente à administração dos negócios, irmãos, pais, filhos, netos, etc. Geram oportunidades de emprego e contribuírem para a economia do Brasil. Inicia-se de uma ideia, uma oportunidade e crescem com esforço e dedicação passado de geração a geração. O objetivo deste trabalho é propor um plano de sucessão de gestão para empresa familiar Conesul. Para que o processo seja feito de forma correta, é preciso que a empresa crie meios formais e legais para administrar com transparência, responsabilidade e ética entre todos os envolvidos na empresa, proporcionando decisões que possam oportunizar cada vez mais seu crescimento. A metodologia aplicada foi pesquisa descritiva explicativa, pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, utilizado como instrumentos de coleta de dados o questionário aplicado aos possíveis sucessores e a entrevista com um dos proprietários da empresa. Mediante a análise dos dados percebeu-se que a empresa não possui um planejamento para o processo sucessório e os possíveis sucessores a falta de qualificação na área administrativa. Diante disso, sugere-se à empresa a contratação de consultoria e serviço de Coach, para auxiliá-los na elaboração do planejamento sucessório, na formação do conselho familiar e no direcionamento de cursos e treinamentos para os membros da linha sucessória, contribuindo para um processo de mudança eficaz, transparente e que não comprometa o crescimento da mesma.

Autores:
Hellen portillo - CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS - UDC
Kellen portillo - CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATA - UDC

Professor Orientador:
ALCINA MARIA RODRIGUES FRESTA, Me

Clique para ler o PDF
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PANORAMA DE PUBLICAÇÕES SOBRE SISTEMAS E MÉTODOS DE GESTÃO DA PERFORMANCE ORGANIZACIONAL

Resumo:
A realidade econômica e social demanda das organizações atividades de gestão que visam a eficiência das operações e a eficácia no mercado de atuação. Utilizar preceitos da gestão de performance é uma estratégia significativa, pois esta se caracteriza como um processo que visa gerenciar efetivamente uma organização a fim de atingir os objetivos organizacionais e gerar os resultados planejados. Fundamentado nisso, esta pesquisa teve como objetivo delinear um panorama da produção científica sobre gestão de performance, tendo em vista métodos, sistemas e modelos e utilizando-se da análise bibliométrica como método de pesquisa. Os dados foram extraídos da base de dados denominada Web of Science. Os resultados apontam que os anos com mais publicações são 2009 e 2013; a maior quantidade de citações a estes artigos ocorreu em 2016 com 69 citações; não existem autores que concentram um expressivo número de publicações; existe uma distribuição quase que igualitária entre as universidades cujos autores mais estudaram o assunto; Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica são os países em que houve maior quantidade de publicação dos artigos; o periódico que detém o maior número de publicações é o International Journal of Human Resource Management; os editores que mais tiveram publicações são Routledge Journals e Emerald Group Publishing Limited; e todos os artigos se encontram na categoria Management da Web of Science e na área Business & Economics desta base de dados.

Autores:
Juliana duarte ferreira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santa Rosa

Professor Orientador:
Adriano Wagner

Clique para ler o PDF
Geração Milênio e conflitos entre gerações no ambiente organizacional

Resumo:
Atualmente muito se fala sobre a geração do milênio, formada por jovens profissionais que estão iniciando suas carreiras e futuros profissionais que ocuparão posições no mercado de trabalho após o ano de 2020, também sobre a gestão estratégica das organizações no que se refere a adaptação à esses novos profissionais, tendo em vista que tão logo não serão baseadas não somente em seu produto de portfólio, mas sim, em seus recursos humanos, que estarão aptos para lidar com os avanços tecnológicos, serão altamente criativas, focadas nos resultados, disponíveis às 24 horas para atender demandas impostas, interessados na criação e estruturação de uma carreira. Entender esta tendência contribuirá ainda mais para o fortalecimento nos processos de gestão. Sendo assim, o presente artigo visa entender a geração milênio (gerações Y e Z), por meio de projeções de futuro em relação ao mercado de trabalho, analisando as habilidades mais solicitadas nos próximos anos, os conflitos intergeracionais dentro das organizações e suas causas, visando a busca por métodos de gerenciamento geracional efetivos e que saibam explorar os múltiplos perfis dentro das equipes, como mentoring, mentoring reverso e mentoring anônimo. Para isso também será apresentada uma pesquisa de campo com alunos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus São José para medir a intensidade de comportamentos, atitudes e motivações quanto as perspectivas com relação à carreira profissional de cada uma das gerações. Palavras chave: Geração do Milênio, gestão estratégica, conflitos intergeracionais.

Autores:
Giovana agostinho ciccolani - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Campus São José

Professor Orientador:
Nasser Mahmoud Hasan

Clique para ler o PDF
Um estudo sobre a importância da Gestão de Estoques

Resumo:
O estoque é uma parcela do capital da empresa que se acaso não obtiver giro, pode se tornar um ônus para a empresa. Muitas vezes, o gestor que atua neste departamento não gerencia adequadamente, fato este que pode resultar em problemas como a perda de itens, assim como excesso ou falta de quantidades. Diante deste cenário, o objetivo deste artigo é descrever como o gerenciamento do estoque deve proceder, com vistas a obter o menor custo com vistas a não comprometer o capital investido. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, resgatando os principais conceitos inerentes ao gerenciamento de estoques. Após a conclusão da pesquisa, constatou-se que controlar a gestão do estoque é fundamental, pois ele representa dinheiro e consequentemente lucro. Por isso, controlar o estoque de maneira correta pode evitar que a empresa passe por situações complicadas. A gestão de estoque é essencial para apoiar os propósitos de toda empresa: lucro e satisfação dos clientes. Quem controla o estoque consegue ter os melhores preços, atender mais rápido e ter qualidade no serviço.

Autores:
Carlos eduardo leme - Centro Universitário Católico Salesiano Lins

Professor Orientador:
Nasser Mahmoud Hasan

Clique para ler o PDF
ENVOLVIMENTO COM OS DIREITOS HUMANOS DOS SERVIDORES DESSE SEGMENTO: EFEITOS DAS IDEOLOGIAS E IMPACTO NA MOTIVAÇÃO

Resumo:
Pesquisas apontam que a motivação na administração pública parece estar ligada à promoção do bem comum e ao sentido que o servidor vê no seu próprio trabalho. O objetivo da presente pesquisa é o de investigar relações entre a motivação de servidores de uma secretaria de direitos humanos e a representação que eles têm dos direitos humanos, a partir de três diferentes binômios, propostos por Spini e Doise: Governamentalistas (acreditam fortemente em ações governamentais na aplicação dos direitos humanos) & Personalistas (acreditam fortemente na aplicação dos direitos humanos no nível individual); Céticos (não acreditam na eficácia dos direitos humanos) & Defensores (acreditam na eficácia e são favoráveis aos direitos humanos) e Concretos (atenção voltada à dimensão empírica) & Abstratos (atenção voltada à dimensão utópica). Como método para coleta dos dados, foi utilizada a pesquisa semi-estruturada, para posterior análise conceitual a partir dos conceitos de representação dos direitos humanos e motivação. Os principais resultados apontam que os indivíduos abstratos e céticos mostraram-se motivados (independente da posição governamentalista/personalista) e que os que se consideram desmotivados mostram perfil predominantemente personalista, concreto e cético.

Autores:
Victor alexandre de abreu lima - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Professor Orientador:
Professor Dr. Augusto Galery

Clique para ler o PDF
AS FASES DO ESTRESSE: UMA ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Resumo:
Este estudo tem como objetivo identificar quais são os níveis de estresse existentes e vivenciados por estudantes de nível superior de diversos cursos que se encontram realizando atividades de estágio supervisionado. Uma vez que se encontram imersos no mundo da graduação, os estudantes por sua vez irão em algum momento se submeterem a realização de um estágio supervisionado, atividade de ensino que acompanha o projeto pedagógico de seu curso e visa proporcionar ao estudante a aprendizagem de competências próprias de sua atividade profissional. Por vez, encontrar-se diante de estágio e graduação, faz-se necessário o gerenciamento do tempo de uma maneira a qual pode exigir comportamentos que demandem grande esforço, responsabilidade e dedicação os quais podem ultrapassar seus limites, causando reações como o estresse. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL) padronizado por Lipp e Guevara (1994). A amostra de 73 participantes caracterizou-se por indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária dos 16 aos 30 anos que, além de estudar se encontram realizando estágio. Verificou-se que participantes do sexo feminino se encontram em alguma fase do estresse mais do que os homens e que, o fato de realizarem deslocamento do estágio para a universidade, contribui para níveis mais elevados de estresse. Portanto, uma vez identificado à incidência de altos níveis de estresse em estagiários, julga-se ser necessário um maior detalhamento das causas e efeitos deste como também a inserção de meios preventivos que possam melhorar a qualidade de vida dos estudantes influenciando assim, o seu melhor desempenho.

Autores:
Camila lima moreira - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Fábio nunes cerqueira - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Maria dos santos pereira - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Sabrina guimarães faria - Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor Orientador:
Adriana Ventola Marra

Clique para ler o PDF
PERCEPÇÕES DOS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Resumo:
Resumo O presente estudo tem como objetivo compreender como os docentes, técnicos e diretores do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV/CAF), percebem alguns elementos culturais – artefatos visíveis, crenças, estórias e mitos, heróis, normas, processos de comunicação, valores e ritos – contrastando com a visão da instituição. O estudo considera a subjetividade e heterogeneidade do indivíduo, passível de influenciar na percepção dos elementos culturais. Busca-se entender como as distintas visões dos componentes contribuem para a formação da cultura da organização. Para tanto, entende-se como cultura organizacional o conjunto dos elementos culturais aprendidos e alicerçados evidentes nas práticas cotidianas de uma organização. A pesquisa tem caráter qualitativo e descritivo, fundamentada em entrevistas semiestruturadas, constituídas por duas fases: na primeira, foram realizadas doze entrevistas para entender as percepções gerais dos membros, e na segunda foram realizadas seis entrevistas para aprofundar o estudo dos elementos da cultura organizacional. Observou-se que as percepções dos membros sobre os elementos culturais em alguns momentos são comuns, porém, foram poucos os que assimilaram com aquilo que a instituição propõe em seus canais de divulgação. Ou seja, a organização apresenta alguns dados culturais que não condizem com a realidade atual e a percepção de seus membros. Entendendo tais percepções, as organizações podem realizar ações mais efetivas para melhorar questões que ainda podem ser consideradas falhas. Palavras-chave: Cultura organizacional; Universidade; Elementos culturais.

Autores:
Thaís taveira condé - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Josué eduardo gomes da silva - Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor Orientador:
Adriana Ventola Marra

Clique para ler o PDF
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO BASEADO NA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES, CHEFES DE SECRETARIA E MAGISTRADOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo:
O desempenho é um construto de fundamental importância no contexto organizacional, em que os resultados alcançados podem designar o sucesso ou fracasso de uma organização, estando inteiramente ligado a sua produtividade. Segundo Dutra (2004), no contexto organizacional contemporâneo, a busca pela competitividade tem exigido das organizações preocupações permanentes com os sistemas de avaliação de desempenho. Dessa maneira, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar o nível de desempenho organizacional, com base na percepção dos servidores, chefes de secretaria e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, órgão competente do Poder Judiciário. Para o alcance desse objetivo, a pesquisa, que se classifica como exploratória e descritiva, utiliza a estratégia de estudo de caso, já que representa o estudo de uma realidade única. Para isso, foi aplicado um total de 1.123 questionários, divididos para cada público-alvo. A partir dos dados colhidos, foi possível avaliar a percepção do desempenho e do reconhecimento desses três cargos, através da análise por meio de cargas fatoriais e índices de contribuição. Sendo assim, a pesquisa permitiu identificar quais aspectos da temática do desempenho organizacional estão ocorrendo adequadamente e quais necessitam da implementação de melhorias futuras e estudos mais aprofundados.

Autores:
Ana luiza porpino mafra - UFRN

Professor Orientador:
Joannes Emmanuel Dantas e Rodrigues de Lima

Clique para ler o PDF
AMBIENTE DE TRABALHO: PERCEPÇÕES DOS TERCEIRIZADOS ATUANTES NO SETOR PÚBLICO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Resumo:
RESUMO Este trabalho discute a percepção dos terceirizados do setor público em seu ambiente de trabalho. Os estudos existentes apresentam comparativos entre trabalhadores terceirizados e efetivos, e os preconceitos que este trabalhador pode enfrentar dentro de sua realidade, mas pouco é discutido nesses estudos sobre a visão dos terceirizados no setor público. Foi realizada uma pesquisa sobre a percepção dos mesmos sobre seu ambiente de trabalho utilizando os fatores identificados por Stephen Robbins: perceptor, alvo e situação. Foram pesquisados 103 prestadores de serviços de limpeza e controladores de acesso atuantes no setor público do Estado de São Paulo. As respostas foram tabuladas de acordo com cada variável utilizada na coleta, com a finalidade de descrever a percepção dos terceirizados sobre o ambiente de trabalho na empresa contratante. Os resultados obtidos indicam que os terceirizados enxergam positivamente sua interação no ambiente de trabalho. Palavras chave: Terceirização, ambiente de trabalho, percepção.

Autores:
Maressa ibanez duarte - Centro Universitário Adventista de Ensino - UNASP
Jonatas da silva braz - Centro Universitário Adventista de Ensino - UNASP

Professor Orientador:
Walter Rubini Bonelli

Clique para ler o PDF

Finanças



IMPACTO DA TAXA DE ADMINISTRAÇÃO E DO TAMANHO DO FUNDO NA PERFORMANCE FUTURA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

Resumo:
Os resultados mostram que fundos com maiores recursos possuem maior poder de barganha e conseguem diluir as taxas de administração. Há também relação positiva da idade com a performance futura. Assim, para alguns fundos seria possível inferir sua performance futura observando o seu tamanho, experiência e estrutura de custos. Estudo teve como objetivo estudar o impacto do tamanho dos fundos e de seus custos e taxas de administração cobrados de seus cotistas. Diante a importância cada vez maior da indústria de fundos de investimento na economia e no mercado nacional, questões sobre fatores que influenciam no desempenho de fundos de investimentos começam a ganhar destaque nas áreas de pesquisas. Os resultados do estudo comprovam os efeitos do tamanho de fundos nos caso de empresas brasileiros, questão que ainda não se obtém uma resposta homogenia na literatura, bem como o impacto da idade do fundo e das taxas administrativas cobradas pelos gestores em seu desempenho. Para este estudo foram utilizados dados contábeis de 113 fundos brasileiros no período de agosto de 2014 até fevereiro de 2017 obtidos na base de dados do da Comissão de valores Mobiliários e ANBIMA. A metodologia do estudo foi análise quantitativa/qualitativa através de análises gráficas e de regressões lineares do retorno em excesso dos ativos, obtidos pelo modelo Capital Asset Pricing Model. Para este trabalho foi utilizado software R e tomou como base nível de significância de 5%. Palavras-Chave: Fundos, Performance, Taxas

Autores:
Daniel pereira alves de abreu - UFMG

Professor Orientador:
Robert Aldo Iquiapaza Coaguila

Clique para ler o PDF
ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS BRASILEIRAS DURANTE A CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA ATRAVÉS DE ANÁLISE FATORIAL

Resumo:
A crise econômica e política brasileira tem impactado vários setores da economia nacional. O presente trabalho tem o objetivo de estudar a evolução do setor financeiro bancário nacional durante o período de 2010 a 2017 com base na análise de indicadores de desempenhos dessas instituições. Para simplificar a análise, foi utilizada a Análise Fatorial para restringir o número de análises. Neste trabalho, a análise fatorial utilizada foi a exploratória e ortogonal, com método de extração o de Componentes Principais e com critério de seleção de fatores sendo o Critério de Kaiser. Já quanto à validação, foram utilizados os teste de Bartlett e Kaiser-Meyer-Olkim. Foram gerados seis fatores com base nos 20 indicadores selecionados dentre indicadores de liquidez, capital e risco, rentabilidade e fluxos de caixa. Analisando os seis fatores criados, foi possível concluir que nos anos de 2012 a 2015 foram anos turbulentos para o setor, onde os valores dos fatores sofreram alterações bruscas de um ano para o outro, sendo restabelecido nos anos seguintes variações mais suaves. Entretanto percebe-se também que o setor ainda está em recuperação, restando ainda alguns reflexos da crise

Autores:
Daniel pereira alves de abreu - UFMG

Professor Orientador:
Robert Aldo Iquiapaza Coaguila

Clique para ler o PDF
Determinantes micro e macroeconômicos do retorno das ações de empresas do agronegócio brasileiro

Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar as variáveis micro e macroeconômicas que afetam o retorno acionário das empresas de capital aberto do agronegócio brasileiro, negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Para alcançar esse objetivo, foi obtida uma amostra de 15 empresas do setor do agronegócio do consumo não-cíclico. Os dados contábeis foram obtidos das Demonstrações Financeiras Anuais de cada empresa e as variáveis macroeconômicas foram extraídas das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Central do Brasil (BACEN). Aplicou-se o modelo de Dados em Painel, balanceado, e testes para a especificação para autocorrelação (Teste de Wooldridge), heterocedasticidade (Teste de White) e multicolinearidade (Fator de Inflação da Variância). Os testes detectaram a presença apenas da heterocedasticidade, que foi corrigida com a aplicação do Modelo de Mínimos Quadrados Generalizados. Após tais ajustes, os resultados indicaram que existem três variáveis que impactam o retorno das empresas do agronegócio: Produto Interno Bruto (PIB), Inflação (IPCA) e a Taxa de Câmbio (TXC). As variáveis microeconômicas escolhidas, Retorno sobre Ativos (ROA) e Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), não apresentaram influência sobre os retornos dessas ações.

Autores:
Glads rabelo rodrigues - Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Orientador:
Wagner Moura Lamounier

Clique para ler o PDF
NEGOCIAÇÃO AUTOMATIZADA BASEADA EM ANÁLISE GRÁFICA – FIBONACCI E PARABOLIC SAR

Resumo:
O estudo teve como intuito a compreensão da análise técnica (também conhecida como análise gráfica) a partir dos indicadores gráficos Fibonacci e Parabolic SAR. Sendo assim, o objetivo do trabalho é operacionalizar estratégias de negociação automatizada através de robôs de investimentos com base nesses indicadores. A metodologia utilizada partiu de testes de diversos cenários para posteriormente comparar seus resultados em relação à estratégia de buy and hold. Os cenários se divergiam em relação à utilização de fatores de riscos, timeframes e níveis Fibonacci. Como resultado, conclui-se que a utilização da analise gráfica por meio da negociação automatizada pode resultar em lucros acima da estratégia buy and hold. Entretanto, a utilização desse método de negociação apresenta um alto nível de volatilidade.

Autores:
Alexandre martins carvalho - Universidade Federal de Uberlândia

Professor Orientador:
Dr. Flávio Luiz de Moraes Barboza

Clique para ler o PDF
ANÁLISE FUNDAMENTALISTA DE AÇÕES APLICADA À FIBRIA CELULOSE S.A.

Resumo:
Neste artigo objetiva-se apresentar os índices mais utilizados para análise fundamentalista de ações no mercado financeiro. A análise fundamentalista relaciona-se diretamente com a administração financeira e depende das demonstrações contábeis para resumir ao investidor a real situação da empresa. A escolha das ações certas é crucial para mitigar os riscos e montar uma carteira diversificada, buscando sempre o horizonte de longo prazo, pois, no curto prazo existem outros fatores que são responsáveis pela oscilação dos preços do ativo, que não são de fácil previsão. Observando os indicadores de endividamento, liquidez e retorno, além dos diversos fatores de risco presentes na empresa analisada, o investidor possui a árdua tarefa de interpretar o contexto que se encontra o ativo em relação à situação econômica da empresa, para avaliar possíveis oportunidades de compra e venda da ação. Uma análise precisa e bem avaliada pode ser a chave para o sucesso do investidor que aposta na estratégia de longo prazo, identificando as melhores oportunidades de compra na baixa e as melhores oportunidades de venda na alta, realizando comparações frequentes com as situações passadas da empresa, fazendo previsões em seu fluxo de caixa e avaliando suas concorrentes do mesmo setor. Portanto, neste contexto, com pesquisa realizada com fundamentação teórica buscada em bibliografia disponível e através de uma análise detalhada em uma empresa real pretende-se apresentar os principais indicadores utilizados para analisar ativos no mercado de ações brasileiro e, posteriormente exemplificar a análise dos índices na situação que se encontra a empresa Fibria Celulose S.A.

Autores:
Rafael gamba costa - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Irso Tófoli

Clique para ler o PDF
A RELEVÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES

Resumo:
Atualmente as empresas de todos os tipos de porte estão precisando ter uma administração financeira muito abrange, sendo que a organização tendo uma forte gestão financeira ela pode ter uma visão holística sobre a mesma. Neste trabalho conceitua as diversas ferramentas da gestão financeira como balanço Patrimonial, DRE, Fluxo de caixas os índices e as análises para a organização ter uma breve noção sistemática sobre o uso das ferramentas financeiras, sendo que a empresa deve usar o Balanço, DRE e fluxo de caixas com os diversos índices existentes para a empresa abrir a visão do que realmente está acontecendo em sua empresa, tendo consciência do que está acontecendo no momento atual da empresa. Portando se elas não usaram as ferramentas contribui para uma má administração ou de caída da empresa. Este artigo é feito através de uma revisão bibliográfica através de diversos livros da área financeira e pesquisado em vários sites abrangentes, Visando os melhores conceitos financeiros aplicados neste trabalho.

Autores:
Robson jose ferreira dos santos - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Irso Tófoli

Clique para ler o PDF
A UTILIZAÇÃO DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA RENTÁVEL À ORGANIZAÇÃO

Resumo:
Este artigo destina-se ao estudo da departamentalização de produtos dentro de uma empresa, bem como a sua importância na área de vendas. Da mesma forma, é conceituada a departamentalização de produtos, isto é, organização por famílias de produtos e suas principais aplicabilidades no setor, abordando a necessidade de separar ambientes de disposição dos produtos e tornar o ambiente de vendas mais prático, acessível e mais atrativos aos clientes, com consequente aumento da rentabilidade da empresa. Esta prática proporcionará ao gestor a oportunidade de identificar qual família de produtos é mais rentável, qual apresenta maior rotação facilitando as tomadas de decisão e direcionamento dos esforços de vendas para aqueles de maior rentabilidade e eliminando estoques e esforços dos menos rentáveis. Através de pesquisa bibliográfica, associando a técnica de separar produtos por família, considerando uma departamentalização por produtos a cálculos de rentabilidade e giro de estoques pode-se perceber a empresa atingirá melhores resultados.

Autores:
Rafaela da silva marcílio - Centro Universitário Católico Salesiano Auxililium

Professor Orientador:
IRSO TÓFOLI

Clique para ler o PDF
SIMULAÇÃO DE HEDGE PARA GESTÃO DE RISCO PARA PRODUTORES DE GADO DE CORTE DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO

Resumo:
A pecuária de corte é parte importante da economia brasileira e variações nos preços de determinados produtos podem impactar toda a cadeia produtiva do país. Para aprimorar a gestão de risco em produções frágeis à flutuações nos preços de commodities o uso de derivativos para realização do hedge é uma ferramenta conhecida em outros países. No entanto, no Brasil, o conhecimento técnico necessário é inacessível para produtores de pequeno e médio porte, os quais tem suas margens de lucro dependentes do preço de sua commodity. No Triângulo Mineiro a presença da pecuária é forte, assim é preciso que os produtores tenham em mente as alternativas que existem para mitigar seus riscos para a tomada de decisão. Com isso, a simulação de hedge objetiva demonstrar possíveis resultados que a operação financeira pode obter enquanto elucida também as adversidades da ferramenta para o produtor. Devido ao período escolhido na simulação os resultados foram positivos para o uso da ferramenta e apresentaram uma boa alternativa, no entanto foi destacado o impacto dos custos e a possibilidade de reservas para realizar a operação.

Autores:
Arthur delgado da silva - Universidade Federal de Uberlândia

Professor Orientador:
Flavio Luiz de Moraes Barboza

Clique para ler o PDF
Aplicação e Análise Comportamental dos Indicadores Financeiros

Resumo:
No mundo de hoje, com o avanço tecnológico e do conhecimento humano, mais que nunca, há a necessidade de tomar decisões corretas em qualquer âmbito da vida. Decisões corretas são um dos princípios para aqueles que almejam o sucesso, independente da área. No âmbito financeiro, portanto, também se deve mensurar corretamente os resultados, os valores de caixa, as entradas e saídas, as aplicações e resgates para conhecimento necessário a fim de estabilizar a empresa financeiramente fazendo-a enriquecer progressivamente. Com isso, surgiram-se os Indicadores Financeiros, que são uma espécie de bússola para os administradores que desejam se orientar de como a empresa está navegando. Os Indicadores Financeiros são extremamente importantes para as análises e tomadas de decisões, pois, com ele pode-se evidenciar grupos de contas que precisam ser evidenciados com urgência e, grupos de contas onde há certo equilíbrio financeiro, visto que, há abrangência em torno dos endividamentos, liquidez, rentabilidades e as atividades que a empresa exerce tais como a de receber de clientes e pagar os fornecedores. Estes Indicadores fornecem transparência em relação aos grupos separadamente e uma visão geral, de como uma organização pode-se prosseguir visando a exposição de sua situação econômico-financeira.

Autores:
Jean lucas nogueira da silva - Centro Universitário UniSALESIANO Lins

Professor Orientador:
Flavio Luiz de Moraes Barboza

Clique para ler o PDF
A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO NO RELACIONAMENTO EMPRESARIAL

Resumo:
Em uma realidade onde as empresas buscam por maior desenvolvimento e por gerar lucros de forma com que as coloquem à frente no mercado, torna-se necessária a utilização de técnicas para que essas conquistas sejam alcançadas. Uma das técnicas mais utilizadas para alavancagem das vendas como forma de aperfeiçoamento e geração de lucros, é a concessão de crédito. Esta operação envolve inúmeros riscos, sendo de grande relevância a inadimplência. A inadimplência significa o não cumprimento da obrigação por parte do tomador do crédito, no prazo compromissado e sua frequência se tornará um grande problema para a empresa. Para a prevenção da inadimplência é utilizada a análise de crédito para reduzir os riscos da operação. É necessária também a gerência de regras e políticas para serem utilizadas para a prática do negócio, variando de pessoa para pessoa, não podendo ser utilizada uma “receita” para todos os clientes, pois cada um apresentará um tipo de comportamento. Por meio de pesquisa bibliográfica objetivou-se analisar a relevância da concessão de crédito para fortalecimento da relação empresa/cliente.

Autores:
Caroline faben brumati - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

Professor Orientador:
IRSO TÓFOLI

Clique para ler o PDF
Administração financeira é o melhor caminho

Resumo:
Esse artigo tem como principal objetivo apresentar algumas ferramentas que permitem ajudar no dia a dia do administrador. Administração financeira é importante na tomada de decisão, e para um planejamento futuro, descreve de forma simples as ferramentas, como fazer uma analise, o quanto é importante um fluxo de caixa, a importância de alguns índices e suas finalidades, como administrar seu estoque, necessidade de capital de giro e planejamento financeiro, algumas explicações do triangulo financeiro, falou –se também de payback, e como fazer um investimento mais seguro de modo que tenha um retorno financeiro. A metodologia de sustentação foi por meio de revisão bibliográfica.

Autores:
Larissa erica sgarbi - Unisalesiano Lins

Professor Orientador:
IRSO TÓFOLI

Clique para ler o PDF
APLICAÇÃO E ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS INDICADORES FINANCEIROS

Resumo:
No mundo de hoje, com o avanço tecnológico e do conhecimento humano, mais que nunca, há a necessidade de tomar decisões corretas em qualquer âmbito da vida. Decisões corretas são um dos princípios para aqueles que almejam o sucesso, independente da área. No âmbito financeiro, portanto, também se deve mensurar corretamente os resultados, os valores de caixa, as entradas e saídas, as aplicações e resgates para conhecimento necessário a fim de estabilizar a empresa financeiramente fazendo-a enriquecer progressivamente. Com isso, surgiram-se os Indicadores Financeiros, que são uma espécie de bússola para os administradores que desejam se orientar de como a empresa está navegando. Os Indicadores Financeiros são extremamente importantes para as análises e tomadas de decisões, pois, com ele pode-se evidenciar grupos de contas que precisam obter certa urgência e, grupos onde há um equilíbrio financeiro, visto que, estes Indicadores auferiam abrangência em torno dos endividamentos, liquidez, rentabilidades e as atividades que a empresa exerce tais como a de receber de clientes e pagar os fornecedores. Eles fornecem, também, transparência em relação aos grupos separadamente e uma visão geral, de como uma organização pode-se prosseguir visando à exposição de sua situação econômico-financeira.

Autores:
Jean lucas nogueira da silva - Centro Universitário UniSALESIANO Lins

Professor Orientador:
IRSO TÓFOLI

Clique para ler o PDF
MÉTODOS DE CUSTEIO ADOTADOS NA APURAÇÃO DE GASTOS HOSPITALARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo:
Com o mercado cada vez mais competitivo, a gestão de custos tem-se mostrado um importante instrumento na tomada de decisão pelos gestores, especificamente, na unidade de saúde onde se busca a eficiência na realização dos procedimentos hospitalares a partir do gerenciamento dos gastos. A presente pesquisa teve como finalidade identificar os métodos de custos adotados na apuração de gastos hospitalares na avaliação econômica. A partir dos critérios de busca e de seleção, onde foram selecionados 649 títulos e submetidos a três filtros. O primeiro foi à leitura do título, resumo e palavras-chave, o segundo foi leitura da introdução e conclusão e o terceiro a leitura do artigo completo. Com base na análise, observou-se que 56% dos artigos não identificaram claramente a metodologia de custo a ser adotada, podendo influenciar negativamente nos resultados esperados dos estudos, ou até mesmo pode ser considerado um limitador, reduzindo a possibilidade de comparação dos métodos de custeio adotados na apuração, a fim de identificar a melhor forma de apuração para aquele determinado produto ou atividade, enquanto que 44% foram identificados os métodos de custeio. Além disso, o método mais utilizado foi o custeio direto ou variável com 16 ocorrências.

Autores:
Maurílio arruda de araújo - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Telma lúcia de andrade lima - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Marcos felipe falcão sobral - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Alessandra carla ceolin - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Orientador:
Telma Lúcia de Andrade Lima; Marcos Felipe Falcão Sobral; Alessandra Carla Ceolin

Clique para ler o PDF

Gestão de Pessoas



A RELAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES BABY BOOMERS,X,Y,Z E OS PERFIS COMPORTAMENTAIS DE NED HERRMANN.

Resumo:
Gerenciar o capital intelectual de sua organização. E este é um dos grandes desafios de muitos profissionais da área de recursos humanos. Portanto, ter ferramentas que ajudem neste processo é muito importante, assim como saber a geração predominante em sua organização e saber também um perfil comportamental dominante ajuda nesta gestão. Neste sentido, foi levantado o seguinte questionamento: Qual das gerações (baby boomers, X,Y ou Z) possui mais características com os quatro perfis de Ned Herrmann (águia, lobo,tubarão,gato)? Identificar qual das gerações é mais predominante nas organizações, quais os perfis comportamentais e a sua relação foram os objetivos deste estudo. A metodologia aplicada foi qualitativa pois um dos objetivos é encontrar relação entre as gerações e o perfil comportamental de Ned Herrmann, exploratória e estudo de campo, sendo que os seus objetivos podem ser reconstruídos ao longo do estudo. A análise dos resultados foi avaliada com ajuda de planilhas de Excel. Como resultados, verificamos que das empresas pesquisadas a maioria das pessoas eram da geração Y e a maioria do perfil comportamental com características de gato. Estas duas ferramentas possuem informações complementares. Assim como o estudo precisa de informações complementares para melhores conclusões. Palavras-chave:Gerações.Conhecimento.Perfil.Relação.

Autores:
Ricardo oliveira azevedo - Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma

Professor Orientador:
Thiago Henrique Almino Francisco

Clique para ler o PDF
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UM POSTO DE SAÚDE NA CIDADE DE MONTES CLAROS - MG

Resumo:
Os projetos e ações sobre qualidade de vida realizadas no ambiente de trabalho, tem se tornado um diferencial para as empresas e um incentivo para os colaboradores dentro das Organizações. Devido ao trabalhador da área da Saúde estar diretamente ligado aos pacientes e pessoas que sofrem com dificuldades físicas e emocionais, fazem com que profissionais acabam trazendo consigo um desgaste físico e psíquico, assim colaborando para uma baixa qualidade de vida. Em razão disso, esse estudo apresenta resultados de uma pesquisa na qual foi desenvolvida em um Posto de Saúde na cidade de Montes Claros - MG, e possui como objetivo geral abordar o tema da QVT, e avaliar a influência da qualidade de vida no trabalho na satisfação dos colaboradores da Instituição. Em termos metodológicos foi empregada a pesquisa descritiva e bibliográfica, onde segundo Cervo (2002) a pesquisa bibliográfica é um meio de obter informações com excelência, e deve ser o primeiro passo básico para realização de trabalhos científicos. Para uma melhor análise foram utilizados livros e trabalhos acadêmicos. A pesquisa foi realizada na Instituição com a aplicação de um questionário contendo 20 questões fechadas, com perguntas referentes ao tema qualidade de vida no trabalho. Os resultados tabulados na análise dos dados revelam que mesmo diante de algumas faltas com as condições do ambiente a maioria dos colaboradores se encontra motivados para realização das suas tarefas e satisfeito com a sua qualidade de vida no trabalho.

Autores:
Nayara ribeiro dias - FACULDADES SANTO AGOSTINHO

Professor Orientador:
ROBERTO RODNEY FERREIRA JUNIOR

Clique para ler o PDF
TRABALHO E ADOECIMENTO: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DO AJUSTAMENTO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL EM MINAS GERAIS

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos psicossociais provenientes do ajustamento de professores em uma escola da rede pública estadual de Montes Claros/MG. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, entrevistas e observação participante. A coleta de dados deu-se por meio de roteiro de entrevistas aplicado a sete professores e quatro gestores da escola estudada. A técnica empregada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que o afastamento se dá tanto por agravamentos psicológicos como físicos, causados por fatores como violência na sala de aula, depressão, dupla jornada de trabalho, dificuldade para conciliar o tempo entre mais de um trabalho. Problemas como preconceito e discriminação também são enfrentados pelos professores ajustados. A pesquisa conclui que define a situação de trabalho dos professores da rede estadual de ensino de MG como de intenso mal-estar sob o risco de um processo evolutivo de afastamento do trabalho e aumento no número de ajustamentos, comprometendo o desempenho e o bem-estar dos profissionais, além dos custos gerados para os cofres públicos.

Autores:
Maria vivaldina rodrigues de moura - Universidade Estadual de Montes Claros
Cledinaldo aparecido dias - Universidade Estadual de Montes Claros

Professor Orientador:
Cledinaldo Aparecido Dias

Clique para ler o PDF
ESTUDO COMPARATIVO DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES E CHEFES DE SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo:
Este trabalho objetivou avaliar e comparar o nível de comprometimento organizacional entre os servidores e os chefes de secretaria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa adota a perspectiva de estudo de caso, visto que estuda a realidade da instituição, e se caracteriza como exploratória e descritiva no tocante aos seus objetivos. Para analisar os tipos e os níveis de comprometimento presentes na instituição, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional – EBACO, construída por Medeiros (2003), foi aplicada com 150 chefes de secretaria e 922 servidores. O nível de comprometimento organizacional foi mensurado por meio do enquadramento dos escores de cada base de comprometimento nos intervalos propostos por Bastos et al. (2008). Ao analisar as bases do comprometimento organizacional em relação ao tempo de serviço, verificou-se que Base Afetiva obteve um resultado de comprometimento acima da média entre os servidores que tem até 5 anos de tempo de serviço e entre os servidores com mais de 20 anos de tempo de serviço, em contraposição aos chefes, que obtiveram esse resultado no intervalo de 16 a 20 anos de tempo de serviço no tribunal. Conclui-se que a instituição apresenta um quadro preocupante em termos de gestão de pessoas, refletindo a necessidade de um estudo aprofundado acerca dos impactos do comprometimento sob os índices de produtividade da força de trabalho do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Autores:
Tainara celi azevedo de carvalho - UFRN

Professor Orientador:
Joannes Emmanuel Dantas e Rodrigues de Lima

Clique para ler o PDF
REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE GRATIFICAÇÃO POR ESTÍMULO A PRODUTIVIDADE

Resumo:
O trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação de uma política de gratificação por estímulo à produtividade, como recurso para redução do absenteísmo de professores da Secretaria Municipal de Educação de um município de Minas Gerais (SME/MC). Especificamente busca levantar o período de maior número de afastamentos dos professores; discutir as razões que justificam esses afastamentos; verificar os tipos de afastamento mais apresentados; verificar os cargos com maior índice de afastamentos e analisar a tendência do absenteísmo no trabalho a partir da instauração de uma política de gratificação por estímulo à produtividade. Caracteriza-se como um estudo de caso de natureza quantitativa, tendo como unidade de observação a SME/MC. Por meio de pesquisa documental, foram analisadas as informações de controle de frequência e afastamentos de trabalhadores no período 2013 a 2016. Os resultados permitem identificar que a política implantada teve influência positiva nos primeiros anos, contudo, o ultimo ano de análise apresentou o pior número de afastamentos no período. O afastamento mais frequente foi a Licença para Tratamento de Saúde, solicitada em sua maioria por profissionais de cargos efetivos. Conclui-se que a redução do absenteísmo baseada exclusivamente nos incentivos higiênicos funciona de maneira parcial e temporária, não fomentando a continuidade nos resultados. Tal fato evidencia a necessidade de políticas mais dinâmicas, inovadoras e criativas na gestão de pessoas no setor público, bem como melhor acompanhamento dos sistemas de avaliação adotados.

Autores:
Danilo symon martins fiel - Universidade Estadual de Montes Claros
Cledinaldo aparecido dias - Universidade Estadual de Montes Claros

Professor Orientador:
Cledinaldo Aparecido Dias

Clique para ler o PDF
PSICOLOGIA, COMUNICAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: MINIMIZAÇÃO DE CONFLITOS DISFUNCIONAIS GERADOS PELA INSERÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES.

Resumo:
RESUMO O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento que aborda os desafios enfrentados por gestores para atuarem como mediadores de conflitos disfuncionais em organizações constituídas por indivíduos advindos de diferentes culturas e dotados de traços subjetivos marcantes, fatores que determinam o modo único de cada funcionário agir, reagir às influências do ambiente e buscar a realização de seus objetivos pessoais. Objetiva, portanto, identificar através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, se há conflitos disfuncionais gerados pela inserção de novos funcionários em culturas organizacionais tradicionais e de que forma variáveis como, comunicação, psicologia e espiritualidade, nas organizações de trabalho, quando aplicados de maneira eficaz, impactam em tais conflitos.

Autores:
Tamires generoso do prado - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas

Professor Orientador:
Sibélius Cefas Pereira

Clique para ler o PDF
O USO DAS REDES SOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DE COMO AS REDES SOCIAIS AFETAM NO TRABALHO DOS MEMBROS DE EMPRESA JÚNIOR

Resumo:
Este artigo procurou analisar como as redes sociais afetam no desempenho do trabalho de membros de Empresas Juniores. Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos formadas exclusivamente por estudantes de graduação ligados a uma Instituição de Ensino Superior. O fato de serem formados por jovens foi determinante para observar a relação com as redes sociais, ferramenta presente em seu cotidiano. Para tal, como base teórica, foi estudado sobre o desempenho, as redes sociais e Empresa Júnior. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário survey, disponibilizada via Google Forms aos empresários juniores. Os resultados apontam que as redes sociais afetam positivamente no desempenho, mesmo sem a existência de uma política de uso das redes sociais nas Empresas Juniores.

Autores:
LÍvia tamiris vasconcelos - Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)

Professor Orientador:
Luciene Braz Ferreira

Clique para ler o PDF
PERCEPÇÃO DO TRABALHADOR POR MEIO DA FOLHA DE PAGAMENTO EM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS NAS METALÚRGICAS DO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA.

Resumo:
O amplo diferencial das empresas diante de seus colaboradores não está meramente na retribuição paga aos mesmos, consiste também na motivação e satisfação que é disponibilizada. Os benefícios apropriados são de suma importância para o desenvolvimento do trabalho. Mediante estudo quantitativo, com base na amostra de 82 metalúrgicos da cidade de Paragominas (PA) a pesquisa apresenta um modelo de cinco fatores para análise dos benefícios: recompensas, desenvolvimento, integração com a segurança, bem-estar e condições de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar benefícios mais percebidos pelos metalúrgicos e que trazem satisfação para estes colaboradores. Foi possível identificar que os ganhos salariais apresentaram maior relevância de acordo com os colaboradores juntamente a folha de pagamento. E através da matriz de correlação, os benefícios referentes à acordo salarial e adicionais de insalubridade são os que apresentaram a correlação mais alta.

Autores:
Deusdete dos santos sarmento neto - UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professor Orientador:
Walter Rubini Bonelli

Clique para ler o PDF
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: INFLUÊNCIA DE ESTRESSORES NA SITUAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES NO DISTRITO FEDERAL

Resumo:
RESUMO: Este estudo utiliza ferramenta criada por Robert Karasek (1979), escala de demanda controle e apoio social, na análise da realidade da Polícia Militar do Distrito Federal, especificamente dos Policiais atuantes na Região de Sobradinho – DF, objetivo de entender a influência de estressores do ambiente sobre a realidade desses profissionais. Esses estressores, por sua vez, impactam também na qualidade de vida do profissional de segurança pública e a escala de demanda, controle e apoio social de Karasek (1979) permite caracterizar a partir das decisões tomadas, diretamente correspondentes às demandas direcionadas a este profissional, uma análise de satisfação do indivíduo em relação ao seu ambiente de trabalho. Ainda, como importante variável de análise da relação profissional, correlaciona essas características de demanda, controle e apoio social aos critérios de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT propostos por Walton (1975) apresentando uma análise desta em relação ao estresse e desgaste cotidiano do policial militar. No entanto, observou-se a necessidade de estudos complementares relacionados à personalidade do indivíduo na influência sobre sua qualidade de vida, bem como de um aprofundamento na influência daqueles estressores e da qualidade de vida na produtividade do indivíduo nesta função. Importante a utilização do levantamento desse estudo para a análise dos estressores na saúde desses profissionais. Também, poderiam ser utilizados como suporte a um estudo voltado às principais influências desses condicionantes na produtividade dos policiais.

Autores:
Alice chaar silva - Universidade de Brasília

Professor Orientador:
Victor Rafael Rezende Celestino

Clique para ler o PDF
A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL PRINCIPAIS EVOLUÇÕES DA MOTIVAÇÃO NO ÂMBITO DE TRABALHO

Resumo:
O presente artigo faz uma abordagem de um elemento abstrato do ambiente organizacional que é a motivação do recurso humano e que, por possuir está característica, por muitas vezes é negligenciado. Apresenta breve noção acerca do conceito do tema, por conter grande teor de subjetividade diferente definições por meio dos doutrinadores como característica. A teoria da motivação no ambiente organizacional iniciando na Revolução Industrial, onde a motivação era exercida por meio da coação e controle, passando ao entendimento de que o fator está ligado a recompensas, seja de ordem financeira ou não. Discorre a teoria evolutiva que atribuiu a motivação como satisfação das necessidades humanas, que são: incentivos financeiros, relacionamento interpessoal e a influência do grupo, o nível de satisfação das necessidades pessoais, as condições do ambiente de trabalho, os aspectos inerentes à natureza própria das atividades, entre outros. Elencando em um contexto de hierarquia. Posteriormente demonstra que foi desfeita a acepção de um fator de ordem e desencadeamento. Conclui-se, o estudo destaca a necessidade e a importância prática do conhecimento, por parte dos gestor que tem como meio de impucionar os colaboradores das organizações, quanto à temática da motivação, seja para evitar custos desnecessários e contraproducentes, seja para assegurar a competitividade da empresa e a lucratividade do negócio. Onde a metodologia utilizada para o presente artigo foi de revisão bibliográfica de textos publicados em livros, revistas e sites especializados.

Autores:
Aldo rodrigues neto - CENTRO UNIVERSITARIO UNISALESIANO LINS

Professor Orientador:
JOVIRA MARIA SARRACENI

Clique para ler o PDF
O LÍDER E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O SUBORDINADO: O DOM DE GERENCIAR PESSOAS

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo mostrar a capacidade de gerenciar pessoas, a preocupação com o bem-estar de seus subordinados, procurando manter um ambiente agradável que gere resultados para as organizações. O grande desafio de um líder é justamente na habilidade em conciliar pessoas e tarefas sem perder de vista as metas e os objetivos a serem alcançados na organização, trazendo o mercado atual. O líder tem diversas dificuldades no ato de gerenciar pessoas, deve-se adaptar ao ambiente atual da empresa para produzir resultados. Não é simplesmente a capacidade de gerenciar mas sim um dom. O objetivo deste artigo é analisar os tipos de líderes e seu desempenho na organização e seu relacionamento com os subordinados, seja com trabalho em equipe ou individual no ambiente empresarial, aumentando a produtividade e capacidade de atingir as metas para alcançar seus objetivos finais,por meio de ações simples no dia-a-dia da empresa.Podemos também ver como as organizações se comportam na relação com seus colaboradores e métodos de aproximação utilizados para o bom relacionamento entre líder, empresa e subordinados.Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.

Autores:
Mateus bruno de albuquerque - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Jovira Maria Serraceni

Clique para ler o PDF
A Importância da Ética na Gestão de Pessoas

Resumo:
O conceito de gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, com o objetivo de administrar os comportamentos internos fazendo com que a empresa se torne cada vez mais organizada, com técnicas e treinamentos com seus funcionários para assim ser uma empresa de sucesso e que tenha sempre maneiras de fazer seus funcionários continuar motivados. É essencial que as empresas se preocupem com seus funcionários, e com toda a infra - estrutura que ela oferece ao trabalhador para que ele possa desenvolver bem suas funções. Por este motivo a gestão de pessoas é tão importante, porque as empresas são feitas exclusivamente de pessoas e todo seu sucesso ou fracasso depende delas, é necessário que os trabalhadores trabalhem em prol da empresa, para que se alcancem os objetivos estabelecidos por ela. Portanto, é responsabilidade do gestor selecionar, direcionar, motivar e avaliar o capital humano da empresa. A gestão de pessoas devem estimular a ética no ambiente de trabalho, devendo ser um objetivo para todos que fazem parte da empresa. Sabendo disso o objetivo desse trabalho é encorajar o relacionamento saudável, por meio do incentivo de práticas marcadas pelo respeito mútuo e honestidade, contribuirá para a construção de uma boa imagem para a empresa. Condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a empresa quanto para os empregados. Ter ética profissional e adequar-se às normas de conduta de uma empresa são condições cada vez mais valorizadas no reconhecimento dos trabalhadores e no processo seletivo de novos funcionários.

Autores:
Lethicia ferreira - Unisalesiano Lins

Professor Orientador:
Jovira Maria Serraceni

Clique para ler o PDF
HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA FILIAL FARMACÊUTICA DO DISTRITO FEDERAL

Resumo:
Resumo Esta pesquisa buscou analisar aspectos relacionados à saúde e segurança de uma filial de empresa farmacêutica de grande porte situada no Distrito Federal. A pesquisa é teórico-empírica, tendo sido empregado, como técnicas de coleta de dados, um questionário em escala do tipo likert para os colaboradores de diversas áreas de atuação na empresa, e a observação. Os resultados permitiram perceber o quanto a empresa é pouco eficaz em relação à saúde e segurança de seus colaboradores, evidenciando o quanto a falta de uma política de saúde e segurança no trabalho pode causar doenças e acidentes no local de trabalho. Embora a empresa pesquisada tenha um manual de normas para evitar acidentes, ficou latente que um dos problemas centrais é a falta de um responsável para garantir que as normas sejam cumpridas. A partir dos resultados, foram propostas ações que poderão trazer benefícios para os colaboradores na organização pesquisada e a melhoria das condições de trabalho, como a conscientização da alta gestão, a compra de produtos de limpeza adequados para a realização da limpeza da loja, aquisição de móveis adequados e ajustáveis, intervenções que propiciarão a promoção da saúde e segurança no trabalho para os funcionários.

Autores:
Mayrla pereira sena cordeiro - Faculdade Projeção

Professor Orientador:
Drº Veruska Albuquerque Pacheco

Clique para ler o PDF
Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoal

Resumo:
RESUMO Atualmente, as empresas buscam meios de inovar, aumentar as vendas, facilitar os processos, procurando sempre se manter à frente dos seus concorrentes, porém não basta ter apenas uma boa estrutura e bons equipamentos, é necessário ter pessoas capacitadas e adequadas sendo eficientes e eficazes em suas tarefas para que faça a empresa brilhar. Por essa razão, a gestão de pessoas é indispensável em uma organização, pois é um conjunto de técnicas e métodos utilizados para gerir o capital humano de uma empresa, transformando funcionários em excelentes profissionais. O processo de recrutamento é extremamente necessário sendo interno ou externo para filtrar os melhores candidatos para a fase de seleção onde será tomada a decisão de escolher uma pessoa para o cargo. Para essa etapa, é preciso a aplicação de algumas técnicas para que seja o candidato que tenha o melhor desempenho geral e agregue valor à empresa. E em busca de maiores resultados é necessário treinamentos periódicos para toda a equipe com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento e modelagem de seus talentos, de forma a melhorar o atendimento trazendo satisfação ao consumidor e destaque da empresa no mercado. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apontar a importância que o recrutamento, seleção e treinamento tem para a empresa bem como a utilização das técnicas que se bem aplicadas, trazem a eficiência e eficácia para a organização. Desta maneira, será realizada a fundamentação teórica conforme bibliografias de estudiosos da área. Palavras-chave: Recrutamento. Seleção. Treinamento. Satisfação.

Autores:
Guilherme aparecido zan pereira - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Francisco César Vendrame

Clique para ler o PDF
ENTREVISTA: A OPORTUNIDADE QUE O CANDIDATO ESPERA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Resumo:
A entrevista é uma técnica mais utilizada, atualmente, em trabalhos científicos. Ela permite ao pesquisador extrair a quantidade muito grande de dados e informações que possibilitam um trabalho bastante rico. Esse trabalho tem como objetivo verificar a importância da entrevista no processo seletivo dentro das organizações, sob autores de obras que a contemplam. O artigo foi elaborado sobre pesquisa bibliográfica, revisão, leitura com autores que falam sobre os temas. Essa proposta de investigação foi elaborada para facilitar os alunos em suas pesquisas e trabalhos científicos. Apresentará o significado das técnicas de entrevistas e revelará a peculiaridade dessa abordagem de pesquisa educacional. Palavras-chaves: Recrutamento. Seleção de pessoas. Técnicas de Entrevistas.

Autores:
Jonathan felipe nogueira de oliveira - Unisalesiano - Lins

Professor Orientador:
Jovira Maria Sarraceni

Clique para ler o PDF
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS BRASILEIRAS: IDENTIFICAÇÃO DO VIÉS PREDOMINANTE

Resumo:
No século XXI a temática da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem se tornado mais inserida nas agendas dos dirigentes e gestores das grandes corporações. Passou a ser vista como um objeto de interesse social, em face ao cenário formado por diversos indicadores negativos em saúde e segurança no trabalho, vista ao alcance dos objetivos e das metas corporativas. No setor público, a QVT é executada por meio de práticas e políticas dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), havendo indícios de que normalmente são desenhados em uma abordagem de viés assistencialista, onde o trabalhador é visto como uma variável de ajuste. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar, no âmbito das Agências Reguladoras Federais brasileiras, o viés de QVT predominante: assistencial ou preventivo. Foi realizado um contato com os órgãos com vistas a identificar se possuem práticas de QVT e, em caso positivo, agendado entrevistas tendo por base um roteiro semiestruturado e um questionário de dados sócio demográficos. O método utilizado foi o levantamento de opiniões, com a natureza descritiva. A abordagem adotada foi a qualitativa, a pesquisa teve por amostra 4 Agências Reguladoras Federais, e como base na análise de conteúdo concluiu-se que há, aparentemente, predomínio do viés assistencialista no âmbito das Agências Reguladoras Federais brasileiras.

Autores:
Jayne da silva bezerra - Instituto Brasiliense de Direito Público

Professor Orientador:
Felipe Guimarães Cortês

Clique para ler o PDF
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: estudo em duas empresas de combustíveis

Resumo:
Na atualidade, o conhecimento é um dos principais ativos de qualquer organização. Assim sendo, muitas empresas já reconhecem a necessidade de adotarem práticas de Gestão do Conhecimento. Entre os processos que compõem a Gestão do Conhecimento, o compartilhamento é primordial para o seu efetivo aproveitamento. Os objetivos deste trabalho são investigar o processo de compartilhamento do conhecimento e identificar as principais barreiras que afetam esse compartilhamento nas empresas. A pesquisa quanto aos fins é exploratória e descritiva; quanto aos meios é bibliográfica e de campo; quanto à abordagem é quantitativa, realizada por meio de questionários aplicados a funcionários de duas empresas. Os resultados obtidos mostram que as principais barreiras, apontadas como impedimento para o compartilhamento do conhecimento são a confiança e o tempo dedicado às atividades organizacionais.

Autores:
Luana alves da silva - UNIARAXA

Professor Orientador:
Sebastiana Aparecida Ribeiro Gomes

Clique para ler o PDF
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E MÉTODOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO: UMA ANÁLISE MULTIMÉTODO SOBRE O IMPACTO DO HOME OFFICE NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO COLABORADOR.

Resumo:
A implantação do home office nas organizações visa trazer impactos positivos para colaboradores e organizações. Dentre esses impactos, é possível destacar a melhoria da qualidade de vida do colaborador. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar se o home office influencia efetivamente a qualidade de vida dos colaboradores. Para atender ao objetivo proposto foi realizado um estudo multimétodo, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa. A abordagem qualitativa consiste em um estudo de caso e a abordagem quantitativa foi realizada por meio de uma survey, cujos resultados foram avaliados por meio de estatística descritiva e teste Qui Quadrado no software SPSS. Os resultados demonstram que a maioria dos respondentes possuem nível satisfatório de Qualidade de Vida, no entanto, o domínio saúde é o que apresenta o pior resultado geral dentre os quatro domínios avaliados. No entanto, foi possível identificar que justamente nesse fator os colaboradores que fazem home office apresentam resultados mais satisfatórios, com diferenças estatisticamente significantes (χ²= 8,699 e p= 0,69). Desse modo, para que o nível de Qualidade de Vida relacionado a saúde melhore, torna-se relevante que as organizações implementem modelos flexíveis de trabalho, em especial o home office.

Autores:
Maria carolina braz gonçalves - Faculdade de Tecnologia Termomecanica
Thayla cássia almeira - Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professor Orientador:
Valéria Feitosa de Moura

Clique para ler o PDF
A INTERNET COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Resumo:
Nos dias atuais têm-se feito grande uso das ferramentas de tecnologia, a mesma se tornou indispensável no mundo do trabalho. As organizações se tornaram mais praticas e eficientes com o uso da tecnologia. O setor de gestão de pessoas têm alcançado benefícios com o uso dessa ferramenta. Sabendo disso, o objetivo desse trabalho foi verificar a importância da internet no processo de recrutamento e seleção de pessoas. Para atingir esse objetivo optou-se por realizar uma revisão de literatura, pois a mesma proporciona conhecimento a fundo do assunto proposto, possibilitando estudar, identificar e exemplificar o uso da internet neste processo e quais os benefícios da mesma. Com a pesquisa foi possível verificar que o gerenciamento de pessoas cuida do capital mais importante da empresa, que são os seus colaboradores. Cada empresa usa ferramentas diferentes no processo de gerenciamento. Uma das funções da gestão de pessoas são: Recrutamento e Seleção de Pessoas, onde o recrutamento têm como função atrair candidatos para empresa, chamar atenção para vaga disponível na instituição, por conseguinte a seleção de pessoas age como um filtro, para extrair o candidato com perfil mais parecido com que a empresa procura. O uso da tecnologia neste processo de recrutamento e seleção de pessoas, têm tido bastante adesão, pois facilita e agiliza o processo fazendo com que a organização economize tempo, espaço e também mão de obra, a internet têm se mostrado uma ferramenta de extrema importância dentro do setor de Gestão de Pessoas.

Autores:
Leonardo arantes dos santos - Centro Universitário Unisalesiano Lins

Professor Orientador:
Eduardo Teraoka Tófoli

Clique para ler o PDF
COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS DOS ASSISTENTES EM ADMINISTRAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

Resumo:
Este estudo tem como objetivo identificar, na percepção dos gestores e dos servidores, as competências individuais dos Assistentes em Administração, alocados na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal e na Universidade Federal de Minas Gerais, necessárias para o desempenho adequado de suas funções. O modelo de gestão por competências tem se caracterizado como uma ferramenta eficaz para o melhor desempenho nos setores público e privado e foi instituído, por meio do Decreto nº 5.707/2006, como mecanismo para a gestão da capacitação e desenvolvimento permanente dos servidores públicos, tendo como um dos objetivos a adequação das competências dos servidores aos objetivos da instituição. A pesquisa se caracterizou como um estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para coletar os dados utilizou-se a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, com 32 assistentes administrativos e 16 gestores; cujos dados foram analisados conforme a técnica análise de conteúdo. A descrição das competências foi realizada sob a forma de referenciais de desempenho, compreendendo comportamentos observáveis no trabalho e os correspondentes conhecimentos, habilidades e atitudes. O estudo permitiu realizar o levantamento das competências individuais das universidades analisadas e contribuiu para uma maior compreensão das condições de trabalho dos servidores e dificuldades enfrentadas na realização das atividades. Foram identificadas as seguintes competências comuns para as diversas funções assumidas pelos assistentes: comunicação; atendimento ao público; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão sistêmica; organização e método de trabalho; capacidade de solução de problemas; responsabilidade e ética no trabalho; compromisso com o trabalho e com os resultados.

Autores:
Juliana costa de souza - Universidade Federal de Viçosa
Dara heleno da silva - Universidade Federal de Viçosa
Ana clara silva resende - Universidade Federal de Viçosa

Professor Orientador:
Adriana Ventola Marra

Clique para ler o PDF
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Resumo:
O objetivo deste estudo é salientar e demonstrar a avaliação de desempenho como uma estratégia a ser inserida nas empresas, pois se trata de um feedback, onde os funcionários começam a possuir metas e pontos a serem alcançados, tornando-os mais produtivos e gerando mais satisfação para os mesmos e mais efeitos positivos dentro da empresa. A metodologia empregada é a de revisão bibliográfica em bases de dados científicos. Este artigo apresenta os métodos da avaliação de desempenho que podem ir desde gráficos, observação direto até a avaliação por escrito, entre outras formas existentes de se avaliar evidenciadas neste estudo. Também ficam demonstrados neste artigo os erros existentes na avaliação de desempenho que podem ocorrer por descuido de um pré-julgamento do avaliador ou por afinidade entre o avaliado e o avaliador, e estes erros podem ser supridos, tornarem-se mais justos e com a objetividade necessária através de melhorias das avaliações de desempenho, que podem trazer boas soluções dentro da empresa. O texto ou parte principal do trabalho inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. O conteúdo do artigo é organizado de acordo com a ordem natural do tema e a organização/hierarquização das ideais mais importantes seguidas de outras secundárias. Esta avaliação permitiu afirmar os potenciais e os problemas de conhecimento nos trabalhos analisados e, a partir desses, elaborar uma pergunta e objetivo de pesquisa. Essas últimas direcionarão a continuidade do presente estudo em busca de melhorias dos problemas identificados.

Autores:
Dilan cirillo dos santos nunes - centro universitário católico salesiano auxilium

Professor Orientador:
Maris de Cássia Ribeiro Vendrame

Clique para ler o PDF
LIDERANÇA: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NA CAPACITAÇÃO DO LÍDER PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DA ÁREA DO COMÉRCIO VAREJISTA

Resumo:
RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias de treinamento e desenvolvimento que contribuam com a instrução profissional de líderes em empresas de comércio varejista. Para tanto, foi empregada uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionários. Foram entrevistados 55 indivíduos, onde foi aplicada a análise de frequência das respostas. Os resultados apontam que apesar da área de Treinamento e Desenvolvimento ser muito ampla os líderes desse segmento ainda precisam ser apresentados a todas as estratégias que o T&D pode oferecer. Para que com um maior conhecimento das estratégias, possam vir a ter um maior índice positivo de resolução de conflitos em suas organizações. Palavras chave: Liderança, Treinamento e Desenvolvimento e Comércio Varejista

Autores:
Roberta keli de oliveira - Universidade Nove de Julho
Daniela souza dos santos - Universidade Nove de Julho
Marcos vinicius dos santos da silva - Universidade Nove de Julho
Elaine cristine pacheco - Universidade Nove de Julho

Professor Orientador:
Lucia Helena Marcello Rodrigues Domingues

Clique para ler o PDF
Trabalho e Motivação: O Papel da Gestão de Cargos e Salários e Gestão por Competência na Motivação dos Colaboradores.

Resumo:
O tema motivação dos funcionários é recorrente em diversos estudos por ser relevante e apresentar diversas vertentes. Esta pesquisa analisou a motivação dos funcionários com principal enfoque no papel da remuneração adotada na gestão por competências e na gestão por cargos e salários. Por meio da pesquisa de campo foi possível verificar por qual dos dois tipos de gestão os colaboradores se sentem mais motivados. Para responder o problema de pesquisa, foi utilizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita online com uma amostra de 205 pessoas. O instrumento de coleta incluiu afirmativas acerca dos tipos de gestão estudados e suas relações com a motivação. Uma análise dos resultados obtidos permitiu inferir qual método de gestão a amostra indica como mais motivadora. Os resultados mostraram que o método de gestão avaliado como mais motivador é a Gestão por Competência. Nesse tipo de gestão, as empresas conseguem gerir melhor seus funcionários, alocando-os conforme suas habilidades e necessidades e possibilitando um melhor funcionamento da organização, pois um funcionário motivado tende a ser mais eficaz e produtivo em sua função. Palavras-chave: Motivação. Remuneração. Gestão de Pessoas.

Autores:
Douglas da silva ribeiro - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
Érica murakami bezerra - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
Karine cardoso cristante - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
Thais de lima compiani - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
Vinicius sampaio zanotto - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Professor Orientador:
Simone Barakat

Clique para ler o PDF
COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS GERAÇÕES X E Y.

Resumo:
O objetivo deste estudo é comparar as percepções das gerações X e Y quanto aos seus níveis de comprometimento com uma empresa distribuidora de energia que possui como foco de gestão criar práticas e políticas internas que possam potencializar o capital humano. A pesquisa foi realizada com meio da aplicação de questionários em uma amostra de 81 respondentes e processada através de testes estatísticos por teste t de médias e correlações utilizando o software SPSS 20.0. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a Escala de Comprometimento Organizacional proposta por Meyer e Allen (1993) que classifica o construto nas dimensões afetiva, instrumental e normativa. Como principais resultados, essa pesquisa apontou que há um alto nível de comprometimento geral dos indivíduos com a organização pesquisada. Considerando as dimensões propostas por Meyer e Allen (1993), foi identificado um comprometimento moderado na dimensão normativa e alto nas dimensões instrumental e afetiva. Tais dimensões apresentaram significativos níveis de correlação. Por fim, a pesquisa evidenciou que indivíduos da Geração X apresentaram maior nível de comprometimento quando comparados aos da Geração Y. A diferença em níveis significativos, entre as duas gerações, se deu na dimensão afetiva.

Autores:
Rafael rocha costa - Centro Universitário Christus
Sândila holanda pinto - Centro Universitário Christus
Bruno chaves correia-lima - Centro Universitário Christus

Professor Orientador:
Bruno Chaves Correia-Lima

Clique para ler o PDF
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

Resumo:
Desde o estudo das primeiras teorias da administração, um dos pontos de maiores destaques é a produtividade dos colaboradores nas organizações, sendo que para alcançar melhores indicadores de produtividade foram implementados diversos modelos, desde um rígido autoritarismo, como no início da Revolução Industrial, até mesmo modelos democráticos, que buscavam a valorização do colaborador. Com o avanço da tecnologia e globalização, percebe-se um elemento de extrema importância para as organizações, que é chamado de qualidade de vida no trabalho. Com a QVT, há um maior engajamento com a empresa, ou seja, maior produtividade, pois ela visa compreender as necessidades dos funcionários, e atende-las. Neste intuito, o presente trabalho tem como objetivo determinar quais as dimensões da QVT do modelo de Westley podem interferir na satisfação dos colaboradores. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos a pesquisa é classificada como exploratória/descritiva.

Autores:
Eliade freitas - UNIVALI

Professor Orientador:
Gustavo Lima Soares

Clique para ler o PDF
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL: SATISFAÇÃO INTERNA DOS CAIXAS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, UTILIZANDO O MODELO BISPO

Resumo:
A presente pesquisa foi realizada em duas instituições financeiras da zona norte de Porto Alegre, com objetivo principal de verificar a satisfação interna através de uma pesquisa de clima organizacional dos caixas de instituições financeiras, utilizando o modelo Bispo. Os objetivos específicos da pesquisa foram avaliar a visão dos caixas em relação a sua vida profissional; mensurar a satisfação com relação à estrutura organizacional; avaliar a aceitação em relação a sua remuneração; e mensurar satisfação em relação ao ambiente de trabalho. A pesquisa realizada foi de cunho quantitativo, dirigida a 37 funcionários de dois bancos de Porto Alegre. Os dados coletados mostraram que, quanto à vida profissional os funcionários possuem um equilíbrio, desempenhando suas tarefas valorizados. Quanto à estrutura organizacional, concluiu-se que a maioria possui reconhecimento externo de amigos e parentes, em relação aos gestores a empresa A tem mais confiança nos gestores, relacionando com a empresa B. No objetivo de remuneração a empresa A mostra satisfação com os salários, mas procuram algo mais, como segurança no emprego, na empresa B os resultados são negativos, mostrando a insatisfação com os salários e segurança. No ultimo objetivo, que procura mensurar a satisfação em relação ao ambiente de trabalho, ambas as empresas mostraram resultados positivos, principalmente no relacionamento entre colegas. No que diz respeito ao objetivo principal, verificar a satisfação interna através de uma pesquisa de clima organizacional dos caixas de instituições financeiras, pôde-se observar que a empresa a A apresentou um grau de satisfação mais elevado em relação a empresa B.

Autores:
Priscila cavalheiro de oliveira - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Professor Orientador:
Maria D’Lourdes Rotermund

Clique para ler o PDF
A ARTE NA PELE: UM ESTUDO SOBRE CARREIRA E DESVIO NA PERSPECTIVA DOS TATUADORES

Resumo:
Resumo O presente trabalho buscou compreender a noção de carreira para os tatuadores e se eles acreditavam que possuíam uma carreira, além de identificar os fatores pelos quais eles optaram por seguir tal profissão, e também se eles percebem comportamentos desviantes nela, se comparadas com outras profissões. Para isso, o embasamento teórico consistiu em pesquisas sobre o tema carreira, a noção de desvio, a tatuagem e o tatuador. Em seguida foi elaborada a metodologia, que seguiu uma abordagem quantitativa, e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas com oito tatuadores, sendo duas mulheres e seis homens. Os achados das entrevistas apontam que a tatuagem se tornou popular atualmente, e que embora ainda haja preconceito contra a pessoa tatuada e o tatuador, ele é menor do que era antigamente. Todos os entrevistados acreditam que possuem uma carreira, sendo esta relacionada com aspectos subjetivos, ou seja, a carreira para eles está presente quando se tem amor pelo que faz, pelo reconhecimento e satisfação que a profissão gera para os tatuadores. Palavras-chave: Carreira, Desvio, Tatuadores.

Autores:
Thaís cristina mazoni alves - Universidade de São Paulo

Professor Orientador:
Maria D’Lourdes Rotermund

Clique para ler o PDF
CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DE LIDERANÇA NA ESTRUTURA DA BRIGADA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo:
Entendendo que a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul é um órgão público e que tem seu próprio regimento interno, acreditou-se relevante assimilar abordagens teóricas do espectro da liderança com esta instituição militar. As organizações militares possuem vinculação à lei, aos princípios constitucionais da administração pública e as demais caraterísticas burocráticas relacionadas ao seu funcionamento e, são dotadas ainda, de outras peculiaridades. Essas peculiaridades de sua estrutura quando analisadas, provam que há cargos que líderes assumem com grandes responsabilidades. A liderança acontece em um contexto de grupos voltados para metas, onde os grupos ofertam um ponto focal lógico convincente e emocionalmente gratificante para as pessoas que estão buscando compreensão das causas e as consequências da atividade organizada (ROBBINS, 2000; ROBBINS, 2005). O presente estudo explora e percorrer possíveis similitudes da organização formal da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, com conceitos e teorias que abordam o tema liderança. A formulação de um elo entre a organização formal militar, apresentada por fundamentações legislativas, com as teorias e conceitos fundamentados com abordagem sobre o tema liderança aqui mencionado, permitem elucidar como a citada organização militar é estruturada e, de acordo com seu perfil organizacional, quais possíveis estilos de liderança que estão presentes na sua estrutura. O método exploratório permitiu familiaridade com os temas e proporcionou relacionar alguns empregos que o papel da liderança exerce diante da estrutura de cunho rígido da Brigada Militar a qual desenvolve líderes por deter sua base condicionada a esta expectativa.

Autores:
Leandro gabriel flamino - UFSM

Professor Orientador:
Maria D’Lourdes Rotermund

Clique para ler o PDF
DA MARGINALIDADE À BUSCA PELO SUCESSO: CARREIRAS DE PESSOAS TRANSEXUAIS NA ATUALIDADE

Resumo:
Este estudo teve por objetivo verificar os impactos que ocorrem na carreira dos transexuais com a transição de gênero, a partir de uma percepção dos próprios indivíduos e da bibliografia de carreira, transgênero e o contexto organizacional. A metodologia utilizada é qualitativa, com um roteiro de pesquisa semiestruturado, realizado com oito transexuais, sendo seis homens trans e duas mulheres trans. A partir da análise dessas entrevistas, constatou que ocorre uma grande discriminação, tanto no ambiente de trabalho como na sociedade em si. Segundo os entrevistados, existe um forte constrangimento em relação ao nome de nascimento, corroborando o preconceito existente no momento da entrevista e dificultando a sua socialização. Além disso, o transexual busca desenvolver sua carreira de forma a quebrar os estereótipos e a discriminação, buscando o reconhecimento profissional e a auto realização através do processo de transição de gênero.

Autores:
Lucas jorge pedreira - Universidade de São Paulo - ESALQ

Professor Orientador:
Heliani Berlato dos Santos

Clique para ler o PDF
Da Vocação à Missão: A Trajetória de Carreira de Freiras

Resumo:
O conceito de carreira é comumente associado à ideia de uma sucessão de cargos dentro de uma estrutura organizacional, o que configura uma carreira objetiva. No entanto, o conceito de carreira subjetiva demonstra que a carreira pode estar relacionada à sucessão de papéis que o indivíduo assume ao longo de sua trajetória e ao sentido atribuído a esse caminho percorrido. As discussões mais recentes sobre carreira destacam a necessidade de reconhecimento de que as dimensões objetiva e subjetiva da carreira podem conviver de modo mútuo. Dentro desta discussão, o presente trabalho busca verificar a compreensão do conceito de carreira na trajetória de freiras pertencentes à Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, para isso foram abordadas sua formação, o entendimento de sua identidade, as formas como seu trabalho é realizado e seu entendimento de carreira. Os resultados apontam que as freiras podem ocupar diferentes funções e possuem uma trajetória dinâmica e flexível, com o entendimento de vivência de uma vocação, a partir da qual existem realização e sentido em sua trajetória e nos trabalhos realizados, o que aponta para o entendimento de uma carreira subjetiva associada à sua trajetória. Palavras-chave: carreira, trajetória, freiras.

Autores:
Luanda camila dos santos barné ganeo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Professor Orientador:
Heliani Berlato dos Santos

Clique para ler o PDF

Marketing



A Influência do Julgamento e do Significado no estilo de vida em relação à alimentação: uma pesquisa com consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicos

Resumo:
A pesquisa teve como objetivo identificar as relações entre o julgamento e significado atribuídos aos alimentos orgânicos e o estilo de vida em relação aos alimentos para consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicos. O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo ao longo dos anos, sendo as frutas, legumes e verduras (FLVs) os principais orgânicos a serem associados pelos consumidores. A natureza da pesquisa é quantitativa e quanto aos objetivos é exploratória e descritiva. Foram aplicados 314 questionários. O questionário continha 23 itens relativos a escala de julgamento e significado elaborada por Allen (1997) e traduzida por Alfinito, Nepomuceno e Torres (2012) e 63 itens relativos ao Food-Relatad-Lifestyle desenvolvidos por Brunso e Grunert (1998) e traduzidos para o português. Para a análise dos dados, foram realizadas a análise descritiva dos resultados da pesquisa relativos a frequência de compra, local de compra e os dados demográficos. E a análise fatorial exploratória dos itens do questionário relativos ao julgamento e significado e a correlação e regressão linear múltipla entre as variáveis de julgamento e significado e FRL. Nos resultados entre julgamento e significado e FRL, foi possível verificar que o julgamento fragmentado e o significado utilitário foram mais frequentes comparados ao julgamento afetivo e ao significado simbólico, sendo assim, os consumidores de FLVs orgânicos tendem a ser mais racionais na compra de alimentos. No entanto, foi possível identificar também que dependendo da situação o consumidor pode ser racional ou emocional. O estudo contribuiu para a compreensão dos consumidores de orgânicos.

Autores:
Camila gontijo ribeiro - Universidade de Brasília

Professor Orientador:
Solange Alfinito

Clique para ler o PDF
MARKETING DIGITAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Resumo:
O marketing digital esta passando por uma grande evolução, deixando de ser um diferencial competitivo para ser uma necessidade primordial do mercado, principalmente no mundo globalizado atualmente. Este presente artigo trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa de natureza exploratória, que se caracteriza por uma pesquisa de campo, tendo como ferramenta de coleta de dados um questionário estruturado contendo 14 perguntas. O objetivo deste estudo foi o de investigar como as lojas do ramo da moda do Ibituruna Center Shopping utilizam o marketing digital para atingir seus clientes; tendo como seus objetivos específicos: identificar as lojas do ramo da moda no Ibituruna Center Shopping; analisar quais empresas utilizam o marketing digital como ferramenta para se comunicar com seus clientes; e verificar qual o impacto que esta ferramenta causa nas empresas do ramo da moda na visão dos gestores. Das empresas pesquisadas, todas estão presentes no “mundo digital” com alguma ferramenta de rede social. O maior impacto que as empresas têm com o marketing digital é a fixação da marca e a maior visibilidade da empresa. Conclui-se, após os trabalhos que as empresas não têm o hábito de pesquisarem os seus clientes nas redes sociais, entretanto estão se adaptando gradativamente ao marketing digital, buscando cada vez mais estarem presentes e utilizando as várias ferramentas digitais, tendo como objetivo primordial o de mostrar a sua marca buscando uma maior visualização por um maior numero de pessoas que se consiga alcançar.

Autores:
Yure pereira catarino - FACULDADES SANTO AGOSTINHO

Professor Orientador:
ROBERTO RODNEY FERREIRA JUNIOR

Clique para ler o PDF
MARKETING DIGITAL: MENSAGENS ASSERTIVAS E CONSUMIDORES DE ALTO E BAIXO PODER

Resumo:
No cenário mundial atual é possível observar a crescente evolução da tecnologia e o avanço da globalização, que vem tornando o consumidor mais exigente, pois possui uma diversidade de opções e informações. Para sobreviver, as empresas têm buscado alternativas de atrair seu público-alvo. E uma das formas mais utilizadas atualmente é o marketing digital, sendo bastante presente no dia-a-dia dos consumidores através de anúncios online. Esses anúncios podem conter tipos de mensagens diferentes, sendo as mensagens assertivas, ou seja, que dão ordens ao consumidor (“compre agora”, “não perca”), uma das mais usuais. Entretanto, ainda há muito que estudar sobre as influencias desse tipo de mensagem na intenção de compra, justificando a existência desse artigo, que buscou discutir essa questão, beneficiando com informação todas as empresas que utilizam desse tipo de comunicação. Tendo em vista que objetivou: analisar se os anúncios online com mensagens assertivas geram maior intenção de compra nos consumidores com baixo poder. Portanto, foi utilizada a abordagem quantitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa experimental aplicada a estudantes de uma universidade paulista (n=112) e analisados com auxilio do SPSS, através de ANOVA. A hipótese era de que os anúncios online com mensagens assertivas geram maior intenção de compra nos consumidores com baixo poder e diminuem esta intenção nos indivíduos de alto poder, e foi possível concluir que não existe diferença significante na intenção, apesar das pessoas de alto poder, quando expostas a anúncios com mensagens assertivas apresentarem menor intenção de compra, do que pessoas de baixo poder.

Autores:
Caio pedrinho da silva - Unoeste

Professor Orientador:
Thais Rubia Ferreira Lepre

Clique para ler o PDF
INFLUENCIADORES DIGITAIS: REALMENTE PERSUADINDO OS CONSUMIDORES?

Resumo:
O marketing digital vem avançando e possibilitando inúmeras alternativas para a venda e produtos e serviços, por meio da divulgação junto a pessoas influentes na web. Este trabalho tem como objetivo avaliar a relação existente entre os influenciadores digitais e a tomada de decisão de compra dos consumidores de uma franquia conhecida nacionalmente. Para tanto, realizou-se pesquisa quantitativa com consumidores no segmento de varejo. Apesar da maioria dos entrevistados (92%) seguir um influenciador digital, apenas 42% do montante total da pesquisa reforçam a credibilidade dos influenciadores digitais ao afirmar que preferem produtos indicados por estes. Verificou-se que, de todos os participantes, 40% já compraram algum produto na empresa por indicação de um influenciador. E mesmo entre os consumidores que não efetuaram a compra, 50% tiveram interesse em saber mais detalhes sobre o produto, buscando informações na página da empresa ou indo até a loja, demonstrando que, em algum nível, o influenciador digital interfere na sua intenção de compra.

Autores:
Rafaela rotondo bessa - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Daiane tretto da rocha - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Luis claudio de jesus silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Georgia patrÍcia da silva ferko - UFRR

Professor Orientador:
DAIANE TRETTO DA ROCHA

Clique para ler o PDF
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ADERENTE ÀS PRÁTICAS DE ALIMENTAÇÃO DO MOVIMENTO SLOW FOOD.

Resumo:
O objetivo deste trabalho é descrever o comportamento do consumidor aderente às práticas de alimentação do movimento slow food à luz dos conceitos de valor para o cliente, valores pessoais e estilo de vida. Dessa forma, conduziu-se um estudo qualitativo com o emprego de entrevistas em profundidade com roteiro semi-estruturado junto a profissionais da gastronomia e aos consumidores com esse perfil. Além disso, a coleta dos dados se deu por observação participante e registro de fotografias. Os dados foram alvo de análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa apontam que há uma convergência entre a percepção dos profissionais de gastronomia e a percepção dos consumidores aderentes ao movimento slow food em torno dos atributos de valor preponderantes: qualidade, sabor, proximidade e empatia com os produtores, ética e prazer. Sobre seus hábitos e estilo de vida, observou-se que tratam-se de indivíduos engajados, ligados aos movimentos sociais e que buscam ativamente por alimentos saudáveis e sustentáveis, fazendo visitas a produtores locais, feiras de alimentos e que além disso, praticam atividades físicas regularmente e buscam levar a vida de forma menos corrida. Ademais, os valores pessoais que parecem reger esse estilo de vida são a ética, a preocupação ambiental, o respeito e a honestidade.

Autores:
Sofia porto correia - Universidade de Brasília

Professor Orientador:
Prof. Dr. Diego Mota Vieira

Clique para ler o PDF
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AO DESCARTE DE BENS DE VALOR EMOCIONAL E HEDÔNICO

Resumo:
O comportamento do consumidor é complexo, não apenas referente ao seu processo decisório de compra, mas também em relação ao descarte de determinados produtos, especialmente aqueles com os quais é estabelecido um vínculo sentimental. Com base em modelos de valor percebido e de comportamentos de descarte, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação ao descarte de produtos de valor emocional ou hedônico, buscando descrever quais são os motivos que o leva a querer ou não descartar esses pertences e as formas pelas quais eles são descartados. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e os dados coletados a partir de entrevistas em profundidade e observação foram submetidos a análise de conteúdo. Como principais resultados, identificou-se os sentimentos associados aos bens de valor emocional, evidenciando que nem sempre as pessoas estão dispostas e preparadas psicologicamente para se desfazerem deles. Neste sentido, quando o consumidor ainda não conseguiu esmaecer o seu laço sentimental com as suas respectivas posses, a opção mais escolhida de descarte é guardar o produto. Já quando o indivíduo está em uma fase em que se encontra menos apegado com os seus bens, a doação, especialmente para pessoas mais próximas, é uma das formas mais adotadas para realizar o descarte.

Autores:
Laianne gonçalves fonseca - Universidade de Brasília

Professor Orientador:
Prof. Dr. Diego Mota Vieira

Clique para ler o PDF
COMPRAR OU NÃO? MOTIVAÇÕES QUE LEVAM UM GAMER A ADQUIRIR CONTEÚDO VIRTUAL

Resumo:
Este artigo investiga as motivações de compra e identifica o perfil de consumidores de conteúdo in-game em jogos eletrônicos competitivos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva que coletou dados de 68 países, entre eles, Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, obtendo 476 participantes válidos. Com o objetivo definido, foi imprescindível a elaboração de um modelo de oito dimensões que compreendeu as principais razões da compra e como ela se estrutura na comunidade gamer. Como resultado, o trabalho constatou como surgem as demandas por bens virtuais e as circunstâncias nas quais eles são adquiridos, além de complementar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor gamer.

Autores:
Matheus josé machado dutra - ESPM - Sul

Professor Orientador:
Liliane Antunes Rohde

Clique para ler o PDF
MARKETING ESPORTIVO E SEU DESENVOLVIMENTO

Resumo:
O marketing esportivo é fundamental para o desenvolvimento do esporte e para a geração de receita a clubes esportivos, redes de televisão e marcas patrocinadoras. Ele está presente na sociedade desde o século XIX aonde as lutas e eventos esportivos eram anunciados em jornais e cartazes espalhados nos centros das cidades. Hoje em dia o marketing evoluiu e está presente em qualquer meio que possa ser detectado como fonte de interesse pelo consumidor para exposição da marca. Tudo isso só foi possível graças à prática de hábitos saudáveis pela população. Com a popularização de tais atividades em todo o mundo, os esportes foram se ramificando e se adaptando ao estilo de vida de cada indivíduo. Assim, um tipo de esporte passou a ser praticado em diversas modalidades ao redor do mundo e as empresas esportivas tiveram que se adaptar às constantes mudanças. Através de pesquisas bibliográficas, busca-se nesse artigo, apresentar o marketing esportivo, suas origens, impactos e aplicações nos dias de hoje e principalmente evidenciar as mudanças estratégicas ao longo dos anos através do investimento em patrocínio, mídia televisiva e redes sociais.

Autores:
Jefferson bongiovani lima - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Lins

Professor Orientador:
Jovira Maria Sarraceni

Clique para ler o PDF
MARKETING SUBLIMINAR: UM ESTUDO DAS INFLUÊNCIAS EXTERNAS COMO FATOR DETERMINANTE NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR.

Resumo:
Este artigo tem por objetivo verificar o Marketing Subliminar como ocasionador de vantagem competitiva para as organizações e de que maneira a sua atuação pode interferir no comportamento do consumidor. O Marketing Subliminar é uma ferramenta estratégica de vendas utilizada pelas organizações com o propósito de estimular o desejo de adquirir um produto através de três técnicas: o Som, o Cheiro e as Cores, despertando nos consumidores emoções ocultas em seu subconsciente, associando as características de uma marca a momentos marcantes de suas vidas, trabalhando em conjunto o Marketing Sensorial e as Mensagens Subliminares. Para atender o objetivo do estudo, será aplicada uma pesquisa de campo a partir das considerações teóricas dispostas na literatura, juntamente com um estudo-piloto visando à minimização de erros nos resultados finais. O objeto/fonte desse estudo são os estudantes que estejam no ultimo ano do colegial, para o estudo-piloto, e do primeiro semestre da faculdade, observados em dois ambientes, um neutro e o outro com todas as influências do Marketing Subliminar. Com os resultados obtidos, espera-se identificar se as influências externas desenvolvidas no ambiente de exposição de um produto podem agregar valor a uma marca, sendo determinante na decisão de compra dos consumidores, gerando vantagem competitiva para as organizações. Palavras-chaves: Influências. Marketing Subliminar. Consumo.

Autores:
Daniel de oliveira solfa - Centro Universitário de Santa Fé
Mylena maria vieira fernandes - Centro Universitário de Santa Fé

Professor Orientador:
Lúcio Lombardi Teixeira Nunes

Clique para ler o PDF
MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ELO ENTRE EMPRESA E CLIENTE

Resumo:
RESUMO A presente pesquisa, no Curso de Administração, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, campus Gravataí/RS, sob o título “Marketing de Relacionamento: um elo entre empresa e cliente”. Tal estudo viabilizou, como objetivo geral, apurar e elevar a reflexão da importância do Marketing de Relacionamento, por meio do ponto de vista dos consumidores com vista à satisfação e fidelização de clientes; e como objetivos específicos: analisar a importância do Marketing de Relacionamento para o consumidor; levantar os fatores que colaboram e que não colaboram para o consumidor se manter satisfeito e fiel à um produto/serviço. Para realizar a pesquisa com eficiência, a teoria serviu como fundamento, demonstrando os vários conceitos da composição do cenário sobre marketing de relacionamento, fidelização e satisfação de clientes. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica exploratória e um estudo aplicado qualitativo, orientado pela técnica de pesquisa participante. Após a realização da pesquisa, foi possível observar que o os clientes se encontram cada vez mais exigentes e que as organizações dependem deles. Portanto, as empresas que se utilizarem da ferramenta do marketing de relacionamento terão mais chances de terem relacionamentos lucrativos. Palavras-chave: Marketing. Relacionamento. Fidelização.

Autores:
Mariana da silva dos santos - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Professor Orientador:
Luis Fernando Dalmas

Clique para ler o PDF
A IMPORTÂNCIA DA MARCA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE COSMÉTICOS

Resumo:
O artigo propôs apresentar a real importância que uma marca pode terna construção do diferencial competitivo e, mais especificamente, no mercado de cosméticos. Buscou identificar quais os benefícios para a organização em ter uma boa marca e como este fator a diferencia no mercado. Objetivou apontar os benefícios para uma organização, na área da cosmético, em ter uma boa marca destacável no mercado deste segmento. Os objetivos específicos foram: identificar e entender os conceitos de marketing, sedimentação de marca e suas vantagens;identificar e analisar o mercado de cosméticos e a competitividade neste segmento e apontar e analisar a marca face ao mercado competitivo com uma empresa real(Natura). O trabalho evidenciou os motivos que faz uma marca se manter na mente dos consumidores, colocando-a em primeiro lugar frente aos seus concorrentes, por meio da inovação e diferenciação. Apontou-se as diferenças entre produto e marca e destacado que a marca em si é muito relevante para as organizações, já que os consumidores optam por determinada marca como sendo a melhor do mercado, mas também podem julgá-la como sendo a pior, ou seja, construir uma relação de fidelidade com os consumidores é algo primordial. Portanto, os estudos revelaram que uma boa marca é capaz de diferenciar uma determinada empresa no mercado, colocando-a a frente de seus concorrente

Autores:
Tamires caetano dos santos - Centro Universitário Assunção UNIFAI
Marcelo monte de oliveira - CENTRO UNIVERSITARIO ASSUNÇÃO UNIFAI

Professor Orientador:
Edineide Maria de Oliveira

Clique para ler o PDF
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE PRODUTOS PRÓXIMOS A VALIDADE

Resumo:
Todo dia se nota a presença de diferentes modelos de negócio sendo criados e trazendo inovação para o mercado. Também é percebido que estes tipos de negócios são criados a partir de lacunas de modelos existentes. Em outro aspecto, com a globalização, se tem cada vez mais responsabilidade sobre o desperdício e se preza pela logística reversa. Pensando nestas duas vertentes, surgem novos negócios que se preocupam com a responsabilidade socioambiental, como no caso da venda de produtos próximos ao vencimento, possibilitando que o desperdício por partes dos varejistas possa ser resolvido. Entretanto, ainda assim, ocorre a necessidade de entender qual é a percepção do consumidor perante a venda e consumo desses alimentos. Dessa forma, surgiu o objetivo da pesquisa, que foi compreender qual é a percepção dos consumidores em relação a produtos próximos a data de validade. Nessa pesquisa descritiva quantitativa, foi elaborado um questionário de 26 perguntas onde o comportamento do consumidor foi questionado, obtendo-se um resultado em que grande parte dos consumidores está disposta a comprar certos tipos de produtos próximos a validade, se os mesmos trouxerem algum benefício, como preços reduzidos, e que mesmo grande parte dos participantes não sabendo quais são os procedimentos para a determinação da data de validade, ocorre uma confiabilidade e obediência em relação ao rótulo dos produtos.

Autores:
Rafaela dal berto - Centro Universitário de Brasília (UniCEUB

Professor Orientador:
Luciene Braz Ferreira

Clique para ler o PDF
UTILIZAÇÃO DO VISUAL MERCHANDISING NA IMPLANTAÇÃO DO DESIGN EMOCIONAL

Resumo:
O presente trabalho consistiu em entender e exemplificar a influência do visual merchandising nos níveis do design emocional. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com a apresentação de exemplos. No que se refere à ferramenta de marketing, foram estudados os elementos do visual merchandising, especificamente, no ponto de venda. Com isso, foi possível analisar e exemplificar os impactos dos principais elementos nos três níveis do design emocional, a fim de proporcionar uma nova ferramenta para os profissionais de marketing. Pode-se entender que a maioria das técnicas despertam os três níveis do design emocional, com exceção de um elemento. Nesse sentido, conclui-se que se bem trabalhado, o visual merchandising apresenta-se como uma ferramenta útil para despertar emoções em seus consumidores e alcançar o sucesso organizacional.

Autores:
Ariane cunha berião - Faculdade Arthur Sá Earp Neto

Professor Orientador:
Julio Cesar Teixeira de Freitas

Clique para ler o PDF
Geração multimídia: os hábitos de consumo de ficção da geração Y em São Paulo

Resumo:
O presente artigo é um estudo a respeito do consumo de ficção da geração Y em São Paulo sob a perspectiva de um graduando de Administração de Empresas com foco em Marketing. Deste modo, trata-se de uma investigação do comportamento de uma demanda constantemente associada ao imediatismo e, ademais, atrelada a baixos índices de leitura em comparação a outras formas de entretenimento, arte e comunicação, como filmes, músicas, séries e games. Sendo assim, o artigo abordará temas como a Indústria do Entretenimento; o porquê do consumo de determinadas mídias em detrimento de outras; bem como as características da geração Y que impactam em seus hábitos de ler, ouvir, assistir ou jogar. A revisão da literatura buscou autores que tratam do consumo na modernidade, como Bauman, e Vargas Llosa. Foram entrevistados em profundidade 15 jovens universitários. A conclusão é que esses jovens visam mais o entretenimento e um tipo de consumo efêmero, conforme a revisão da literatura previu, e valorizam comodidade, privacidade e praticidade. Assim, as fontes mais comuns de consumo de ficção da geração Y de São Paulo se concentram em séries e filmes, conteúdos dos quais se adequam facilmente à rotina dos indivíduos quando consumidos em serviços de streaming.

Autores:
Gabriel silva fischer - ESPM

Professor Orientador:
Sergio Garrido Moraes

Clique para ler o PDF
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIA COMO FERRAMENTA DE ENDOMARKETING PARA A COOPERATIVA DE CRÉDITO VIACREDI

Resumo:
Visando melhorias continuas na gestão da cooperativa de crédito Viacredi, elaborou-se a proposta de implantação de videoconferência, com base em entrevista semiestruturada, pesquisa aplicada, descritiva e qualificativa. Através de uma série de questionamentos feitos com os gestores da cooperativa pode-se identificar falhas na comunicação interna. O foco da pesquisa é o marketing, comunicação e endomarketing e suas ferramentas. Entende-se a importância da comunicação interna e de manter todos os colaboradores alinhados, informados e a par de tudo o que acontece dentro da organização, pois devido à falta de informação consequentemente gera-se falta de credibilidade no atendimento ao cooperado. Com o intuito de trazer soluções eficazes foi identificado a necessidade de implantar um canal de comunicação mais atrativo e eficaz que os atuais (e-mails, murais de avisos), propondo então a videoconferência com o objetivo de trazer informações em tempo real para o colaborador e de forma clara gerando então credibilidade sobre os serviços prestados

Autores:
Alana fey - Uniasselvi
Crislaine barros - Uniasselvi
Debora warmling - Uniasselvi
Janaina tais petry - Uniasselvi

Professor Orientador:
Adriana Giovanela

Clique para ler o PDF
MARKETING E FUTEBOL: A RELAÇÃO ENTRE TORCEDORES E PATROCÍNIOS

Resumo:
O presente artigo apresenta um estudo sobre o marketing esportivo, visando compreender a percepção e o comportamento que o torcedor, como consumidor de futebol, tem em relação as marcas que patrocinam o uniforme do time que torce. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas durante o mês de abril de 2017. A pesquisa foi dividida em 3 momentos: lembrança de marca, sinergia com os patrocínios e rejeição. Os resultados mostraram que os torcedores respondem positivamente aos patrocínios que realizam bons trabalhos de marketing de ativação e que marcam, de alguma maneira, o clube que torcem. O estudo apresenta contribuições para as áreas de marketing esportivo e comportamento do consumidor, uma vez que tais conhecimentos são úteis para empresas com interesses em explorar esse segmento.

Autores:
João henrique de britto costa - Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA)

Professor Orientador:
Flávia Cupolillo Yamagata

Clique para ler o PDF
A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DO MARKETING

Resumo:
RESUMO O presente artigo tem como objetivo principal demonstrar a origem e a evolução do marketing e sua importância para as empresas e a sociedade. É possível perceber que sua evolução ocorreu devido ao impacto das mudanças nos contextos sociais, políticos e econômicos, chegando até ao conhecimento atual, onde o marketing não é apenas utilizado para expandir vendas, mas também, para entender às necessidades, captar e fidelizar clientes. Na elaboração deste artigo foram utilizadas as pesquisas de referências bibliográficas com conteúdo disponível em livros, artigos e pesquisas em sites, com a finalidade de melhor exemplificar este assunto. Palavras-chave: Marketing, evolução, origem.

Autores:
DÉbora de moraes laurindo - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins

Professor Orientador:
MARIS DE CASSIA RIBEIRO VENDRAME

Clique para ler o PDF
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES

Resumo:
O objetivo do Marketing nas organizações é analisar as necessidades do consumidor e buscar atendê-los da melhor maneira possível, no foco em que a empresa satisfaça as suas expectativas. Para que isso aconteça o profissional de Marketing precisa entender a carência de seu público-alvo para desenvolver a melhor estratégia sobre preço, produto, praça e promoção de modo a melhorar o relacionamento empresa-consumidor. Onde o mesmo procura inovar seus planos estratégicos para desenvolver sua metodologia nas organizações, para uma elaboração de coerência estratégica é essencial alguns fatores, tais como: análise ambiental, análise dos pontos fracos e fortes, determinação de objetivos, implementação e controle e estratégia de marketing. Para obter um bom planejamento estratégico, seja ele informal ou formal, a empresa precisa conhecer e estudar bem o seu ambiente de atuação, sabendo quais variáveis mais afetam suas atividades e as principais tendências do setor. Com a transformação que está ocorrendo na mundialização requer algumas mudanças nas ações das empresas em relação ao mercado, pois o mesmo esta sendo exigentes quando se trata de qualidade nos produtos e serviços. O artigo analisou os conceitos e aplicações de marketing adaptados nas organizações e sociedade, apresentando a importância nos resultados da mesma, para realizar a pesquisa do assunto tratado no artigo, foi utilizadas fontes teóricas em livros da biblioteca da instituição e também pesquisas na Internet.

Autores:
Danieli costa de paula - Unisalesiano

Professor Orientador:
MARIS DE CASSIA RIBEIRO VENDRAME

Clique para ler o PDF
O USO DA PUBLICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO

Resumo:
Muitas empresas não veem a importância da publicidade em seus negócios, principalmente com a globalização, já que a concorrência se expandiu muito e ter um marketing forte e reconhecido é o diferencial na hora de vender seu produto/serviço. O foco deste artigo é voltado justamente a isso, como campanhas publicitárias fazem a diferença nos negócios e qual o papel deste departamento dentro da organização como planejamento estratégico. A abordagem metodológica do artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, os conceitos analisados foram a publicidade dentro das organizações e seu papel como processo administrativo e influência nas mídias, e a importância de um planejamento estratégico para a otimização da empresa com o objetivo de mostrar a estrutura de campanhas publicitárias e plano de marketing na hora de alavancar as vendas e a ampliar a visualidade da marca. Com isso, conclui-se que o uso da publicidade em um planejamento estratégico pode definir o sucesso ou fracasso de uma empresa, já que é o setor responsável pela imagem da organização e o contato direto com o público com pesquisas de satisfação e desejos dos clientes. Palavras-chave: Publicidade. Marketing. Planejamento estratégico.

Autores:
Aline maria zamian - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Lins

Professor Orientador:
MARIS DE CASSIA RIBEIRO VENDRAME

Clique para ler o PDF
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Critérios de escolha nas compras de Camisetas estampadas pela comunidade nerd

Resumo:
Pretende-se com o presente objeto apresentar o comportamento em determinada comunidade de indivíduos e seus componentes ao hábito de consumo. Crê-se que estes indivíduos são foco de empresas que projetam esse produto, exclusivamente para atender essa demanda. Especificamente trata-se neste a possível apresentação ao marketing de lojas físicas e online. Apresenta-se no resultado para os interessados à frente deste setor, uma pesquisa que norteia o desenvolvimento de seus produtos, juntamente com a equipe criativa e/ou que constituem parcerias com empresas que já contam com material criado para incluir nos seus produtos de divulgação e captação dos clientes, através de qualidade do produto e atrativos mercadológicos que vêm a agregar sua competitividade no mercado. Para tal utiliza-se da pesquisa quantitativa aplicada à comunidade em questão, somado à pesquisa embasada em 69 entrevistados. O resultado final analisa a relação do comportamento com o produto e apresenta sugestões que se entendem como favoráveis ao desenvolvimento do ramo analisado.

Autores:
Hamilton machado rocha - Unibh
Thays gomes dos santos pessamilio - Unibh

Professor Orientador:
Davson Mansur Irffi Silva

Clique para ler o PDF
PLANO DE MARKETING DESENVOLVIDO NO PBL DA UTA MERCADOLÓGICA

Resumo:
As empresas de grande porte costumam investir valores consideráveis nas ações de marketing visando chegar até o seu público alvo de forma direta e assertiva. Já as pequenas e microempresas normalmente possuem outra realidade e consideram que não tem condições em investir em marketing devido a escassez de recursos financeiros. Dependendo do tipo de negócio, existem diversas ações que podem ser realizadas com pouco ou nenhum recurso financeiro, mas os empreendedores não sabem como fazer isso, principalmente se forem jovens e sem experiência no segmento. Por isso se faz importante conhecer um pouco como é possível utilizar o marketing como uma ferramenta de apoio e crescimento. Diante disso, a proposta desse artigo é articular alguns conceitos de marketing com a realidade de uma pequena cafeteria de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do centro de Curitiba no estado do Paraná. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica sobre alguns conceitos de marketing que poderiam ser úteis para o caso analisado e também uma pesquisa de com os clientes da cafeteria para identificar quais melhorias consideravam mais importantes para continuar frequentando o local. A partir dos dados da pesquisa de campo foram analisados os principais itens, que foram propostos para cafeteria analisar a possibilidade de implementação. Palavras chave: Marketing. Cafeteria. Pequena empresa.

Autores:
Ana carolina alves pinto - UNINTER
Rosinda angela da silva - UNINTER

Professor Orientador:
Rosinda Angela da Silva

Clique para ler o PDF
Economia Compartilhada: Motivações e Perfil dos Usuários da Plataforma Airbnb

Resumo:
Frente a ascensão do uso de plataformas promotoras de economia compartilhada, o presente trabalho busca analisar as motivações que levam consumidores à adoção da economia compartilhada, bem como seu perfil, em particular no uso da plataforma Airbnb. A revisão bibliográfica aborda os temas da economia compartilhada e suas motivações, bem como do cosmopolitanismo, cujo constructo é definido como uma disposição que caracteriza os consumidores que possuem interesse e propensão em conhecer pessoas, culturas e produtos estrangeiros. Através de uma abordagem quantitativa, o estudo empírico foi realizado por meio de coleta de dados primários através de questionários com uma amostra de brasileiros. Entre os achados, identificou-se uma relação entre a escolha pela plataforma Airbnb e o perfil cosmopolita do consumidor. Identificou-se ainda na amostra a possibilidade de segmentar os diferentes perfis de cosmopolitanismo entre os consumidores.

Autores:
Thales mesquita mendes - ESPM

Professor Orientador:
Miriam Tais Salomão

Clique para ler o PDF
A DISSEMINAÇÃO DO MARKETING VIRAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NA INTERNET: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS NO REPOSITÓRIO YOUTUBE

Resumo:
Com o avanço das tecnologias ocorreram novas formas de transmissão da mensagem para os consumidores. O Marketing Viral, objeto deste estudo, é uma forma de inovação do Marketing boca a boca, trazendo a essa ferramenta novos elementos, dados por meio das mídias sociais. Um exemplo de mídia social é o repositório Youtube, sendo utilizado de formas distintas por consumidores por meio da cultura popular e participativa. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar os elementos relacionados ao Marketing Viral na divulgação da mensagem no período temporal de 2013 a 2017. Para atingir esse objetivo, o estudo teve como objetivos específicos apresentar definições de marketing, comportamento do consumidor, internet, caracterização do repositório Youtube; identificar as diversas formas de aplicação do Marketing Viral como ferramenta de comunicação; verificar as estratégias de divulgação e seus resultados, por meio do Marketing Viral. Quanto ao desenvolvimento, a pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva exploratória, como abordagem qualitativa. A unidade de análise foram as propagandas consideradas virais, cujos dados secundários foram coletados no Youtube lançados no período temporal de 2013 a 2017. Nesse período, foram escolhidos um vídeo de cada ano com um número mínimo de um milhão de visualizações no repositório Youtube. Percebeu-se que, nos vídeos analisados, foi possível encontrar elementos relacionados ao Marketing Viral. Ainda para estudos futuros, sugere-se uma análise sobre o tema, sendo necessária uma abordagem mais aprofundada relacionada a pesquisas com os consumidores sobre aspectos do Marketing Viral, bem como uma análise em outras mídias sociais. Palavras-Chave: Marketing Viral. Youtube. Comunicação.

Autores:
Talita dias silva - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor Orientador:
Naiara Vieira Silva Ivo.

Clique para ler o PDF
O IMPACTO DO MARKETING PESSOAL PARA IMPULSIONAR A CARREIRA DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA

Resumo:
O marketing pessoal tornou-se importante para todos os profissionais, uma vez que, ele auxilia na construção de um futuro promissor e o incentiva a dominar as competências máximas exigidas por sua profissão de modo a atender às necessidades mercadológicas e pessoais do consumidor final. Nesse sentido, o artigo tem como proposta verificar de que modo o marketing pessoal pode influenciar no desenvolvimento da carreira do profissional de estética. Além disso, busca identificar entre o marketing pessoal e o personal branding qual possui maior impacto no gerenciamento da carreira do esteticista e cosmetólogo e quais estratégias podem ser utilizadas para construção da sua marca pessoal. O estudo em questão, trata-se de uma investigação exploratória quantitativo-descritiva, de uma amostra composta por 3 esteticistas e cosmetólogas, que fora realizada após aprovação do comitê de ética e pesquisa. O trabalho exposto permitiu evidenciar que o uso adequado das estratégias do marketing pessoal torna-se primordial no objetivo de conquistar um espaço de valor no mercado, foi possível ainda, compreender que o cuidado na gestão da marca pessoal é fundamental para evitar ou minimizar eventuais crises na reputação do indivíduo. Além de constatar que o marketing pessoal e o personal branding atuam em conjunto no impulsionamento da carreira do profissional de estética e cosmética.

Autores:
LaÍs caroline souza santos - FAIINOR

Professor Orientador:
Gleice Lacerda Queiroz Sousa

Clique para ler o PDF
A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DA CIDADE DE DIAMANTINA POR MEIO DO SITE TRIPADVISOR

Resumo:
A internet possibilita acessar, de modo prático e rápido, os mais diferentes conteúdos. A hotelaria é um dos serviços que foram beneficiados por ela. Hoje, por exemplo, pode-se consultar opiniões de outros usuários do hotel antes de efetivar uma reserva. É nesse contexto que esse trabalho foi desenvolvido. Ele teve como intuito compreender a percepção do hóspede sobre a qualidade dos serviços prestados nos meios de hospedagem da cidade de Diamantina a partir das avaliações divulgadas no TripAdvisor. A pesquisa utilizou métodos descritivos e qualitativos. Com base nos critérios utilizados pelo TripAdvisor percebeu-se que os colaboradores do site TripAdvisor avaliam que os serviços prestados pelos meios de hospedagem da cidade de Diamantina são de boa qualidade com base nos critérios de localização, custo, atendimento, limpeza e café da manhã.

Autores:
Ludimila fernandes muniz - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Helga silva espigao - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Orientador:
Helga Silva Espigão

Clique para ler o PDF

Operações e Logística



ESTUDO SOBRE IMPORTAÇÃO DO PRODUTO VISCOSE MVS DA CHINA PELA EMPRESA LOG DISTRIBUIÇÃO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA.

Resumo:
Há muito tempo que a importação de produtos tornou-se objeto de pesquisa para inúmeros empresários no Brasil. Com a concorrência do mercado econômico brasileiro e o crescente aumento do comércio internacional chinês, nos últimos anos, as organizações foram obrigadas a buscarem novas ideias e oportunidades. A importação de mercadorias tem servido como estratégia para as grandes empresas se sobressaírem aos seus concorrentes no mercado nacional. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar o processo de importação do fio de viscose MVS da China, através da empresa LOG Import, bem como apresentar quais são os procedimentos abordados em operação de importação. A metodologia utilizada para realizar esse estudo de caso é qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. A conclusão possibilita ao leitor identificar os processos e procedimentos que envolvem uma importação, através da presença dos tributos e documentação obrigatória envolvida na importação da viscose MVS da China, vislumbrando a técnica como um todo.

Autores:
Juliana andressa negri - Faculdade Avantis
Mayara moura mayer - Faculdade Avantis
Aloisio grunow - Faculdade Avantis
Anderson rui dos anjos - Faculdade Avantis
Edemir manoel dos santos - Faculdade Avantis

Professor Orientador:
Helga Silva Espigão

Clique para ler o PDF
CONTROLES INTERNOS E DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO EXPORTAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO

Resumo:
Este estudo possui como proposta mostrar a importância do Controle Interno como uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer negócio. Em uma sociedade dinâmica e globalizada e a consequente evolução de produtos e processos se faz necessário que às empresas aprimorem suas estratégias de competitividade de maneira constante e é nesse sentido que um correto controle do estoque pode trazer grandes melhorias nas atividades desempenhadas pela empresa em questão. O objetivo desse estudo foi verificar a importância do controle interno no auxilio do controle de estoque real de uma distribuidora de vinhos, bem como demonstrar os impactos da ausência do mesmo para uma distribuidora de vinhos. Esta pesquisa se caracterizou como exploratória, qualitativa e estudo de caso e para a realização das análises utilizou-se dados reais obtidos através aplicação de um questionário e análises efetuadas no dia-a-dia das operações da empresa. Os resultados do estudo apontaram que a empresa possui falhas e ausências de controle. Os riscos de fraude existentes são bastante inerentes ao negócio. No decorrer desse estudo foram sugeridas melhorias nos processos de controle da empresa, como a implementação de sistemas de controle, aquisição de um sistema informatizado para controle de estoques, além de outros para assim minimizar os riscos existentes para uma boa gestão dos estoques.

Autores:
Eziele guedes felix - Faculdade Campos Elíseos
Soraia buffoni faria - Faculdade Campos Elíseos

Professor Orientador:
Erivaldo da Silva Carneiro Junior e Cíntia Cristina Silva de Araújo

Clique para ler o PDF
AVARIAS NA ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DE UNIDADES ZERO QUIILÔMETROS

Resumo:
O artigo tem como o objetivo analisar avarias automobilísticas causadas por erros na gestão de transporte e armazenagem, referente a um ano de uma transportadora de unidades zero quilômetros. A metodologia aplicada no artigo foi do método quantitativo, os dados levantados de avarias têm como base (01/2017 à 12/2017), comparando as unidades avarias recebidas da montadora e as partes mais afetadas em relação ao local no qual as unidades estavam armazenadas. Concluímos que as avarias em unidades zero quilômetros podem ser evitados, dependendo somente dos treinamentos e orientações para todos os envolvidos e principalmente, o cumprimento correto de todas as regras e normas pré-estabelecidas da empresa.

Autores:
Camila silva alves - Faculdade SBTEC
Priscila raulino de mello - Faculdade SBTEC
Ketley cardoso de paula - Faculdade SBTEC
Gislene aparecida pereira da silva - Faculdade SBTEC

Professor Orientador:
Enio Tadashi Nose

Clique para ler o PDF
EFICIÊNCIA NO SETOR AÉREO BRASILEIRO COM DEA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA.

Resumo:
A análise envoltória de dados (DEA) tem sido utilizada para medir a eficiência em unidades de tomada de decisão (DMU’s) em diversos ambientes econômicos. Com isso, o objetivo deste artigo foi uma revisão sistemática integrativa do uso da análise envoltória de dados para analisar a eficiência do setor aéreo brasileiro. Para a sua realização, a pesquisa restringiu-se a artigos e revisões nas línguas português, inglês e espanhol. Os termos buscados foram: “análise envoltória dados” e “análise envolvente datos”. A busca dos textos se deu na base de dados Web of Science e Google Acadêmico, no período que compreende os dias 31 de março a 06 de abril de 2017. Como resultado, foi possível a construção de um meta-modelo e de uma nuvem de palavras com as categorias obtidas.

Autores:
Frederico lima meneses - Universidade de Brasília
Dr. victor rafael rezende celestino - Universidade de Brasília

Professor Orientador:
Victor Rafael Rezende Celestino

Clique para ler o PDF
GERENCIAMENTO DE ESTOQUES: ESTUDO DE CASO LOJA O DOIDÃO

Resumo:
Este estudo tem o objetivo de analisar os estoques de tecidos por meio da utilização da curva ABC na Loja o Doidão, empresa do ramo atacadista e varejista de tecidos e confecções. Sabe-se que os estoques de uma organização possui uma parcela muito importante para seu funcionamento, além de interagir com outros departamentos: compras, vendas e produção. A pesquisa tem como objetivos específicos: verificar o estoque atual de tecidos com base na média do último ano; classificar os tecidos por meio da Curva ABC e propor ações de melhoria na gestão de estoques. A metodologia adotada para este trabalho foi a aplicação de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa de caráter exploratório, para a coleta de dados foi utilizado questionário, para análises foram utilizados as análises de estatística e de conteúdo. Esse estudo tem o intuito de colaborar para responder a seguinte problemática: como a curva ABC poderá contribuir para gestão e giro dos estoques de tecidos da empresa Doidão? Entender o sistema de controle de estoque pode auxiliar a empresa no atendimento às demandas e mudanças do mercado, além de auxiliá-la a planejar seus ciclos de produtos evitando um aumento desnecessário no estoque da empresa. Como resultado foi possível apresentar gráficos que levaram a apresentação de 4 ações de melhoria, na gestão do estoque, na área de tecidos: ações de estratégia de marketing; estratégia de capacitação dos gestores; estratégia para utilização da curva ABC e estratégia de informatização do controle de estoque.

Autores:
Marco willian pereira - CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS - UDC

Professor Orientador:
ALCINA MARIA RODRIGUES FRESTA, Me

Clique para ler o PDF
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUE E SUA INFLUÊNCIA NA COMPETITIVADE DE MERCADO

Resumo:
Este estudo tem como objetivo conceituar e demonstrar a importância da Gestão de Estoque dentro da organização, bem como suas ferramentas para a empresa em relação ao fluxo de materiais. Para atingir este objetivo, será realizado pesquisa bibliográfica. Devido ao crescimento incontrolável de empresas de pequeno, médio e grande porte, é notório a falta de organização e os diversos cuidados que devem ser tomados quando o assunto é estoques bem delineados, capazes de se auto organizarem. Cabe ao administrador saber se os estoques de sua empresa estão sendo bem empregados, organizados e alocados em setores que o utilizarão para que não haja perda de produtos por mau armazenamento. A gestão de estoque serve como ferramenta para o gestor controlar os estoques e contribui notadamente para uma boa administração e utilização dos recursos estocados a fim de atender a grandes pedidos sem que haja ruptura e perda de materiais. Palavras-Chave: Estoque. Gestão. Organização

Autores:
Victor hugo pinheiro da silva romão - Centro Universitário Católico UniSalesiano Auxilium

Professor Orientador:
André Ricardo Ponce dos Santos

Clique para ler o PDF
A Importância da Logística de Distribuição

Resumo:
RESUMO Este artigo apresenta uma análise da logística de distribuição e os resultados encontrados com relação a que conhecimentos logísticos os gestores devem ter para manusear e administrar de forma correta a área de distribuição em suas empresas. Para tanto, são enfocadas as formas de distribuição, controle de estoque, além da relevância de qual modal correto deve ser utilizado para transportamento das referidas cargas.

Autores:
Pedro pereira da silva neto - Centro Universitario Catolico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Máris de Cássia Ribeiro Vendrame

Clique para ler o PDF
CHECK LIST DO PROCESSO PRODUTIVO DE MOLAS

Resumo:
Este trabalho de intervenção tem como objetivo a implantação de um Check List de cada processo produtivo na empresa Tercilio Marchetti Indústria e Comércio de Auto Peças LTDA, localizada na cidade de Rio dos Cedros – Santa Catarina. De acordo com pesquisas realizadas, verificou-se através de um questionário semi estruturado e exercício de observação na empresa, a necessidade de melhoria no sistema de qualidade na área produtiva, principalmente nas molas que são vendidas para o mercado externo. O objetivo deste trabalho foi a criação de um sistema de Check List, que nada mais é que uma lista de checagem e verificação de cada etapa do processo, disponibilizadas em cada célula de trabalho. Foram elaboradas listas de checagem desde a compra da matéria prima até o processo de expedição, alcançando o objetivo principal proposto no início do trabalho.

Autores:
Bruna bolduan - Uniasselvi
Kelly caroline volkmann - Uniasselvi
Patricia de souza - Uniasselvi

Professor Orientador:
Adriana Giovanela

Clique para ler o PDF

Sustentabilidade Socioambiental



A ACEITABILIDADE DO SOU NATURA QUE TRAZ O APELO DE ECOLOGICAMENTE CORRETO COMO UM DIFERENCIAL

Resumo:
O mercado está com uma forte presença de produtos que exploram através do marketing processos e atributos que estariam relacionados com a prática sustentável. Diante dessa tendência este trabalho visa entender qual a real percepção dos atuais clientes do produto SOU da Natura que foi utilizado como um exemplo por trazer na sua embalagem e no seu processo produtivo características de produtos ecologicamente corretos que são explorados na comunicação do mesmo para o seu público consumidor e para a sociedade.Chegou se a conclusão que temos que de fato a grande maioria dos respondentes acreditando nos produtos ecologicamente corretos , e que os mesmos atribuem a estes valores correlacionados à sustentabilidade nos seus três aspectos, sendo que o ambiental mantém destaque perante aos outros

Autores:
Cosme daniel guimarÃes fagundes - Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Orientador:
Rodrigo Ladeira

Clique para ler o PDF
DO COMODISMO AO DESPERDÍCIO

Resumo:
A preocupação com o futuro dos recursos hídricos no planeta fez com que a sociedade voltasse seus olhos para a questão da preservação da água, porém devido ao comodismo de grande parte da população mundial o desperdício continua aumentando a cada ano. Tendo em vista esta situação esta pesquisa se propôs a demonstrar a relação entre o comodismo e o desperdício de água, buscando compreender as causas do desperdício bem como entender os motivos que levam uma pessoa a desperdiçar recursos hídricos, tomando como campo de estudo um munícipio do Agreste de Pernambuco. Portanto discorrer-se sobre construtores teóricos relacionados ao consumo da água bem com seu desperdício. Fui utilizada uma metodologia qualitativa, pautada por um estudo de múltiplos casos a partir de entrevistas semiestruturadas e observações, sendo a análise destes procedida de modo descritivo. Obteve-se com resultado do estudo, informações que permite advogar que existe relações entre o comodismo das pessoas e o desperdício de água, não por falta de conhecimento da situação dos recursos hídricos na atualidade, mas por motivos de acomodação da situação e hábitos adquiridos e empregados ao uso da água. Palavras chaves: Água, desperdício, comodismos.

Autores:
Maria aparecida de albuquerque silva - Universidade de Pernambuco
Rafaela de lima silva - Faculdade de Ciências de Timbaúba - FACET
Gerusa barros do nascimento - Universidade Federal de Pernambuco

Professor Orientador:
Rodrigo Ladeira

Clique para ler o PDF
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EMPRESARIAL

Resumo:
Esse artigo trata-se da importância da Sustentabilidade Ambiental Empresarial como estratégia presente no projeto de desenvolvimento de produção com design ecológico presente nas empresas, organizações e indústrias. Quando resíduos são descartados de modo inadequado, a contaminação ambiental é a sua consequência, podendo trazer diversas doenças para pessoas envolvidas e inocentes. Os estragos causados no meio ambiente muitas vezes são sem volta, impossibilitando que novas gerações tenham uma qualidade de vida aceitável. O desperdício de matéria prima em algumas empresas é inacreditável sendo dinheiro jogado fora. Assim sendo, por falta de conhecimento que um processo sustentável não envolve investimentos sem retorno e que pelo contrário, isso mudará a imagem da empresa mostrando a seus clientes que a saúde do mundo também é importante para a mesma. Quanto à metodologia usada nesse artigo foram as pesquisas e revisões bibliográficas. Conclui-se nos estudos apresentados que a sustentabilidade empresarial envolvida com Leis Ambientais com parceria governamentais, só será eficiente com a consciência e conhecimento de todos, que nem tudo o que o homem tira ou destrói na natureza ele não pode repor e talvez se leva anos se pode-se, sendo que as industrias só conseguem produzir seus produtos com matéria prima retirada da natureza e sem uma extração e descarte consciente o meio ambiente acabara.

Autores:
Mayara fernanda nascimento izidoro - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

Professor Orientador:
PROF. ME FRANCISCO CÉSAR VENDRAME

Clique para ler o PDF
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: ESTUDO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BRASIL

Resumo:
RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar o que os documentos divulgados pelas empresas revelam sobre seu entendimento de RSC e sobre a amplitude das práticas de RSC de maneira específica nas indústrias farmacêuticas. Para isso realizou-se uma pesquisa descritiva e documental. Foram coletadas informações sobre os discursos oficiais com o objetivo de conhecer e classificar o entendimento e a amplitude sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC), através de documentos e websites de 20 empresas da indústria farmacêutica. Os resultados apontaram que apenas um quarto das empresas estudadas entendem RSC de forma abrangente e possuem amplitude alta com relação às suas práticas, enquanto outro um quarto das empresas possuem um entendimento confuso sobre o tema, apresentando pouca clareza sobre suas ações. Conclui-se que não há ainda um alinhamento sobre o tema no mercado farmacêutico brasileiro, pois a distribuição das empresas estudadas referente ao Entendimento e Amplitude das práticas de RSC se mostra muito pulverizada. Palavras-chaves: Responsabilidade Social Corporativa. Indústria Farmacêutica.

Autores:
Denise otto de castro - Centro Universitário FECAP
Fabricio rico abade lima - Centro Universitário FECAP
Felipe de avila kurahara - Centro Universitário FECAP
Ana carolina de souza pereira - Centro Universitário FECAP
Fernando morselli de oliveira - Centro Universitário FECAP

Professor Orientador:
Amanda Russo Chirotto

Clique para ler o PDF
O agronegócio sustentável

Resumo:
RESUMO Este artigo, realizado através do método de revisão bibliográfica apresenta a importância da Agricultura no Agronegócio, trazendo conceitos da Sustentabilidade no Agronegócio, Gestão Ambiental, Agricultura Sustentável e estudo das Normas da ISO 14000, 14001 e 14004, mostrando o quanto as Dimensões da Sustentabilidade no ambiente econômico,social e ambiental vem tornando-se diversificado e complexo. Ao longo do tempo, a industrialização passou por grandes processos de transformação, com isso, as organizações adotaram iniciativas sustentáveis desenvolvendo métodos responsáveis onde levará a atingir seu diferencial frente aos mercados concorrentes, preocupando-se e priorizando-se pela redução de impactos ambientais que será o fator de maior relevância no cenário atual. Contudo, as organizações existem em função de atender às necessidades da sociedade, buscando desenvolver medidas de sustentabilidade, conservando sempre o meio ambiente, garantindo o sustento de todas as gerações e também proporcionando grande participação no PIB da economia Brasileira do país em 2017. Palavra-chave: Impactos Ambientais. Sustentabilidade. Agronegócio.

Autores:
Gabriely costa de paula - Centro Universitario Catolico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Francisco César Vendrame

Clique para ler o PDF
A diminuição dos impactos ambientais no agronegócio

Resumo:
Com o avanço tecnológico e a crescente demanda por produção de alimentos, o agronegócio acabou se tornando grande responsável pelo crescimento na economia. Porém com este setor econômico em crescente desenvolvimento surgiu também um aumento na degradação do meio ambiente, com isso a Gestão Ambiental surgiu com o objetivo de que este importante setor da economia nacional venha crescer de forma sustentável, diminuindo os impactos ambientais. Com relação é isto é indispensável que a gestão ambiental seja incorporada nas políticas da empresa e não seja apenas algo que está sendo planejado. O presente artigo relata através de um detalhado estudo bibliográfico, a origem e evolução da gestão ambiental. Porém não é necessário apenas conhecimento nesta área. É importante que os gestores, saibam o que é necessário para que uma organização seja conhecida como sustentável, se a organização em foco atinge as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, se ela é economicamente rentável, tem responsabilidade social com a comunidade ao redor e se é ambientalmente responsável. Os impactos ambientais que podem ser ocasionados por falta de planejamento adequado referente às instalações também deve ser uma preocupação, e o quanto é importante manter o foco no desenvolvimento do agronegócio. Todos estes requisitos são importantes para que se haja o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento de uma comunidade, mas que não seja afetada nem a geração presente e muito menos as gerações futuras, proporcionando assim um ambiente em desenvolvimento sustentável e com geração de renda.

Autores:
Ana julia favoretto de oliveira - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Professor Orientador:
Francisco Cesar Vendrame

Clique para ler o PDF
A REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE OSTRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Resumo:
Santa Catarina conforme a Pesquisa de Pecuária Municipal (IBGE, 2015) concentra 98,1% da produção nacional de moluscos, sendo a capital catarinense responsável por 91,1% de toda produção de sementes de moluscos do país. Contudo, descartar os resíduos das conchas de maneira inadequada comprometem o meio ambiente, trazem riscos a saúde e desperdiçam a utilização do material como matéria-prima. Este estudo tem como objetivo verificar o processo de reutilização dos resíduos de ostras, com base em revisão bibliográfica, legislação vigente e uma amostra não probabilística com agentes (ostreicultores e restaurantes) do setor na maior região produtora (Ribeirão da Ilha) de Florianópolis. Como resultados constatou-se que os resíduos da maricultura após consumo ao serem reciclados voltam a ter valor na cadeia produtiva de vários produtos como a construção civil, indústria farmacológica, ração animal e até suplemento alimentar. Porém, comparando com a pesquisa realizada por Petrielli (2008) em que 25% dos ostreicultores descartavam os resíduos de ostra no mar e outros 12% em terrenos baldios, verificou-se que pouca coisa mudou pois 20% dos ostreicultores ainda descartam seus resíduos no mar e 10% em terrenos baldios. Conclui-se que houve pouca evolução quanto ao desenvolvimento sustentável da atividade apesar dos esforços de algumas localidades no Brasil em aprovar regulamentações específicas e a necessidade de um incentivo da prefeitura de Florianópolis na criação de leis mais efetivas e auxílio de programas atuantes na conscientização ambiental da atividade, pois certamente há a necessidade de uma coleta específica para os resíduos de conchas.

Autores:
Thiago joaquim wolf - Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Orientador:
Professor Allan Augusto Platt

Clique para ler o PDF
PROPOSTA DE PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO

Resumo:
Embora muitos ainda estejam aptos para desempenham as mais diversas funções no âmbito profissional, pessoas da terceira idade encontram muitas dificuldades para reinserção no mercado de trabalho. Este problema já tem causado diversos problemas sociais, uma vez que população idosa está aumentando, conforme comprovado por estudos recentes. Baseados nestes argumentos, o presente artigo visa propor um programa de ação social, que tem como intuito a integração do idoso no mercado de trabalho, beneficiando os familiares dos colaboradores de empresas de pequeno e médio porte. Para elaboração desta pesquisa de abordagem qualitativa e teórica, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. A partir de dados coletados a partir de artigos científicos e sites especializados, foi elaborada uma proposta de programa de integração de pessoas da terceira idade a ser implantado em empresas de pequeno e médio porte. Embora seja de caráter teórico, este estudo contribui para discussão de iniciativas de integração de idosos e outros grupos no mercado de trabalho, como também contribui para o debate da responsabilidade social das empresas

Autores:
Diego franqueiro rohde - UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Professor Orientador:
Patrícia Nogueira

Clique para ler o PDF

Tecnologia da Informação



PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O SETOR DE PRODUÇÃO

Resumo:
A produção é parte fundamental de uma organização, é a área responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos, o qual gera a existência de uma empresa. Administração da produção pode ser entendida como um processo de planejamento, organização, liderança e controle, para conseguir realizar os objetivos estabelecidos pela organização. Diante da análise realizada com a empresa USITIM Usinagens, de Timbó/SC empresa de médio porte, identificou-se na área de produção, pontos fracos no processamento de informações, onde atualmente a esse processo é realizado de forma manual, fazendo com que as planilhas de Excel sejam atualizadas somente no dia seguinte, dificultando o acompanhamento do sistema produtivo da empresa. Com a definição desse problema, propôs à implantação de um sistema de informação para gerenciamento para o setor de produção, a fim de informar a quantidade produzida diariamente em tempo real, e ainda controlar de forma mais eficiente todo processo da empresa (produção/estoque/matéria-prima). Com a realização de pesquisas de natureza descritiva de abordagem qualitativa, tornou-se viável a implantação do sistema de automação, o Vedois - OEE, tendo como principal objetivo, monitorar as máquinas e processos, coletando os dados de todas elas, e transformando os mesmos em relatórios com o intuito de melhorar o processamento diário.

Autores:
Claudia mara grison klug - Uniasselvi
Cristiane barbara tomaselli - Uniasselvi
Talita pasquali - uNIASSELVI

Professor Orientador:
Adriana Giovanela

Clique para ler o PDF
IMPACTOS DA GESTÃO ELETRÔNICA DE PESSOAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO

Resumo:
Na nova era está se tornando cada vez mais comum a transição de funções operacionais para mecanismos baseados na tecnologia. O mesmo ocorre no setor público, onde estão substituindo uma parte do gerenciamento físico de atividades operacionais de gestão de pessoas, como folha de pagamento e registros, para o gerenciamento eletrônico, também conhecido como gestão eletrônica de pessoas (e-GP). A e-GP tem como principal papel facilitar os afazeres do gestor público, acarretando na diminuição do tempo gasto com atividades rotineiras e, consequentemente, em maior tempo livre para o desenvolvimento de atividades mais estratégicas da área. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os reais impactos da adoção da e-GP na implementação de modelos estratégicos de gestão de pessoas no setor público brasileiro, por meio de uma investigação de abordagem qualitativa e natureza exploratória , envolvendo uma amostra composta pelo Executivo Federal, no tocante de 3 organizações. Com resultados promissores que demonstra que a e-GP pode ser um mecanismo importante para a Gestão de pessoas, não apenas para caminhar em um viés estratégico, mas uma tentativa de aprimoramento do que está sendo utilizado, possível solução para barreiras enfrentadas em relação com as disfunções burocráticas.

Autores:
Tainara dos santos borges - Instituto Brasiliense de Direito Público

Professor Orientador:
FELIPE GUIMARÃES CÔRTES

Clique para ler o PDF
Guarde os dados de acesso do seu artigo para futuras consultas.

Contato